quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Semelhança entre Crato e O Centro de Juazeiro do Norte


Dia a dia esta sendo noticiado pela imprensa local a diminuição de faturamento ou fechamento de  repartições e empresas privadas em Crato e no Centro de Juazeiro do Norte. O destaque é mais notório na cidade do Crato, pois as perdas são irreparáveis em todos os aspectos. Já no Centro de Juazeiro, a percepção é menor devido a relocação descentralizada da nossa economia, que continua crescendo nos bairros e corredores comerciais. Atualmente em vista a abertura no prazo inferior a um ano de pelo menos 250 novas lojas (a se situarem no Juazeiro Open Mall, Expansão do Cariri Shopping e Juazeiro Shopping) achamos impossível que este fenômeno não seja sentido pelo Bairro Centro de Juazeiro do Norte. Como já dissemos até agora foi computada diminuição no faturamento de pelo menos 30% nas vendas.

No caso do Centro de Juazeiro do Norte, o setor público poderia ser o pivô da resistência em prol da valorização da citada localidade, mas este têm acompanhado esta tendência. O Forum, por exemplo, já " subiu" para a Lagoa Seca, e a Câmara de Vereadores, também já sinalizou o mesmo. Já o Crato, mesmo com a colaboração do setor público, vive intensamente estes fenômenos, com a agravo das perdas poderem representar diminuição na arrecadação municipal.

De certo, Crato e o Centro de Juazeiro do Norte, vivem fenômenos de transformação urbana com perdas fatais em detrimento de um novo modelo urbano e cornubado. Até que ponto a criação da RMC - Região Metropolitana do Cariri interferiu neste processo?

Em tempo: É muito provável que o centro de Barbalha passe por um fenômeno de esvaziamento ou requalificação após a consolidação do comercial na nova CEASA - Cariri. Afinal, a futura central deverá ser a Âncora do corredor comercial da Avenida Leão Sampaio em franco desenvolvimento, pelo projeto deverá contar com 02 agências bancárias: BB e Bradesco - um incremento em tanto para a cidade!

7 comentários:

  1. ola boa tarde desde de ja quero parabenizar o blog ,pois e muito bom,tenho tbm um blog e costumo colar bastantes noticias do seu blog no meu.gosto de ver o desenvolvimento de nossa regiao e publicalas para o mundo...parabens

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos e esperamos estreitar parcerias!

    ResponderExcluir
  3. Tenho algumas observações a serem feitas:

    Postagens atrás, eu falei que repartições públicas acompanhariam a "tendência da iniciativa privada": de enxugar custos. Isso é óbvio. Não é preciso ser alguém do ramo para compreender. Mas em relação ao setor privado propriamente dito(lojas, serviços diversos)isso não vem ocorrendo. Não há mistério nisso: se há uma delegacia regional da Receita Federal em Juazeiro, não há porque ter uma em Crato. Se a nova sede da SEMACE e Cogher é em Crato não há porque haver outra em Juazeiro etc. Mas os empreendimentos e serviços vão aonde está demanda. Nos últimos anos a região central de Crato, nenhum pouco saturada como a imensa rua São Pedro, só ganhou novas lojas. A LASA - que já conta com duas em Juazeiro - é um exemplo. Franquias de planejados daí, inúmeras revenda de moto, lojas de cunho popular entre outros aqui desembarcaram e muito vem ganhando espaço bem como empregando. Se há um esvaziamento no centro de Juazeiro, deve ser de um certo tipo de consumidor de maior poder aquisitivo, ainda que eu não possua dados concretos em mãos.

    Repito: para o centro de Crato ser considerado saturado como a rua São Pedro, deveria haver ao menos falta de espaço. O que nem de longe ocorre. Basta ver, por exemplo, o imenso e novo terreno baldio ao lado do Bradesco-Siqueira Campos aguardando alguma loja. Em tempo: a nova sede da Zenir Móveis no centro da cidade de Crato vai contar com andar superior e algumas comodidades como escadas automáticas, a exemplo daí.

    A CEASA poderá esvaziar, isso sim, o mercado do Pirajá, verdadeira Ceasa do Cariri...

    Admiral
    Crato-CE.

    ResponderExcluir
  4. Ah,só mais outra coisa a respeito do incremento comercial da Leão Sampaio e "CEASA": endossando um pouco aquela minha opinião de que provavelmente a Leão Sampaio teria um perfil mais residencial que comercial, acabo de ler a seguinte frase, escrita pelo senhor Juanews em outra postagem:

    "(...)mas sem uma total certeza de seu pleno funcionamento e retorno social para o nosso povo".

    Tal frase se refere as obras estruturantes daqui do Cariri, entre as quais a Ceasa. Por enquanto o sr. Juanews tem duas opiniões: uma de que a CEASA deverá ser âncora do novo corredor comercial e outra, com razão, de que não se sabe do pleno funcionamento destes equipamentos. Em que devemos apostar? A sorte está lançada.

    Admiral

    ResponderExcluir
  5. A entropia existente no Pirajá deverá diminiir, concordamos. Quanto a CEASA só pode desenvolver se tiver em pleno funcionamento: o texto se referia a o projeto de construção de galpoes de acordo com a movimentação, acho que ela deve demorar uns meses pra poder funcionar a contento, assim como o Cariri Shopping que quase fecha e hoje se amplia.

    O esvaziamento comentado se refere a importancia diminuida em relação a novas fronteiras comerciais e de serviços. Nós particularmente do Juanews andamos o minimo possivel no centro de Juazeiro. Motivos: falta de estacionamento, maior conforto no shopping. Se o Cariri possuisse cartorios, outros bancos e demais serviços as regiões centrais, se comportariam como nas grandes cidades, veja Recife, por exemplo, com a retirada dos ambulantes, o centro de lá se esvaziou, é uma tendencia geral.

    ResponderExcluir
  6. Olá, de uns dias para cá venho acessando bastante O blog, inclusive, quero parabenizar seus Idealizadores pela boa iniciativa de divulgar as Noticias da região de maneira clara, objetiva e com Reportagens variadas. sugiro que façam uma Investigação no pólo calçadista, fiquei sabendo por Várias fontes que existe uma exploração trabalhista Revoltante, que causa indignação em saber que pessoas estão sendo forçadas a fazer horas extras muito além do permitido sendo que passa até mesmo de doze horas e às vezes trabalhando de domingo há domingo, infelizmente isso acontece, e deve ser denunciados sim!
    Na minha opinião, esses abusos vem ocorrendo pela falta de opções de trabalho para esses profissionais, que com medo de sofrer represálias se tornam vítimas de empreendedores e comerciantes maliciosos e sem escrúpulos.

    ResponderExcluir
  7. Onde você consegiu essa infiormação da diminuição do faturamento em 30% do centro de Juazeiro do Norte? Qual a fonte?

    ResponderExcluir