A Região do Cariri também é atendida por um aeroporto regional, localizado na Cidade de Juazeiro do Norte, que opera com vôos regulares em aeronaves tipo turbo-hélice e a jato. É o mais importante portão de entrada no Nordeste Central do Brasil, atendendo a toda a Região do Cariri e a regiões de outros estados, como o Noroeste de Pernambucano, o alto-sertão da Paraíba e o Sudoeste do Piauí, constituindo-se, assim, um dos principais equipamentos da logística para o desenvolvimento regional daquela parte do Nordeste.
Com o início da operação da companhia aérea Gol, no ano de 2006, somando-se a empresa Oceanair/BRA, que já operava desde 2005, houve um aumento do movimento de passageiros em torno de 86% em relação a 2005, correspondendo a um total de 110.310 pessoas. O aeroporto de Juazeiro do
Norte vem se destacando no Nordeste por ser, em números, o que mais cresce no Brasil, já estando com o seu terminal de passageiros operando muito além do limite de sua capacidade, requerendo urgentemente a sua ampliação e modernização, o que já está sendo providenciado, tardiamente, pelos governos estadual e federal através do projeto Cidades do Ceará. As obras, que irão ampliar o terminal
em cerca de 15 vezes (dos atuais 660,0m² passará para 9.800,0m²), estão previstas para serem iniciadas ainda em 2009.
Com capacidade para operar com maior frequência de vôos diários e com aviões e terminal adequados
para o transporte de carga, o Aeroporto Regional do Cariri será, sem nenhuma dúvida, um dos grandes
fatores de viabilidade e estímulo ao desenvolvimento do parque industrial de toda aquela região.
Sob a ótica simples de sua localização com referência ao tecido urbano da Cidade de Juazeiro, num futuro próximo, após a sua ampliação, o aeroporto será motivo de preocupação para a Prefeitura, pelo aumento do nível de insegurança e de ruído que irá causar nos bairros localizados na sua área de influência, ao oeste da cidade, já bastante adensados. Porém, se analisada sob uma ótica maior, a das oportunidades que irão surgir para o desenvolvimento econômico da região, com a sua ampliação, a
localização do aeroporto é estratégica. O aeroporto se encontra encravado na confluência de três bairros: Aeroporto, Betolândia e Brejo Seco, todos ainda com baixos índices de ocupação, situação favorável para que a Prefeitura possa planejar e exercer o controle da ocupação daquela parte da cidade, levando em conta a posição do aeroporto e o papel fundamental que ele irá exercer para a sua organização.
Sua proximidade do ramal ferroviário (aproximadamente 1,5km) que interliga as Cidades de Juazeiro do Norte e do Crato, tornou-se estratégica para viabilizar mais ainda o projeto do Trem do Cariri.
Essa proximidade do aeroporto com o ramal ferroviário favorecerá, também, tendo-se em conta a implantação da ferrovia Transnordestina, que passará em Missão Velha, a localização de uma possível estação intermodal de cargas (no Bairro Pedrinhas, por exemplo), que por sua vez, se concretizada, poderá ensejar o desenvolvimento de uma área industrial naquele quadrante da cidade e ao longo do eixo ferroviário que vier a interligar a Transnordestina e o atual ramal ferroviário Juazeiro do Norte–Crato.
Com a consolidação deste cenário, após estudo de viabilidade técnico-financeiro favorável, virá também a consolidação do Aeroporto Regional do Cariri como um importante portal de abastecimento e
escoamento da produção industrial de toda aquela região do Nordeste.
Juazeiro do Norte ganhará um novo aeroporto
Posted on julho 8, 2009
O presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicássio da Silva, recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira, em Brasília, o deputado federal José Airton (PT) e o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino. Na ocasião, foi discutido um projeto para construção de um novo aeroporto regional para esse município da Região do Cariri.
Segundo o vice-prefeito juazeirense, o presidente da Infraero informou que está acertando a transferência, por parte do Comando da Aeronática, do aeroporto para a estatal, o que deve ocorrer nas próximas semanas, a partir de decisão do ministro Nelson Jobim (Defesa). Com isso, a Infraero terá condições de executar ali obras de um novo aeroporto nos moldes do terminal em construção na cidade de Santarém (PA).
Conforme José Airton, o novo aeroporto terá pista de 1,7 mil metros, com capacidade para operar boeing 767-300, e dois fingers, no que terá condições de receber duas aeronaves de grande porte. O encontro não tratou de aspectos financeiros, mas, de acordo com o parlamentar e o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, o projeto vai sair neste ano. O objetivo é fazer com que essa cidade ganhe maior impulso com o chamado turismo religioso, consequência das festas do Padre Cícero.
Fonte: Blog do Eliomar de Lima
Conclusão: Não falta quem queira aparecer às custas das ncessidades do nosso aeroporto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário