quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Segurança Pública Metropolitana

Juazeiro do Norte e sua região metropolitana ainda têm um Sistema de Segurança Pública antigo, arcaico, apesar das modernas viaturas adquiridas pelo governo do estado. Não há grandes investimentos na área de inteligência, o grupo de operações táticas foi desativado, em suma: já estivemos melhores.

Somos favoráveis a um sistema integrado de segurança, o que será possível com o pleno funcionamento do CIOPS - que se arrasta a muito tempo, mas até o momento a única referência que temos é a placa de publicidade defronte suas futuras instalações, na antiga UVC - Centro próximo ao Centro de Apoio aos Romeiros.

Também foi sinalizada a criação do Comando Militar no Sul do estado sediado em Juazeiro do Norte. No entanto, somos muito carentes de algumas modalidades de policiamento ostensivo, como cavalaria, com cães, e tropa de choque. Uma combinação das citadas três modalidades é muito utilizada em eventos esportivos nas proximidades dos estádios. Aqui na RMC, temos muitos eventos de massa, como as romarias, Expo-Crato, e Festa de Santo Antonio, que demandam de grandes efetivos e serviços especiais, além do ICASA que cresceu movimentação no Romeirão.

Já a Policia Civil, esta sim, se não fosse um banho de loja, na sua nova sede anexo ao 2º BPM, não teria evoluído em nada. O marketing do governador, inclui este incremento visual, no entanto todos continuam com baixos salários e trabalhando acima da capacidade máxima permitida. A cidade e RMC precisa dispor de delegacias com plantão 24 horas, sugerímos 5: Crato, Barbalha, Novo Juazeiro, Centro e Romeirão. Delegacias distritais e metropolitanas em todas as cidades e grandes distritos, como: Ponta da Serra e Jamacaru. E, um braço da cúpula, a superitendência de policia civil, com delegacias ou divisões temáticas: homícidios, narcóticos, defraudações, etc... 

Outra instituição lembrada apenas quando somos vitimados são o Corpo de Bombeiros, que não acompanhou a verticalização da cidade evoluindo com o suprimento de equipamentos como escadas especiais. Defendemos a manutenção da secção contra-incêndios no Aeroporto de modo a poder contar com equipamentos e militares além das necessidades aeroportuárias, podendo atender ocorrências na região. E ainda, o fechamento no Crato e Juazeiro dos respectivos quartéis com a abertura de um grande quartel no leito da Avenida Padre Cícero, no São José, próximo a divisa dos dois municípios.

Um comentário:

  1. e isso por que vc´s só tem meio milhão; espera chegar nos um milhão que vc´s vão ver só..

    ResponderExcluir