quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Após SESI, Terminal da Petrobrás poderá ser o próximo da lista a fechar portas no Crato


O Transporte Ferroviário permite fretes mais baratos e consequentemente mais competitivos. Crato e Juazeiro do Norte, principais cidades do Sul do estado têm raízes históricas com esta modalidade. Mas, com as obras da nova Ferrovia Transnordestina, e troca dos trilhos, o Ramal Ferroviário Missão Velha-Crato provavelmente deixará de ser utilizado para transporte de cargas, onde atualmente se destaca a distribuição de combustíveis com base no Terminal do Muriti em Crato-CE.


O tema ainda não foi debatido por instituições e sociedade, mas a logística de vários produtos no Cariri contará com o incremento deste elo ferroviário para os principais Portos do Pecém-CE e Suape-PE. A partir de um novo ponto: Missão Velha. Razão para o Juanews insistir na concretização de acesso rodoviário entre Juazeiro e Missão Velha via Aeroporto. 

Obras fracionada em lotes são anunciadas a todos os momentos, como por exemplo, mais recentemente o trecho Aurora-Missão Velha. Salvo não estamos enganados, o lote Missão Velha-Crato não configura em nenhuma panilha ou esboço de projeto.

 Ninguém definiu a situação do nosso ramal ferroviário, e para bons entendedores, os sinais apontam para o fim do funcionamento para o transporte de cargas, e destinação ao transporte coletivo através do Trem do Cariri. Consequentemente, o Terminal de Combustíveis instalado no Muriti poderá ser considerado inviável e ser transferido para ás margens da Ferrovia Transnordestina, isto é, Missão Velha.

Para a cidade de Juazeiro do Norte não mudaria apenas o lado, do oeste para o leste, mas tornaria impossível a instalação no município de empresas voltadas ao setor ferroviário, como uma nova sede da Bom Sinal já discutida no bairro Pedrinhas, ou a instalação do Porto Seco em nosso município, ou ainda dificultaria um necessário elo entre o transporte ferroviário e aéreo que facilitaria a operação de um Terminal de cargas no nosso Aeroporto. Perda que também tornaria o Crato como um lugar pouco provável para instalação deste tipo.

A comunidade do Muriti poderia com estas perdas, se tornar um lugar marginalizado, visto a economia local ter uma grande identidade com a movimentação de combustíveis, insumos, etc...
Temas como este são de grande relevância e merecedouros de grandes discursões, vale lembrar que o Conselho de Desenvolvimento e Integração da RMC- Região Metropolitana do Cariri ainda não esta funcionando, sua atuação é imprencidível para encontrarmos as melhores saídas face ao exposto.

7 comentários:

  1. "(...) o terminal de combustíveis instalado no Muriti poderá ser considerado inviável e ser transferido para as margens da ferrovia transnordestina, isto é, Missão Velha."

    Vejamos: se você estivesse mais atento aos jornais - e creio que não disponha de tempo para tanto - observaria que o tema "desativação do terminal da Petrobrás" já esteve em voga. A grita foi geral e houve matéria até no DN. Isso há mais de um ou dois anos...Não penso que o terminal, localizado entre as duas "principais cidades do Sul do estado"(palavras suas e que já ajudam a esclarecer seu equívoco) seja inviável uma vez que não está nem a 40 quilômetros do entroncamento da Transnordestina, além de estar instalado entre as duas maiores praças consumidoras. Além do que, face a pouca distância entre o entrocamento e o terminal, não há tanto peso($$) em relação ao transporte. Em suma: VIABILIDADE.

    Para maiores informações, ficou claro que o transporte de cargas vai ser - e já é, como em várias partes do país - feito após o horário comercial dos trens de passageiros, trem este que, como lembrado aqui, vem dando prejuízo porém que foi fator de revitalização da bitola por onde passam os trens. E como as duas cidades sempre gritam pelas benesses oficiais, Missão Velha é que poderá ser preterida(por fatores óbvios) em relação ao distrito industrial. Na última exposição sobre o estudo da viabilidade do DI, ficou claro que este seria concebido em duas etapas: uma cratense-juazeirense e outra entre Juazeiro e Missão Velha, provavelmente muito próximo ao aeroporto.

    Bom, Armando Rafael, ótimo colunista do blog do Crato, nos trouxe uma notícia tempos atrás sobre o referido terminal. Aqui:

    "Um fato auspicioso: localizado no bairro Muriti, em Crato, o terminal de venda de combustíveis da Petrobras Distribuidora vai bem, obrigado. Instalado desde a década setenta, esse terminal vem experimentando – nos últimos tempos – constantes aumentos nas vendas de gasolina e derivados para os postos espalhados no centro nordestino, que gravitam em torno da Região Metropolitana do Cariri."(5 de julho deste ano)

    assim...

    ps: foi noticiado na última terça dia 31, em uma FM daí(mais precisamente a rádio Tempo)que o governo do estado poderá intervir na questão do SESI-Crato. Vamos ver no que vai dar a nova novela de mal gosto.

    Admiral
    Crato- "CE".

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  2. ops, dia 9 de setembro agora vai fazer nove meses da notícia de que o depósito da M Dias Branco no cariri seria desativado. Eu já ouvia isso há mais de um ano, mas em meios eletrônicos aqui foi a primeira vez. Alguma novidade? A movimentação por lá ainda continua siginificativa.

    Admiral

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  3. A noticia do fechamento do depósito da FF foi dita por funcionário de lá, que fora demitido conforme postei. Naõ temos novas informações a cerca do fato.

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  4. A respeito do fechamento do terminal da petrobras o proprio texto que você nos aconselhou a ler fala sobre o destino incerto para o transporte de cargas no ramal MV-Crato por diferença de bitolas.

    Agradecemos postagens, nos ajuda bastante a ampliar debate e assim ganhamos todos

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  5. Tenho duas oservações a fazer:

    1 Na pressa em responder à chamada do texto, não me detive atenciosamente ao que dizia o mesmo logo no início;
    2 Verificando o padrão das bitolas em pesquisa pela internet, vi que Crato e Juazeiro ficarão "de fora" do padrão da ferrovia federal.

    Assim, me penitencio aqui de público por tamanha correria. Que isso me sirva de lição.

    Quanto ao terminal da Petrobras: ele não emprega muito ao ponto de sua desativação tornar o Muriti "marginal". Porém, sua extição causaria perda significativa de ICMS ao município.
    AD

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  6. Já também pecamos com correrias. Quanto a marginalização significa tudo que é deixado às margens, isto é, de lado. Assim, um grande espaço ocioso, com algo grande e parado pode ser ocupado desde invasões por sem-teto até desocupados. Repetimos: é preciso planejamento e requalificação das áreas em constantes transformações de modo a acompanhar a dinâmica de nossa RMC.

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  7. "A comunidade Muriti poderia, com estas perdas se tornar um lugar marginalizado"(...)(sic)

    Então você terá que refazer sua análise, uma vez que se referiu ao bairro como um todo mas em sua correção "preferiu prever" a marginalização somente das instalações da BR que, por sinal e por detalhes, não possuem grandes áreas cobertas. Se é que possuem.

    Esclarecimento: a grande área cercada ao lado da Ferrovia é a atual INCOPA fábrica de papéis(ex- SULCEPA), sendo uma das empresas produtoras de papel em Crato ao lado da Juápapel, também no Muriti.

    Admiral.

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