quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Chegada dos Gigantes Varejistas



O Brasil possui três grandes concorrentes varejistas: Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar. Juazeiro do Norte e todo seu potencial, diga-se de passagem, que não foi devidamente explorado pelo empresariado local no setor de varejo, tornou-se a sensação deste segmento. Primeiro foi o Atacadão, bandeira pertencente ao carrefour no setor de atacarejo. Em seguida, aguardamos o Walmart - maior varejista mundial- que já anunciou dois investimentos: o HiperBompreço e Maxxi Atacado. Evidentemente, não achávamos que o Grupo Pão de Açúcar - maior varejista no Brasil não vinhesse atrás de sua fatia no nosso mercado.

Recebemos informações de negociações milionárias e avançadas do valioso terreno da antiga Usina José Bezerra de Menezes situado na Rua do Seminário próximo a Estação Juazeiro do Norte e Praça dos Ourives. Falam em 16 milhões de reais, abaixo de uma cotação anterior em 18 milhões. Achamos que o fato se deve ao já debatido esvaziamento do centro em prol dos corredores comerciais com destaque para a Avenida Padre Cícero. A iniciativa foi precedida após uma série de insatisfações com o antigo inquilino e mal pagador a Prefeitura de Juazeiro.

Com tudo uma vez se concretizando este negócio: Juazeiro do Norte poderá sediar os principais gigantes verejistas dando opções para o consumidor e competitividade para demais estabelecimentos do ramo. 

Já havíamos alertado que a "colonização comercial" é necessária. Deixar de ocupar espaços, criar nichos de mercado, permite o oportunismo de grandes grupos e diminue representatividade do empresariado local. Este fenômeno deverá ser intensificado ainda mais em Juazeiro do Norte, podendo se extender em breve a Crato e Barbalha.

Tudo começou assim: o Walmart nasceu nos Estados Unidos, o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro e o Carrefour na França. Ao crescerem e dominarem os respectivos varejos destas localidades passaram a se expandir mundo a fora. Primeiro foram as grandes cidades. Após repetirem o domínio e sempre antenados na dinâmica demográfica, analizaram destaque das médias cidades, as " bolas da vez", palco atual da nova investida no setor.



Sempre ávidos por investimentos e uma vez obtendo o domínio das cidades brasileiras de porte médio, o setor deverá continuar expandindo-se até o ponto de chegarem às cidades de pequeno porte com formatos ainda mais compactos a ponto de disputarem mercados com as velhas "bodegas".

Um comentário:

  1. Olá, de uns dias para cá venho acessando bastante O blog, inclusive, quero parabenizar seus Idealizadores pela boa iniciativa de divulgar as Noticias da região de maneira clara, objetiva e com Reportagens variadas. sugiro que façam uma Investigação no pólo calçadista, fiquei sabendo por Várias fontes que existe uma exploração trabalhista Revoltante, que causa indignação em saber que pessoas estão sendo forçadas a fazer horas extras muito além do permitido sendo que passa até mesmo de doze horas e às vezes trabalhando de domingo há domingo, infelizmente isso acontece, e deve ser denunciados sim!
    Na minha opinião, esses abusos vem ocorrendo pela falta de opções de trabalho para esses profissionais, que com medo de sofrer represálias se tornam vítimas de empreendedores e comerciantes maliciosos e sem escrúpulos.

    ResponderExcluir