quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Juazeiro precisa de estruturação para receber HRC




Com a municipalização do Hospital São Lucas no último mandato do ex-prefeito Mauro Sampaio, e a repetição desta iniciativa, desta vez no antigo PSIC, na atual gestão, a Rede Hospitalar de Juazeiro do Norte têm boa infraestrutura em assistência materno-infantil, não levando em conta demais problemas.


                                            
No entanto, a assistência à adultos, envolvendo clínica médica, cirurgia geral e ortopedia têm situação incerta face a intervenção de cárater provisório no Hospital Santo Inácio, onde a prefeitura quer sair, e os sócios já anunciaram que neste caso a instituição fechará as portas de imediato.

Observamos que a Gestão Municipal provavelmente têm como certa a assistência pelo HRC - Hospital Regional do Cariri aos nossos munícipes. De fato, também temos este entendimento, desde que em situações de média e alta complexidade, e compartilhando com todos os usuários do Sul do estado.

Assim, Juazeiro do Norte - seguindo pilares conceituais do SUS: hierarquização, equidade, descentralização, regionalização, integralidade, e participação social - precisa de estruturação para resolutividade local dos problemas de saúde na rede hospitalar de baixa e média complexidade. Portanto, é imprecindível a manutenção de um hospital geral municipal, e serviço de pronto atendimento. Se será este o Santo Inácio, nós não sabemos, mas a prefeitura deveria se pronunciar em cárater definitivo o quanto antes.

                                 
Foi anunciado intenções para a instalação de uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento, algo semelhante ao atual Estephânia. Achamos que no quêsito " Porta de entrada" + descentralização, o local ideal será o bairro Novo Juazeiro, por outro lado, também deve-se levar em conta que a referida UPA deveria funcionar anexa a um hospital, devendo a prefeitura se definir quanto ao Santo Inácio, que mas parece um namoro longo, onde não sai casamento, e há perda de tempo para ambos.

                                           
Com a consolidação da Rede Hospitalar em Juazeiro e necessidade de transporte interhospitalar, se faz necessário um serviço habilitado para o mesmo, sendo a nível nacional, o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Somente com a estruturação de uma rede própria e eficaz Juazeiro do Norte estará em condições de receber o HRC, sem cometer o erro de ocupar os serviços deste hospital de forma indevida e inapropriada. Podendo dá exemplo a outras cidades, tendenciosas a este tipo comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário