quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Requalificação e revitalização dinâmica na RMC



Vários são os projetos e a necessidade de adaptar aparelhos concebidos para um dos municípios individualmente para o contexto metropolitano. Por sorte, as novas edificações já incorporam esta realidade, como: Shopping's, o Centro de Convenções, a CEASA, o Hospital Regional. Outras conquistas obtidas anteriormente como URCA, Aeroporto, Parque de exposições enfrentam problemas de acessibilidade.

Neste novo projeto alguns ícones de uso coletivo podem vir a ser transferidos, deixando grandes espaços ociosos, como por exemplo o antigo DIC - Distrito Industrial do Cariri na confluência dos limites geográficos de Crato, Juazeiro e Barbalha.

Estudos apontam para a inoperância do local e estagnação á decadas por conta da localização distante do ramal ferroviário, de grandes cursos dágua, e da falta de acesso ás principais rodovias. Assim, o antigo DIC poderá ser desativado e transferido para um local que reuna melhores condições físicas. Ficando um só pergunta: o que será da área onde ele fora instalado?

Mais que a reestruturação dos aparelhos de uso comum, fica a responsabilidade dos gestores metropolitanos sobre os destinos de áreas desativadas. Outro exemplo, seria - a polêmica transferência do Parque de Exposições do Crato, que já tinha uma nova destinação: abraçar o campus da URCA, e quem sabe poder ser a principal sede desta instituição. Mas, como sabemos, nada foi adiante, e aí, o Juanews agora propõe respaldado em relatórios técnicos um novo DIC e a reutilização do espaço anterior, poderíamos querer um novo Parque de Exposições (calma Admiral, foi só brincadeira), mas nesta área plana e equidistante das três cidades, também seria excelente para um novo campus universitário.

Portanto, para cada reestruturação dos aparelhos metropolitanos, cabe um plano de requalificação e revitalização, para tanto, precisamos de um Conselho Metropolitano forte e atuante, que anteceda-se aos fatos, como por exemplo, o ocorrido com o SESI - Crato; ou as possibilidades para o antigo DIC e Terminal da Petrobrás.

4 comentários:

  1. Olha vou começar pelo que não quer calar: não sou tão contrário a um novo parque,apesar do atual não ser totalmente utilizado.Segundo: quando realmente surgir algum gestor compromissado com a URCA - e se surgir pois não vejo isso no atual cidadão que nos governa - serei favorável a um novo parque no bairro Muriti, ao lado da INCOPA. Ou no alto do Barro Branco. O espaço para a URCA no parque de exposições não deve ser visto de maneira fetichista ou demagógica. Deve haver um projeto realmente sério por parte do governo e nunca favorecimentos pessoais como os
    que estão por acontecer caso a Expo seja retirada dali. Você poderia se informar melhor ao encetar discussões cheias de obviedades como essas. Afinal, como as romarias, a feira em questão não é um simples evento, mas algo que, por sua dimensão e tempo, já está incrustado na cultura da cidade.

    A URCA não pode ser retirada de uma área residencial e com mais de uma linha de ônibus para uma área erma e sem qualquer condição de proximidade com a sociedade. Por mais que "avenidas sejam abertas" em direção ao ermo. Você peca, assim, por repetir o mesmo erro ao pensarem a localização desse DI em décadas passaas. Olhemos como exemplo o IFCE-Juazeiro e UFC, pessimamente mal localizados se tomarmos como referência algum deslocamento coletivo com regularidade. É fato.

    Eu sei que é vontade de muitos juazeirenses terem algum "icone" aí em suas proximidades, mas as coisas não se processam à semelhance de um bolo repartido. Já tentaram fechar o quartel de bombeiros daqui (temos mais de 110 mil habitantes e uma floresta nas vizinhanças) mas felizmente não obtiveram êxito. A sede da SEMACE foi prometida para ser localizada dentro do parque do sitio Fundão e sua localização não é um simples capricho, mas algo que venha resguardar "in loco" aquele patrimônio.Enfim, o que quero dizer é que as cidades, individualmente, tem suas necessidades e interesses. Atropelá-los ou incetivar isso não é produtivo. A relocalização de equipamentos já existentes não deveria prosperar.

    Porém, futuros novos investimentos por parte do poder público podem ser conbidos da forma que vc propos. O ruim é que dentro de sua perspectiva de crescimento para as bandas de Missão Velha, isso já seja complicado(risos).

    Admiral
    Crato

    ResponderExcluir
  2. O tempo irá mostrar perspectivas da nossa maior insistência: aumento dos elos com Missão Velha. Sobre a Expocrato, em nenhum momento queremos intervir nem modifica-la. Que fique no seu eterno parque. O que queremos é um parque multi-uso para vários eventos, o parque da expocrato é da expocrato e pronto.

    A localização da IFCE e UFC favorece cornubação com Barbalha. Vamos propor elos com o Crato, Missão Velha e Caririaçu. Junte-se a nós e ajude na discursão do qual o melhor aparelho de uso para coletividade a se instalar entre as cidades.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se a localização dos ditos cujos favorecem a "cornubação com Barbalha"(sic). Sei que há dificuldade de se chegar lá de ônibus. Falo por experiência própria. Mas se isso for questão menor em relação ao fato de se fazer conurbação com Barbalha, não digo mais nada. Só lamento.

    Também acho que o tempo dirá qual equipamento será bem localizado entre as duas cidades,infelizmente n tenho conhecimento de causa.

    ps: vc tomou muito ar em relação ao tema ExpoCrato(risos)

    Admiral
    Crato

    ResponderExcluir
  4. Na nossa postagem sobre expansão do trem do cariri falamos da necessidade de uma estação no bairro cidade universitária permitindo a integração com demais cidades da RMC.

    Sobre a expocrato este evento é do Crato. Defendemos parques de eventos amplo para outros eventos. Deixemos a expocrato com toda sua tradição.

    ResponderExcluir