quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Balanço eleitoral

O grande filão das eleições 2.010 deveria ser a lei da Ficha limpa, que foi aprovada, regulamentada e aplicada no atual pleito eleitoral. No entanto, muitos se valeram de artifícios, brechas na lei, liminares, e por último, nepotismo - uma vez de ultima hora, puderam indicar parentes para disputa dos cargos eletivos. Pois é, para quem não sabe isto é Brasil.

No Ceará as pesquisas apontam para às respectivas vitórias de Dilma, Cid, Tasso e  Eunício. O que sugere alguma manobra entre os Ferreiras Gomes e o coronel Jereissati. Nada mal, diante da articulação do presidente Lula para tirar Ciro Gomes de cena, que mudou seu domicílio eleitoral, caindo em discredito com a população que lhe dou mais de 300 mil votos nas últimas eleições para deputado federal, mandato este não honrado pelo mesmo.  

O Cariri sairá cada vez mais enfraquecido politicamente, Wellington Landim não tem a preferência do provável futuro governador para presidência da Assembléia Legislativa, posto guardado para Patrícia Sabóia. Raimundo Macedo deverá ser o mais bem votado em Juazeiro do Norte, e têm boa votação nas outras cidades da região. Manoel Salviano poderá desta vez não conseguir a milagrosa suplência obtida no pleito anterior. Arnon Bezerra mais esperto, colherá seus votos pulverizados no estado, e quem sabe daqui há 2 anos disputa o comando executivo no Crato. Já os deputados estaduais, são tantos, e os votos tão poucos, e ainda sofrem com os paraquedistas, talvez não tenhamos nenhum deputado além do caçador de malas, em Crato, Elyr Aguiar - e  olhe que as coisas mesmo para ele não parecem tão fáceis.

O prefeito Santana saberá o que é transferência de votos, uma vez que ele não aprendeu isto em 2.008 de forma positiva. Amargará votação inexpressiva para seus candidatos a federal e estadual por seu intermédio. O Camilo Santana escapará com votação intrínseca a sua pessoa, já o Guimarães - este provavelmente será eleito, mas com outros votos que não do nosso prefeito. Resta saber se os mesmos darão apoio administrativo a este derrotado. Aliás, falam em sua saída após as eleições, falam que Dilma o proibe de passar próximo num determinado raio de distância, falam, falam...

Nós do Juanews também falamos, e estaremos aqui depois de 03 de outubro para comentar o que ora escrevemos nesta postagem. Dedicamos nosso período eleitoral aos amigos leitores, destacando projetos importantes para nossa cidade e região, conclamamos este povo guerreiro e bravo a ecoar nossas propostas para termos um Cariri forte e desenvolvido.

Concluímos que Juazeiro do Norte precisa de novas lideranças, pessoas integras, capazes de deterem a admiração deste povo e assim nos representar como realmente merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário