quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vocação para polo logístico Salgueiro multimodal está no caminho para os portos de Pecém (CE) e Suape

Vocação para polo logístico já motivou desapropriação de terras e elaboração de plano diretor
                                               

Salgueiro está entrando na rota dos principais players da logística nacional. O município, situado no coração do Nordeste, já tem recebido visitas de empresas interessadas em investir no projeto de plataforma logística multimodal. Já foi concluído o plano diretor e cerca de 300 hectares para a implantação dessa plataforma foram desapropriados. Agora o governo do estado está estudando qual o melhor modelo de construção e operação do empreendimento.

A plataforma de Salgueiro está estrategicamente posicionada para atender a mercados de bens e serviços das regiões Nordeste e Centro-Oeste, através da integração de diversos modais. Situado no cruzamento da BR-232 com a BR-116, o município está a cerca de 600 km de oito das nove capitais da região (a mais distante é São Luís, a 1.078 km). Quando concluída, a Ferrovia Transnordestina se bifurcará em Salgueiro para os portos de Pecém (CE) e Suape, o que permitirá a aticulação com o marítimo no Complexo Industrial Portuário de Suape. O município já conta com um aeroporto, mas o plano diretor da plataforma ainda prevê mais um segundo equipamento aeroportuário. Salgueiro ainda está a 254 km da hidrovia do São Francisco.

“Do mesmo jeito que o Porto de Suape está bem posicionado para as operações no exterior, Salgueiro está para a distribuição no interior do Nordeste, que cada vez mais vem atraindo indústrias e varejistas”, defende Márcio Stefanni, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), órgão responsável pela implantação do empreendimento. Além da excelente posição logística, o oferecimento de facilidades alfandegárias — com a existência de uma estação aduaneira interna à plataforma — e os lotes reservados à implantação de um parque agroindustrial com 68,94 hectares, cujas empresas terão 95% de desconto do ICMS, também contribuem para os diferenciais do projeto pernambucano.

“A maioria dos executivos do setor logístico nunca ouviu falar de Salgueiro, mas quando conhece o projeto da plataforma multimodal fica encantado. Um grande grupo já esteve no município e se interessou. Outras duas empresas agendaram visita. Eles sabem que os primeiros que chegarem terão vantagens sobre os demais”, adianta Stefanni. O plano diretor, que prevê uma zona de comércio e serviço, prevendo inclusive a construção de hotéis, já foi concluído. Também foram desapropriados 300 hectares para a implantação do projeto. “Agora estamos estudando qual a melhor maneira de construir e operar essa plataforma, para saber se o investimento será todo do governo, se será uma Parceria Público-Privada (PPP) ou uma concessão. Após a conclusão desse estudo, que está prevista para este ano, será lançado o edital para licitação das obras”, diz Stefanni.

Fonte: Diário de Pernambuco(PE)/MIRELLA FALCÃO

NE: Os pernambucanos estão mais que certos, não perdem tempo querendo mudar o nome da cidade nem discutindo o sexo dos anjos...

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