domingo, 12 de junho de 2011

Noticias do final de semana - 12/06



Mais um Lançamento Comercial em Juazeiro Do Norte.

DOCTOR'S SOLUÇÕES MÉDICAS

 (Lateral do prédio todo trabalhado no vidro)

Mais um grade empreendimento na cidade de Juazeiro do Norte, é o Doctor´s Soluções Médicas um Predio comercial composto de 9 andares e de tudo que há de mais moderno no mundo das construções,a responsavel pelo projeto e execução é a A2 ENGENHARIA.o empreendimento se localiza na avenida Leão Sampaio nas proximidades da OCA design.

Criação de universidade do Cariri aguarda votação em Brasília


O projeto de criação da Universidade Federal do Cariri aguarda votação no plenário da Câmara para começar a sair do papel. Demanda antiga da região, a nova universidade depende também
da chancela do Ministério da Educação.

De acordo com o deputado federal Manoel Salviano (PSDB), autor do projeto de indicação, a pauta já passou pelo Senado e pelas comissões técnicas da Câmara.

Na aula inaugural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em maio, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reconheceu a necessidade da criação de uma universidade federal no sul do Estado.
Salviano explica que a nova instituição deve ser criada a partir da estrutura física já instalada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. Ele cita o campus avançado de Juazeiro do Norte, a Escola de Medicina de Barbalha e a Escola Agrotécnica do Crato como estruturas que podem ser incorporadas.
“Diferente de outros estados, temos apenas uma universidade federal. Será uma instituição que beneficiará 1,5 milhão de habitantes e alunos de Ceará, Paraíba e Pernambuco”, avalia. No fim de maio, foi inaugurada a segunda universidade federal, a Unilab, em Redenção.
O deputado avalia que a nova universidade deve focar em cursos de tecnologia. “Precisamos de cursos de Farmácia, Computação e Engenharia de Produção e Mecânica”, enumera.
 

Impacto
O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, lembra que o Ceará recebe um dos menores investimentos em educação superior do Governo Federal. “Tem estado com quatro, oito, até 14 universidades federais. Em 56 anos tivemos só uma”, contabiliza.


Para o secretário, a criação da universidade no Cariri terá “enorme impacto no desenvolvimento socioeconômico” da região. “Quando os campi da UFC foram instalados foi numa visão de embriões de novas federais”, destaca René, que já foi reitor da UFC.

Para ele, a criação da nova universidade cumpre o papel de expansão do ensino superior, de responsabilidade do Governo Federal.


ENTENDA A NOTÍCIA
A criação de universidades federais não é de hoje. Em 2004, já tramitavam na Câmara projetos de criação de universidades em Sobral e Quixeramobim. Criação da Federal do Cariri depende ainda de aval do MEC.
SAIBA MAIS



Consultado por O POVO, o Ministério da Educação confirmou, através da assessoria de imprensa, que há no órgão “estudos para a criação” da nova universidade federal no Cariri.

O Ministério não informou, contudo, mais detalhes sobre o projeto.
De acordo com o MEC, a criação de novas instituições de ensino superior no Brasil devem ser incluídas no Plano Nacional de Educação, que está previsto para a pauta de debates dos próximos meses no Congresso Federal, em Brasília.

Nos últimos anos, a Região do Cariri se consolidou como um promissor polo universitário, com a expansão da Universidade Regional do Cariri (Urca) e de dez cursos da UFC divididos entre as principais cidades da região: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Atraia estudantes não só do Ceará, mas também de estados vizinhos.


Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Festival Encanta Juazeirenses
Foto: Cartaz do Cine Ceará no Juazeiro
Os juazeirenses jamais se esquecerão da mostra do Cine Ceará realizada no Centro Cultural do BNB e no Memorial Padre Cícero em homenagem ao centenário de nossa cidade. Documentários, Curtas, Longas, Seminário e Palestras estão encantando jovens e adultos ávidos por bons programas e por espetáculos que realcem a memória histórica da Meca Ciceropolitana. A presença do dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna, autor de tantas obras relacionadas com a Cultura Nordestina, sem dúvidas, será um dos pontos altos da programação, com sua aula-espetáculo. Excelente colaboração da Universidade Federal do Ceará e de seu Reitor Jesualdo Farias, aos habitantes e amantes da Cidade 100 do Brasil.
Juanorte
Banco das Timbaúbas
Um dos mais antigos bairros de Juazeiro do Norte, hoje com 10 mil habitantes, Timbaúba foi o primeiro a utilizar o projeto do Banco Comunitário criando sua moeda social chamada Timba. O projeto é uma parceria firmada entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro de Desenvolvimento Comunitário da Timbaúba (CDCT). Criação do banco já mexe com a auto-estima dos moradores, crentes numa melhoria generalizada para todos. O Timba será utilizado basicamente na aquisição de gêneros alimentícios, remédios e pagamentos de contas de água e energia..
Juanorte


Metrofor formou milícia no Cariri 


A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, neste Município, a ´Operação Alegoria da Caverna´, com o objetivo de desarticular uma milícia formada por funcionários do Metrofor. O grupo é acusado de crimes de posse e porte ilegal de armas, uso indevido de armas nacionais, falsificação e uso de documentos, usurpação da função pública, invasão de domicílio, injúria racial e formação de quadrilha.

Foram presos em flagrante, em Juazeiro, três empregados do Metrofor. Um deles chegou a ser visto pela PF no interior do Metrô do Cariri fardado de policial ferroviário. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal, em Juazeiro do Norte e na sede do Metrofor, em Fortaleza, além de um imóvel utilizado por empregados da empresa no Município do Crato.

Armamento

Durante as buscas, foram apreendidos coletes à prova de bala, fardamento com a inscrição ´Polícia Ferroviária Federal´ e com a indevida utilização das armas nacionais, 36 armas de fogo, munição, algemas, carteiras funcionais dos acusados falsas, e um emblema.

A PF constatou nas investigações que o Metrofor formou a milícia armada que utilizava fardamento e carteiras funcionais da Polícia Ferroviária Federal, órgão de Segurança Pública da União cuja competência está prevista no artigo 144 da Constituição Federal. Segundo nota da PF em Juazeiro, expedida em nome do delegado Alan Robson Alexandre, a atuação da milícia levava a população a acreditar que seus integrantes, fardados e armados no interior do Metrô do Cariri, fossem agentes do Estado no exercício do seu poder de Polícia.

Uma das vítimas dos falsos policiais foi o vigilante Wesley dos Santos Nascimento, 28, residente em Crato. Acusado de ter furtado um revólver calibre 38 e chegou a ser pressionado e tratado com termos racistas pelo falso policial ferroviário Mauro Xavier de Souza, 53.

Em nota oficial, a direção do Metrofor informou que os policiais exercem a mesma função antes exercida na CBTU.

Fonte: Diário do Nordeste
da Timbaúba
aba Brasileirão 2011 Série B - 4ª Rodada
O Icasa deixou escapar a vitória e concedeu empate após virada para o Americana-SP pelo placar de 2 x 2. O time paulista ameaçou não entrar em campo diante de problemas na liberação das bagagens pela Gol Linhas aéreas Ineligentes também paulista. Mas recuou, o que era óbvio. Após a quarta rodada o Icasa segue na 17ª colocação, e irá enfrentar na próxima terça-feira o Itubiara em Minas Gerais.

X

Icasa

 

 Americana

2 comentários:

  1. Salviano faz que faz e não faz, não acredito na fundação da universidade federal do cariri como mérito dele

    ResponderExcluir
  2. Achamos que não se têm que ter pressa para a criação da universidade federal do cariri. Lutar por novos cursos ampliando ainda mais o campus existente é muito valido e tornará a criação da nova universidade uma questão de tempo. Só a título de curiosidade: qual o montante destinado pelo citado deputado para as sucessivas ampliações da ufc campus cariri???

    Só falar que luta nã vale

    ResponderExcluir