quarta-feira, 1 de junho de 2011

JN e RMC- Impasse na escolha dos nossos destinos

A cidade de JN lidera a RMC, criada em 2009 através de lei estadual, no entanto todas as fichas depositadas nesta criação estão deixando a desejar no tocante aos rumos a serem seguidos pelas cidades que a constituem.

Somos bastante repetitivos em afirmar que a cidade e região têm aspirações a vários projetos, mas ações estratégicas de planejamento são omissas e vagas. Não trazem projetos conclusivos, apenas idéias a continuarem pairando sem objetividade.

Podemos citar com principais exemplos: O Porto Seco, A Rodovia Missão Velha-Juazeiro, O Novo Distrito Industrial Metropolitano - de grande porte. 

Todas as lembranças acima constituem exemplos de falta de objetividade e definição. O Porto Seco poderia ser no antigo DI, depois próximo ao Aeroporto, daí passou-se a possibilidade de ir para Missão Velha. A Rodovia Missão Velha-Juazeiro pode ter pelo menos 3 a 4 itinerários: via Gavião, via Loteamento Califórnia, Via Férrea ou Via Marrocos - São Gonçalo; o Novo Distrito Industrial também já passou por vários locais imaginários; e assim por diante... Até o Aeroporto com sítio definido vive empacado, sendo defendido por praticamente um só homem sem muitos poderes.

Existe um grande oba-oba sustentado pela mídia local, com reportagens exaultando o progresso local. No entanto os investimentos governamentais vivem uma inércia, um marasmo total. Enquanto isso constroi-se em Salgueiro a plataforma multimodal que também poderia ter sido construída em Missão Velha, O prefeito de Sobral acompanha o governador em visita técnica a um Porto Seco nos EUA. Enquanto isso o prefeito  Santana se ocupou com o Juaforró, dando Pão e Circo a este povo que precisa de trabalho e renda.

Para completar temos uma classe de políticos fracos e possuidores de interesses pessoais que contrariam os interesses da cidade. É bom renovar esta classe e colocar na nossa representatividade pessoas humildes na defesa de interesses coletivos.

4 comentários:

  1. A iniciativa privada vai em busca dos mercados, cabe ao poder público ajudar a conquistá-la. Em pouco tempo o ciclo econômico pode ser deslocado para Salgueiro, bem perto daqui. A mesma mídia que desvia para assuntos menos importantes e encobre a incompetência dos políticos pode em breve fazer coro à choradeira quando o desenvolvimento de nossa região sofrer um freio.

    ResponderExcluir
  2. A mídia juazeirense de rádio e TV sofre forte influência política dos seus respectivos empresarios, coincidentemente agentes políticos. O desvio para assuntos secundários nada mais é que uma forma de ocupar as mentes conforme colocado pelo Dr. Paulo. E assim vivem correntes, mares, sem nunca apontar culpados, que o povo já começa a descobrir graças as suas respectivas inteligências e apoio das redes sociais

    ResponderExcluir
  3. Perigo à vista
    Atualmente, Juazeiro atravessa um período de grande desenvolvimento comercial e industrial. Várias grandes empresas multinacionais e nacionais, estão se instalando em nossa cidade, provocando um enorme entusiasmo em nossa população. Alguns até estão louvando o Governador Cid Gomes, como um dos responsáveis por isto. Mas eis que surge a noticia de que ele está nos Estados Unidos na companhia do Prefeito de Sobral, para verificar, in loco, o que poderá trazer de bom para lá. Enquanto isto, ficamos aqui louvado as migalhas trazidas para cá, quando o verdadeiro desenvolvimento seria o Aeroporto, o Distrito Industrial bem localizado, o Porto Seco, etc. o que realmente traria um desenvolvimento sustentável para nós. E tem mais, nós ficamos por aqui tratando de picuinhas, como o mudança de algumas repartições, procurando saber qual é a cidade mais importante, qual o nome que poderia ser dado a Juazeiro, briga de Vereadores com o Prefeito. Trata-se de tudo, menos do que mais importa: O QUE NA REALIDADE TRARÁ DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, como está fazendo Salgueiro e o estado de Pernanbuco, onde o Governo é realmente sério e não como o nosso. Juazeiro não Merece isto

    Tirado do Juazeiro Merece

    ResponderExcluir