quarta-feira, 1 de junho de 2011

Começa primeira etapa da Zona Azul em Juazeiro

 
Ao preço de R$ 1,00 por duas horas de estacionamento, as ruas da terra do "Padim" têm nova configuração
Juazeiro do Norte Com menos vagas do que o previsto, que eram de 108, está em processo de avaliação inicial o Sistema Rotativo de Trânsito, o Zona Azul, neste Município. Os novos estacionamentos começaram a ser delimitados na segunda-feira. Algumas pessoas estão estranhando o novo sistema, mas o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) admite que esta é uma necessidade, para maior organização do tráfego no Centro, com ofertas de maior número de vagas, principalmente, para quem frequenta o comércio da cidade.

Depois de um mês de trabalho educativo no Centro da cidade, para divulgar o novo sistema, o secretário de Segurança, Cláudio Luz, admite que ainda há resistência, por conta da falta de compreensão de algumas pessoas. Para ele, é uma questão cultural. Além de não terem sido implantadas as vagas previstas nesta primeira etapa, não há previsão para inserção da segunda. "Essa primeira avaliação é importante, já que faremos um acompanhamento constante do processo", diz ele.

Os agentes de trânsito do Demutran foram preparados para acompanhar essa primeira etapa. O secretário destaca a importância de terceirização dos serviços para uma empresa especializada, já que em grande parte das cidades onde houve a administração direta por parte da administração pública não houve êxito.

Segundo Cláudio Luz, todas as cidades de grande porte já implantaram este serviço. A Rua São Pedro, a mais movimentada, e adjacências são as vias inseridas neste primeiro momento. Os serviços serão implementados de forma gradativa, em três etapas. A primeira etapa será em seis quarteirões: Rua São Pedro, entre as Ruas Alencar Peixoto e Santa Luzia, e entre as Ruas Santa Luzia e Conceição; Rua Santa Luzia, entre Padre Cícero e São Pedro; Rua Conceição, entre Padre Cícero e São Pedro. Além das Ruas São Pedro e São Paulo e Rua São Paulo, entre Santa Luzia e Alencar Peixoto. Cláudio Luz diz que a meta é beneficiar principalmente o comércio da cidade.

Comércio
Para o secretário de Segurança de Juazeiro, quem mais ganha com o Estacionamento Rotativo Zona Azul é o comércio do Centro da cidade que terá rotatividade das vagas de estacionamento existentes nas ruas e, portanto, mais clientes poderão estacionar para fazer compras, além de ajudar a disciplinar e organizar o trânsito em todo Centro.

Outra enorme vantagem, segundo ele, é que a organização do Zona Azul propiciará trabalhar outro grave problema que são a carga e descarga de mercadorias no Centro da cidade. "Logo após a estabilização do funcionamento do Zona Azul, iniciaremos o Zona Marrom, com carga e descarga com horário definido", explica.

Os modelos com as gestões próprias foram avaliados e se chegou a definição que esse sistema deverá ser terceirizado na cidade. Mas todo um percurso legal vem sendo seguido para a implantação do novo sistema. No primeiro momento, conforme Cláudio Luz, foi idealizado o modelo de trabalho a ser seguido e foi amplamente debatido. Em seguida, foi criada lei municipal, regulamentação por decreto até o procedimento licitatório.

Além da terceirização do serviço, também deverão ser implantados parquímetros em alguns quarteirões do Centro. Essa será a forma de automação do sistema, mas esse serviço também deixa de ser implantado nesse primeiro momento. Com o uso dos parquímetros serão debitados, por meio de pequenos chaveiros, os valores dos estacionamentos, que podem ser renovados a cada duas horas. Uma hora custará o equivalente a R$ 1,00. Mas, há dificuldade de aquisição do equipamento. Apenas um deles, conforme o secretário, será instalado num ponto central da cidade, em espaço ainda não delimitado. Ele justifica que também há pessoas que não têm habilidade de lidar com equipamentos eletrônicos. "Todo esse processo ainda é muito lento", completa.

A etapa seguinte será mais ampla, envolverá um maior número de vagas. Serão destinadas 230, inserindo ruas do Centro da cidade como a São Pedro, Carlos Gomes, Santo Agostinho, São Luis, Alencar Peixoto, São Paulo, Cruzeiro, Padre Cícero, São Francisco, Conceição, Clóvis Beviláqua, Padre Pedro Ribeiro e Santa Luzia. Na terceira etapa, estão previstas de serem implantadas 112 vagas.

Enquete Expectativa
"Se esse sistema for para o bem da cidade isso será muito bom. Poderá resolver essa desorganização no trânsito" João Bosco Farias Galvão, Agente de Endemias
"Acho que esse novo estacionamento vai ficar bacana, mas já vi gente dizendo que isso não vai dar certo. Há desorganização" Teógenes Adriano Sousa Silva, Vendedor
Elizângela SantosRepórter

MAIS INFORMAÇÕES
Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Rua Beata Maria de Araújo, S/N, Juazeiro do Norte Telefone: (88) 3587.3305

Nenhum comentário:

Postar um comentário