segunda-feira, 6 de junho de 2011

Instituições conhecem estrutura de ensino e pesquisa do HRC


O Hospital Regional do Cariri (HRC) vai iniciar em 2012 os programas de residências médicas e de estágios curriculares para os cursos de nível superior da área de saúde na região. Para apresentar o HRC e a estrutura de ensino e pesquisa, a Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta segunda-feira, 6 de junho, o 1º Encontro do Hospital Regional do Cariri, das 8h30min, no auditório do HRC, Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, Juazeiro do Norte, reunindo representantes de instituições da área da saúde, das universidades e faculdades da região.

Criado para ser referência em atividades de ensino e pesquisa, o HRC vai contribuir para a formação de recursos humanos na área de saúde no Estado, com capacidade para acolher residentes em diferentes áreas da atenção terciária e alunos de cursos da área de saúde para cumprir os estágios curriculares. A estrutura do hospital oferece para essas atividades uma sala de coordenação de ensino e pesquisa, duas salas de aula, auditório e biblioteca. Essa estrutura já é utilizada para o treinamento dos profissionais do hospital aprovados em seleção pública.

Atualmente, o Ceará tem 389 médicos fazendo residência na rede pública estadual de saúde. A partir de 2012 esse número vai crescer, com o início dos programas de residência do HRC. No início de 2011, a Secretaria da Saúde abriu seleção para o preenchimento de 211 vagas de Residência em 46 especialidades. Os profissionais selecionados estão lotados nos hospitais da rede pública estadual: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Albert Sabin, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital São José de Doenças Infecciosas, Hospital de Saúde Mental de Messejana, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara e Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia.
Além de contribuir com a qualificação e para manter profissionais no interior, o HRC vai também reforçar a formação de recursos humanos para atender as necessidades da nova rede de assistência em construção no Ceará pelo governo do Estado. São 21 policlínicas no interior com até 13 especialidades e três hospitais regionais: o próprio HRC, já em funcionamento, o Hospital Regional Norte, em Sobral, com inauguração até o final deste ano, e o Hospital Regional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim.
Participarão do 1º Encontro do Hospital Regional do Cariri representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC/Barbalha), Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Dom José de Educação e Cultura (UVA-IDJ/Crato), Faculdade Vale do Salgado (FVS/Icó), Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), Faculdade Leão Sampaio (Juazeiro do Norte). Também participarão do encontro representantes de hospitais dos municípios da macrorregião de saúde do Cariri e dos conselhos regionais de enfermagem e medicina.

03.06.2011 
Assessoria de Imprensa da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário