quinta-feira, 9 de junho de 2011

Poucas & boas

Unanimidade em CratoAté que enfim foi registrada uma unanimidade na população cratense: ninguém – absolutamente ninguém – aprovou a programação artística anunciada para a ExpoCrato 2011, que será realizada de 10 a 17 de julho próximo. E este fato ainda tem o mérito de quebrar um paradigma defendido por Nelson Rodrigues, quando achava que toda unanimidade é burra. Neste caso, a unanimidade cratense é inteligente. Chega de forró eletrônica com músicas chulas de duplo sentido...

Quem procura acha?Um grande grupo econômico baseado em Fortaleza – mas com sólidas raízes no Cariri – está procurando um grande terreno em Juazeiro do Norte para implantar o terceiro shopping center daquela cidade. Foi dito “terceiro”, porque esse grupo econômico não acredita no cacife do deputado Raimundão, para bancar o anunciado Shopping de Juazeiro – previsto para o cruzamento das avenidas Castelo Branco com Humberto Bezerra – mas que há três anos não sai do papel...

Quadro sombrio
Teve grande repercussão – junto às pessoas que se preocupam com o Cariri – o anúncio de que mais da metade dos municípios brasileiros (55% do total) terá déficit no abastecimento de água já em 2015. O estudo, feito pela ANA (Agência Nacional de Águas), mostrou ainda que são necessários investimentos de R$ 22,2 bilhões para evitar o risco de um colapso total, nesses municípios, até 2025. O Cariri já foi conhecido como uma região privilegiada em potencial hídrico. Irineu Pinheiro no seu clássico livro “O Cariri” assim se expressou: “Sua vegetação sempre verde e suas águas perenes contrastam singularmente com os sertões semiáridos que o circundam”. Escrito há sessenta anos, aquela frase do médico-historiador cratense não mais reflete a realidade do Cariri de hoje. A maioria das fontes do supedâneo da Chapada do Araripe secou por conta do desmatamento indiscriminado feito pelo homem. Nossos rios e riachos desapareceram e os que restam estão poluídos pelo lixo e esgotos neles jogados todos os dias. Nossas cidades incharam demograficamente e começam a enfrentar a escassez de água potável.

Para evitar a volta do banho de cuiaEm recente palestra feita no Teatro Municipal de Crato, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Francisco José Teixeira, deu conhecimento sobre um Plano de Monitoramento e Gestão dos Aquíferos da Bacia do Araripe. Segundo o presidente da Cogerh, uma das alternativas para a preservação do aquífero seria aproveitar as obras da transposição do Rio São Francisco. As quais andam em passo de tartaruga, mesmo depois de três governos comandados pelo PT, patrono dessa ideia. O plano para evitar o colapso no abastecimento de água seria a construção de um Canal Principal, o qual, partindo do município de Jati, margearia a Chapada do Araripe, no sentido Leste-Oeste, até atingir Nova Olinda. O canal passaria por 14 municípios e teria 158 km de extensão.

O risco é não sair do papelO maior problema para a construção desse canal – correspondente à primeira etapa do plano de abastecimento de água para os municípios cearenses – é o preço da obra, pois o investimento consumiria em torno de R$ 600 milhões. Mesmo assim, o presidente da Cogerh acredita que é o projeto mais viável para evitar o colapso do abastecimento humano no Cariri, uma vez diminuiria a exploração da água do subsolo, como ocorre hoje. O reabastecimento da água do subsolo, segundo ele, é mais complicado, pois a infiltração da água no solo até atingir o lençol freático demora dezenas de anos. “Já com uma chuva forte, no outro dia os açudes, ao longo do canal, estariam abastecidos”, garantiu Francisco José Teixeira.

Curtas
1 –
Qual a melhor livraria de Crato? Disparadamente a Livraria Nobel, localizada no térreo do Palácio do Comércio – sede da Associação Comercial de Crato – na Rua Tristão Gonçalves, inaugurada há pouco mais de um mês.

2– Grupo empresarial Paulo Lustosa, está ultimando os preparativos para instalação de uma revendedora de carros da marca Peugeot em Juazeiro do Norte.

3 – A inauguração do Hiper Bom Preço – loja-âncora do futuro Shopping Juazeiro Open Mall – (ver maquete acima) deverá ocorrer no dia 18 de julho próximo, antes, portanto, da conclusão do novo centro de compras juazeirense. O segundo shopping center da Terra do Padre Cícero deverá estar funcionando plenamente até o início do próximo ano. Algumas lojas que confirmaram presença no Juazeiro Open Mall: Água de Cheiro, Telefônica Teem, Rinete, One Story, Unicard, Subway, Top Móveis, Normatel, dentre outras.

4 – Enquanto isso, as obras de ampliação do Cariri Shopping prosseguem em ritmo acelerado. A inauguração da nova etapa poderá ocorrer em abril do próximo ano. Algumas novidades pós-ampliação: o Mercadinho São Luís terá sua área duplicada e funcionará na parte de baixo, ora em construção, da atual praça de alimentação. No lugar do atual Mercadinho São Luís será instalada a Marisa, concorrente das futuras lojas C&A e Riachuelo. Foi confirmada, também, a instalação de uma loja da rede Mac Donald’s, no Cariri Shopping.

5 – Pouca gente sabe que o comércio formal gera mais empregos e mais arrecadação de impostos do que o setor industrial. E por falar no Cariri Shopping, será no próximo dia 27 o sorteio de um automóvel Uno zero km, por conta da campanha de vendas para o Dia dos Namorados. É a primeira vez que o Cariri Shopping sorteia um carro fora da campanha de Natal.

6 – Os bispos de Penedo (AL), dom Valério Breda; Caicó (RN), dom Delson Pedreira e de Bacabal (MA), dom Sebastião Bandeira estiveram em Crato – de terça à quinta-feira desta semana – participando de encontro dos Colégios Diocesanos do Nordeste.

Fonte: Armando Rafael

SAMU no Cariri



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região do Cariri, que terá sede em Juazeiro do Norte, deve iniciar os atendimentos no segundo semestre. O Samu deve incorporar suas atividades ao 5º Grupamento de Bombeiros, que é responsável pelo resgate socorrista em 18 municípios na Região.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, serão 39 ambulâncias que atenderão ao Pólo Regional 3. Arruda disse já ter solicitado as empresas de telefonia, que o 192 caia na central de regulação em Juazeiro, que apenas atenderá, repassando a demanda para as cidades, onde as ambulâncias estarão distribuídas. Além dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, o Samu vai beneficiar também as microrregiões de Iguatu e Icó.

Nota: Antes tarde do que nunca, finalmente o SAMU por aqui. Na Paraíba, por exemplo, cidades bem menores que Juazeiro como Santa Luzia e Piancó já possuem o serviço.
CidadeJuá

Começam obras na área do futuro Maxxi!

Na primeira foto observamos máquinas "destruindo" a rua, pois esta área fará parte do empreendimento:



Na segunda foto a construção de nova rua bem ao lado da primeira:
Este empreendimento se localiza na av Pe. Cícero (rodovia Juazeiro-Crato) em frente à loja Zenir.

Nota: Cidade Juá tenta acompanhar o ritmo das novidades, mas está cada vez mais alucinante!
CidadeJuá

Juazeiro Open Mall: mais fotos, falta pouco!

Esta é a situação das obras faltando pouco mais de 01 mês para a inauguração:

Lado da av Padre Cícero







Fachada do Hiper Bompreço praticamente pronta, falta só o nome. Estacionamento nos últimos detalhes. As lojas do Open Mall provavelmente serão inauguradas em outra etapa.




Lado da av Carlos Cruz









Nesta área provavelmente será erguida a Normatel.
CidadeJuá

Onde comer bem

Aqui estão duas excelentes opções para se comer bem em Juazeiro do Norte: O Marco Polo e o Sirigado do Pedro, ambos na Lagoa Seca. Locais aprazíveis, com excelente cardápio e que são um atestado eloquente do grande salto de desenvolvimento atualmente em voga nesta cidade. Isto é progresso! 

Juaonline

FMJ divulga Centenário de Juazeiro

Este é o adesivo que a Faculdade de Medicina de Juazeiro está distribuindo para divulgar o Centenário de Independência deste município. 

Juaonline

Praça da Juventude de Juazeiro será iniciada



http://4.bp.blogspot.com/-o2_jSZvKnn8/TeUBX2YirRI/AAAAAAAAAUs/k8e7bRw7s4I/s1600/Pra%25C3%25A7a.JPG
Com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a chamada Praça da Juventude é um projeto do Ministério do Esporte para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas.
Esse projeto das academias nas praças, e da praça da Juventude foi promessa de campanha do prefeito Santana, e a conquista de duas unidades para o município é realmente um grande benefício para a população mais carente, que poderá desfrutar de um ambiente moderno, e completo para realizar atividades esportivas, cuidar da saúde e se divertir.
Atividades que, além do esporte e lazer, incentivam a inclusão digital, a produção cultural e científica, constituindo-se em um espaço de convivência comunitária.
Cada unidade do projeto Praça da Juventude terá cerca de sete mil metros quadrados e prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infra-estrutura completa apresenta-se em módulos: pistas para salto triplo à distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena, centro de convivência da terceira idade com sala de ginástica, quiosque de alimentação, vestiários e arquibancadas, dentre outros.
http://2.bp.blogspot.com/-6455ZCXXyYQ/TeUBsNyKMvI/AAAAAAAAAUw/m8dYnVQWAe8/s1600/IMG_0707.JPG

O prefeito Santana conseguiu trazer para a cidade duas destas praças e a primeira já esta sendo iniciada, ela estará localizada no Bairro Frei Damião, um dos mais populosos e distantes da área central da cidade.
No dia 31/05 engenheiros responsáveis pelas obras e o Secretario de Esporte, Aurelio Matias, estiveram no terreno onde a praça será construída, foram iniciados os levantamentos topográficos e em seguida realizada as medições.
Juametro
Anônimo manifesta sentimentos de muitos cidadãos juazeirenses
Um leitor, protegido sob o manto do anonimato, mandou um comentário para o blog protestando porque não concordamos que se pinte com cores partidárias prédios públicos. E somos contra mesmo, pois isso representa desperdício de dinheiro público em prol de propaganda político-partidária! Na época da administração de Dr. Salviano não existia este blog, porém seu editor nunca concordou com a pintura de prédios (e bancos de praça) com a cor do verde camaleão. E a razão é simples: quando entra um novo prefeito apaga tudo e pinta com a cor do seu partido, e assim o erro continua, desperdiçando mais dinheiro público. Nenhum município deve adotar cor partidária. Não somos contra a administração do prefeito do PT e a prova é tal que divulgamos aqui (de graça!) muitas notícias que são enviadas por sua assessoria de imprensa, mesmo recebendo críticas de leitores oposicionistas (do prefeito). Este blog não quer saber quem está no comando do município. Se a noticia é importante, o prefeito pode ser de qualquer partido, ela sai no blog. Ainda com respeito à cor do PT. É preciso ter cautela e exercer severa vigilância, porque do contrário a coisa vira bagunça e corre até o risco de descaracterizar monumentos  históricos, trocando suas cores originais pelas cores do partido, como, aliás, o PT fez aqui, com um monumento histórico construído pelo Padre Cícero. Esse monumento chegou a ser pintado de vermelho, mas felizmente o secretário de turismo e romaria, José Carlos dos Santos, teve o bom-senso de advertir sobre a besteira que fizeram, e o monumento foi pintado de novo, readquirindo as cores originais. Já pensaram no vexame que seria, se um dia um governador do Ceará, da área tucana, resolvesse pintar o prédio do Corpo de Bombeiros de azul, em substituição a cor vemelha tradiconal? 
E repetimos o que dissemos na postagem da notícia sobre o Memorial: ele está bonito porque foi reformado com cores sóbrias, sem ter o vermelho como a única cor. É bom que se entenda isso como um elogio.          

5 comentários:

  1. Quem sairá primeiro do ventre de raimundão: Seu Shopping ou o Anel Viário? Ele é muito populista, adora velórios e renovações. Infelizmente o povão se deixa levar, mas na hora de adminsitrar é uma negação, e agora em Brasília descobriram sua veia cômica: vive no CQC da Band!!!

    ResponderExcluir
  2. Esses bons restaurantes são consequencia da lei de tirar as mesas e cadeiras das ruas. Não se pode permitir a continuidade destes hábitos, visto que em juazeiro quem investe deve ter retorno. Quem não investe não merece esse retorno.

    ResponderExcluir
  3. Se a população não esta satisfeita com seus representantes tem que apresentar novos nomes, com mais capacidade!

    ResponderExcluir
  4. Só lembrando que esse logotipo do Shopping Juazeiro na verdade é do Juá Shopping de Juazeiro-BA.

    ResponderExcluir
  5. O texto e imagem são de responsabilidade do autor. Não quisemos modificar e ainda isto configura como ilustração a matéria, agradecemos o olhar atento!!!

    ResponderExcluir