quarta-feira, 1 de junho de 2011

CID viaja com prefeito dos EU de Sobral para os EU da América. Enquanto isso Santana fala de Juaforró


Porto seco estimulará economia no Interior do Estado
O governador Cid Gomes visitou neste sábado (28), em Elizabeth, Nova Jersey, próximo a Nova York, nos Estados Unidos, o Porto A.P.-Maersk (APM Terminals). O objetivo da visita foi conhecer a experiência, a infraestrutura e o funcionamento de um nos maiores portos secos do mundo para dar início ao projeto de implantação desse modelo de importação/exportação e de escoamento de produção no Interior do Ceará. O que incentivará o crescimento comercial, aumentará a oferta de emprego e diminuirá significativamente os custos de escoamento e chegada de produtos às localidades mais distantes do litoral. Acompanharam o Governador, o secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário do Turismo, Bismark Maia, e o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, que já manifestou interesse em sediar um porto seco na Região Norte do Estado.

Na última sexta-feira (27), em Grand Junction, também nos EUA, o governador Cid Gomes formalizou a parceria com fornecedores para a construção do Acquario Ceará. A ICM Reynolds é a maior construtora de aquários, tendo fornecido 215 dos 250 maiores equipamentos deste tipo no mundo. Esse foi o primeiro passo para a construção do Acquario Ceará. O documento terá vigência a partir da aprovação da mensagem da Assembléia, da aprovação dos órgãos de acompanhamento de financiamentos internacionais e da assinatura do financiamento de US$ 105 milhões junto ao Exim Bank.

No início da semana, Cid Gomes estará em Washington em reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de novas rodovias para o Ceará. O Governador retorna na terça-feira (31). Até lá assume o Governo do Estado, o vice Domingos Filho.

Porto Seco

Porto seco é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea. Além de seu papel na carga de transbordo, portos secos podem também incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, manutenção de transportadores rodoviários ou ferroviários de carga e de serviços de desalfandegamento.Com o uso dos portos secos, as mercadorias exportadas já chegam aos portos marítimos prontas para o embarque, enquanto que no caso das importações pode-se tirar as mercadorias dos portos marítimos mais cedo, onde a armazenagem custa substancialmente mais caro.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

NE: Não se falou nada no Porto Seco do Cariri. Nosso prefeito poderia ter feito parte desta comitiva. Mas ou não foi convidado, ou preferiu ficar na badalação do Juaforró.

6 comentários:

  1. Ja em alguns eventos o governador confirmou que pretende implantar esse porto seco no interior, obviamente nas duas regiões em que ele é necessário: os polos de Juazeiro e Sobral.

    ResponderExcluir
  2. Gostariamos de acreditar no obvio, mas na política isto nem sempre acontece.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia colega blogueiro.
    É bom saber primeiro a informação correta sobre as coisas e pessoas. Já que virou moda falar mal do prefeito de Juazeiro é bom buscar informação real, Santana talvez não tenha assistido um show do JuáForró, o que não deixou de ser um sucesso comentado em todo estado, apenas visitou mais cedo os comerciantes e os trabalhadores do parque em alguns dias, o que talvez você não saiba do sucesso que foi o nosso JuáForró, nosso, do povo de Juazeiro, da força comercial, e da quantidade de dinheiro que circulou com o JuáForró2011.

    Entretanto, entendo sua preocupação, o porto seco é um projeto riquíssimo, e claro que uma viagem de Santana para o exterior com Cid Gomes não mudaria e/ou não mudará nada, até porque sabemos da força industrial que nossa região tem. Então se tiver de vir virá amigo juanews.
    Thiago Aguiar.

    ResponderExcluir
  4. Esta é sua opinião de aliado do prefeito acima de qualquer coisa, inclusiva da critica e do bom senso. O que costuma se chamar de babão. Aquele que se queima para poupar a sua pessoa defendida.

    JN vive de muita ilusão. Principalmente por parte da gestão municipal, que promete e não faz nada, com relação ao Juaforró ( que mudou até de mês) ninguém lembra de falar da violência, dos pacientes que se internaram no Santo Inacio, que não recebe ninhum tratamento diferenciado para tal festa.

    Outra ilusão é a do centenario, outro momento historico que JN devera esquecer.

    Dinheiro de Juaforro é uma coisa, uma semana no ano, dinheiro de Projetos estruturantes são todos os dias do ano.

    Este pensamento de que se tiver de vir virá, com certeza, leia que em Salgueiro virá, aqui temos muitas duvidas, pois o povo de lá esta coeso com o trabalho correto, não perde tempo discutindo sexo dos anjos, nem qual o melhor nome para cidade, coisas de politicos e pessoas que querem aparecer.

    Não vamos nos mudar pra Salgueiro, nem pra Sobral, somos daqui e queremos respeito com nossa terra.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade na roma antiga existia a politica do pão e circo, o juaforro é apenas o circo.

    ResponderExcluir
  6. Achamos que o Juaforro se equivale a copa do mundo, onde um bando de alienados não conseguem enxergar outra coisa, enquanto negociações sujas passam desapercebidas, dentre elas a permuta de terrenos com prejuizo ao erario publico municipal de JN

    ResponderExcluir