segunda-feira, 18 de abril de 2011

Investimentos em mobilidade urbana não acompanham aumento da frota de veículos juazeirense

ATÉ 2020 JUAZEIRO TERÁ FROTA DE 292 MIL VEÍCULOS

Atualmente com 62.411 veículos, a maior frota do interior do Estado, terá dentro de menos de dez anos, em 2020, uma frota de 292.395 veículos. Evolução dessa frota nos últimos dez anos confirma que Juazeiro, atualmente com 250 mil habitantes, é uma das cidades que mais crescem no Brasil. (Juanorte)
Pelas projeções atuais do Detran-CE, Juazeiro do Norte terá a seguinte frota ao final de cada um destes anos: 2011, 72.834 veículos; 2012, 84.997; 2013, 99.191; 2014, 115.756; 2015, 135.088;2016; 157.647; 2017, 183.974; 2018, 214.698; 2019, 250.553; e em 2020, 292.395 veículos. (Juanorte)
                               
É visível mudanças nas principais avenidas tanto no aumento do tráfego como no número de lojas do ramo principalmente na Avenida Padre Cícero. Enumeramos o total de 17 concessionárias em funcionamento ou a serem abertas nos próximos meses: Tokai (Nissan), Kia Motors (Kia), Dical (Renault), Ceará Diesel (Mercedes Benz), Verde Vale (Chevrolet), Cevema (Fiat), Newland (Toyota), Confiance (Citroen), Honda Arnaldo (Honda), Pau Brasil (WV Automóveis), Terra Santa (Hyundai), Terra Verde (Mitsubishi), Kia Motors( Kia), Jodiesel( WV Caminhões), Peugeot, Sangyoung  e JF Automóveis (Ford).


                                
O setor ainda conta com 35 concessionárias de revendas multimarcas, que receberá em breve um novo centro de revendas, o Shopping do automóvel. O seguimento de motos também esta aquecido e a Honda conta com 02 concessionárias, Araripe e Cariri Motos, Yamaha, Suzuki, Dafran, também correm atrás de suas fatias nesse disputado mercado.


Algumas montadoras sinalizam a abertura de outras concessionárias da mesma marca na cidade, o caso da chevrolet. Há também concessionárias que se adiantaram e estão construindo nova sede, como o caso da Cevema, que poderá disponibilizar a cidade duas concessionárias da Fiat.                                       


Tudo isto vem acontecendo sem que haja investimentos na mobilidade urbana, e as vias começam a dar sinais de estrangulamento, alguns pontos começam a ficar críticos como a Rotatória do Triângulo Crajubar, que concentra um intenso trânsito tanto urbano como rodoviário. Outros blogueiros apontam soluções, como o da construção de um viaduto no local, justificatida pela concentração de equipamentos urbanos nas adjascências.

Isto nos remete ao já falado PLANO DIRETOR que deve pulverizar investimentos nas mais diversas localidades da cidade, lutando contra as concentrações que promovem desigualdades e expeculação imobiliária. Também deve ser concebido novas avenidas. O Anel viário é algo que já devia esta concluído. Outras idéias como vias alternativas para não se passar na Rotatória do Triângulo Crajubar devem ser pensadas. Sugerimos uma obra rodoviária no entorno da cidade, mais especificamente ao Norte, a se iniciar na CE-386 (trecho  Batateiras-Ponta da Serra) até a CE-293 (trecho Barbalha-Missão Velha). Achamos prudente a proibição de arranha-céus nos bairros centrais com ruas mais estreitas  e grande densidade urbana.

http://juanews-100anos.blogspot.com/2010/12/prefeito-de-juazeiro-defende-projeto.html

Se algo significativo não for feito padeceremos com engarrafamentos. Novos investimentos dependem de infraestrutura. Mesmo vivendo todo este momento de prosperidade certamente Juazeiro ainda amarga algumas ausências de grandes nomes nacionais e internacionais por deixar a desejar em alguns aspectos. De forma sucinta citamos  a exclusão da cidade no roteiro sugerido pelo Vaticano por ocasião da divulgação de roteiro religioso. 

2 comentários:

  1. Mas é claro que o Vaticano não vai colocar Juazeiro no seu roteiro turistico

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  2. Ouviram a lamentável entrevista que o Jota Alcides concedeu a João Hilário? Pobre apresentador do Jornal da Tarde, João Hilário, ficou constrangido o restante do programa. Além de patente desequilibrio emocional, o jornalista de Caririaçu que tanto ama juazeiro foi de uma grosseria, em certa altura da entrevista, desconcertante...

    Admiral

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