O projeto de Estacionamento Rotativo Zona Azul contempla o uso de vagas de estacionamento rotativo pago, através de cartão ou equipamento de controle de tempo de estacionamento, denominado parquímetro, que permita total integridade da arrecadação, aferição imediata de receitas e auditoria permanente por parte do Poder Concedente. Este projeto está fundamentado na linha de ação proposta pelo DEMUTRAN e estabelece diretrizes e elementos técnicos que visam a necessidade de controle de utilização de vagas de estacionamento rotativo e de controle estatístico das mesmas, possibilitando à Administração Pública uma correta avaliação de seu uso (taxa de ocupação) e a cobrança da tarifa de forma mais justa.
Foi feita uma análise técnica relativa às opções de operacionalização e tecnologia disponível no mercado, situando-os sob a ótica de seu impacto sócio-econômico para usuários, a viabilidade de inserção social dos guardadores de veículos comumente chamados de “flanelinhas”, aspectos urbanísticos, métodos e prazos de execução. O objetivo é que a adoção de um sistema de controle de vagas torne mais acessível e cômodo aos usuários, aumente a rotatividade, democratizando ainda mais o espaço que se encontra limitado, face ao aumento constante da frota e do fluxo de veículos nas áreas comerciais da cidade. A execução ficou a cargo da empresa Flamax Serviços de Mão de Obra Ltda, vencedora da licitação pública.
Será cobrada a taxa de 1,00 real por vaga referente ao uso de uma hora, podendo ser prorrogável por mais uma. O valor será o mesmo para todas as áreas disponíveis. Este preço é inferior ao cobrado nos estacionamentos privados, comumente entre 4,00 ou 5,00 reais. Conforme a demanda, as áreas de estacionamento poderão ser ampliadas.
As capitais e grandes cidades tiveram de adotar esse projeto para amenizar a deficiência estrutural de trânsito. Embora não esteja concluído, o modelo base do Estacionamento Rotativo de Juazeiro já foi cedido à cidade de Cajazeiras, que fica no interior da Paraíba. O Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Cláudio Luz, pretende ampliá-lo com a implantação do Projeto Zona Marrom, regulamentando a carga e descarga no trânsito. Para Cláudio o projeto “permitirá a organização e disciplina do trânsito na área central, vai propiciar mais clientes, mais compradores, conferindo um progresso à cidade. Ainda são poucos os lugares que possuem o estacionamento Zona Azul.”
Em campo as opiniões divergem conforme as necessidades do público. A empresária e visitante Agda Lucena, 36 anos, contou sua experiência: “eu vim aproveitar o feriado e fazer algumas compras, mas tive de estacionar muito distante, quase desisti, tava muito tumultuado. (...) Espero que com esse projeto eu possa voltar e achar uma vaga mais facilmente.” Já o comerciante Danúbio Ferraz, 23 anos, que tem sua loja no mercado central não gostou da novidade: “acho que vai piorar pra quem trabalha aqui e é assalariado, porque vamos ter que pagar pra estacionar e nem vai ser pelo dia todo.”
Por enquanto, serão disponibilizadas 17 vagas, ao lado esquerdo, entre na Rua São Pedro entre as ruas Alencar Peixoto e Santa Luzia; mais 19 vagas, ao lado esquerdo, seguindo na Rua São Pedro entre as ruas Santa Luzia e Conceição. Na Rua Santa Luzia, ao lado esquerdo, serão postas 19 vagas entre as ruas Padre Cícero e São Pedro. Já na Rua da Conceição, serão mais 24 vagas ao lado esquerdo, no espaço que vai da Rua São Pedro à Rua São Paulo e na Rua São Paulo, 15 vagas, ao lado esquerdo, entre as ruas Santa Luzia e Alencar Peixoto.
Fonte: Miseria
Todo mundo reclama que o trânsito no Centro é caótico Mas quando se quer organizar e cobrar pela organização, lá vem a reclamação. Quem vai entender?
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