O Metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte a Crato ao longo de 13,6 quilômetros, vai ganhar a sua nona estação de embarque e desembarque. Está marcado para esta segunda-feira (04), às 15 horas, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), licitação dos serviços de engenharia para a construção da estrutura. A Comissão Especial de Licitação vai receber os documentos de habilitação e as propostas comerciais das empresas candidatas.
De acordo com o edital, que está disponível no site da PGE, o valor de referência para a obra é R$ 497.440,92. Será declarada vencedora a empresa que apresentar a proposta de menor preço global entre as classificadas. Pelo documento, a vencedora terá 120 dias, contados a partir do quinto dia útil da emissão da ordem de serviço, para concluir o serviço.
A estação ficará localizada em frente à nova escola profissionalizante que está sendo construída pelo Governo do Estado em Juazeiro do Norte. A estrutura será tipo tubular, semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.
O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. Inaugurado desde o dia 1º de dezembro de 2010, o Metrô fomenta o desenvolvimento da Região do Cariri, já que liga importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias.
O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. E os VLTs que operam no Cariri ainda usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.
Fonte: DER
Alguém sabe dizer aonde fica a Estação São Pedro referida na matéria? As vezes, se governa a distância sem o conhecimento da realidade "in loco". E o projeto dos ramais para Missão Velha e Barbalha? Já existe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário