quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gargalos



Na saúde, o HRC ainda não esta funcionando, nem outros empreendimentos, mas estes ainda não são suficientes, ainda nada de SAMU, lembro a todos que a cidade de Cajazeiras ganhou a pouco tempo uma expansão do serviço, e o Cariri, nem é planejada a implantação.

Na educação, alguns investimentos, mas nada de grande para a URCA, o atual governo ainda diz que seria boa coisa deixa-la com a administração federal, como forma de se esquivar de não ter investido, espero que não venha a se chamar de Centro Universitário do Cariri num futuro próximo. Espero que ainda tenhamos a UFCA, mas não seria de bom grado ver a URCA ser engolida, se o governo não deseja investir, que o deixe claro ao menos.

No transporte, o metro, ou trem, como prefiro, foi um bom investimento, mas esquecem de aumentar a linha, isto sendo um investimento mínimo em comparação ao de Sobral, sem contar que seria apenas restaurar a linha férrea e construir alguma estações. Quanto aos ônibus, bem, agora temos ônibus novos, porem não há mais concorrência, o que leva a um serviço de maior custo e de menor qualidade, nos ônibus metropolitanos, nada de aparelhos de ar-condicionado, como deveria ter sido feito, assim, a Viametro conseguiu um incrível feito, despancou a rival Viação Brasília, e nem precisou fazer tantos investimentos, nem ao menos criou novas linhas. No ônibus urbanos de Juazeiro, houve alguma mudança também, mas não se fixou idade limite para os ônibus, que fixassem 20 ou 25 anos como limite, e nem especificaram coisas básicas, e temos que conviver com ônibus comprados já velhos em que a entrada fica na frente e sem cobrador, o contrário do habitual, deixando todos confusos, com outras sucatas que continuam a fazer parte do sistema de transportes, acho que não seria muito estipular algumas coisas básicas.

Ações em conjunto dos municípios, após a criação da região metropolitana é incipiente, para a maioria nada mudou.

O anel viário parece que é uma promessa que vai se tornar realidade, assim como a estrada Padre Cícero, mas a realidade da infra-estrutura ainda é deprimente, acompanhamos as sugestões e cobranças que vem sendo feitas neste blog de notícias, como a última postagem, sobre o nosso estádio, e continuamos a padecer. O nosso obsoleto aeroporto é reflexo da nossa realidade, parece que Juazeiro, e juntamente o Cariri será estrangulado pelo próprio crescimento, não há investimento suficiente, os políticos ainda são como o beija-flor, e só aparecem aqui quando lhes é conveniente, sem falar na compra de votos e no desrespeito que os políticos conterrâneos tem por esta terra, tornando problemas políticos em problemas sociais.

24/08/2010 - Colaborador Felipe A. Cruz

Somos muito críticados em nossa postura, mas felizmente graças a nossa resistência em continuar divulgando nossas idéias e refletindo com os amigos leitores, encontramos forças para continuarmos firmes ao nosso propósito de discutir a cidade e a região que queremos. A adesão de amigos, leitores, colaboradores faz crescer nosso blog. Ao pesquisarmos o nome Juanews no Google, identificamos cópias de textos nos mais diversos sites e blogs. Destacamos, por exemplo, um site especializado em Gás Natural:


Hoje nos sentimos parcialmente recompensados pelo trabalho, mas, nossa recompensa maior seria ver concretizado nosso maior propósito ver Juazeiro do Norte com o tratamento que merece, recebendo atenção, investimentos e valorização de seu povo trabalhador e guerreiro.

Falha nos serviços prestados pela municipalidade, atrasos, débitos, despejos. PARA ONDE FOI O DINHEIRO?

Não temos resposta para tudo, não somos devidamente informados pela municipalidade. O Twitter do prefeito de vez em quando observa-se postagens curtas, vagas, não concretizadas, abstratas. Lemos recentemente sua idealização de um Mega Polo fabril em nossa cidade. Dias atrás, falava na vinda da Bom Sinal, fato desmentido pela própria empresa atualmente instalada em Barbalha.

O quê diferencia uma instituição pública de uma instituição particular é a obrigatoriedade da prestação de serviços de boa qualidade para coletividade. Investimentos devem ser priorizados, e uma rede permanente de serviços ofertados a população, como saúde, infraestrutura, educação, etc... É inadimissível e passível de punições - portando caracterizando crime - a suspensão de serviços à pessoas necessitadas, fato corriqueiro na nossa cidade. Juazeiro do Norte, vive uma explosão de crescimento econômico paradoxal ao caos no serviço público ora vivido. A arrecadação aumentou, cada orçamento anual aprovado supera o do ano anterior. Sendo assim, porquê Juazeiro do Norte vive com a falta de insumos, o despejo de imóveis alugados, inadiplência com prestadores de serviços, e tantas outras falhas grotescas? 

Porto Seco



O empresário Siralan Sabiá, proprietário da indústria Ibovale Ltda, vem defendendo entre o empresariado caririense a criação na Região do Cariri de um Porto Seco. Essa ferramenta comercial já existe em países da Europa e Estados Unidos, lugares em que a economia goza de estabilidade da moeda, o que é o caso do Brasil. Porto Secom ou Eadi (Estação Aduaneira Interior) é um depósito alfandegário localizado em uma zona distante do porto organizado, ou seja, no Interior do Estado. Como o Cariri já escoa seus produtos para muitos países do exterior, o Porto Seco permitirá que os exportadores utilizem a Eadi para depositar sua carga e, a partir do momento que esta entra na estação, todos os documentos referentes à transação poderão ser negociados normalmente como se a mercadoria já estivesse embarcada. Pelo sistema, o custo de armazenagem ficará a cargo do importador e, assim que a carga é colocada dentro do Porto Seco (Eadi), cessam as responsabilidades do exportador sobre ela. Legal não?!

Fonte: DN

A discursão esta a nível empresarial por total negligência do setor público nas 3 esferas de governo, mesmo se tratando de uma período eleitoral ninguém colocou se quer o assunto como prioridade em seu programa de governo. Por falar nisso alguém conhece o plano de governo de alguem dos candidatos postulantes aos mais diversos cargos das eleições em outubro próximo?

AEROPORTO: Esperanças depositadas no mês de Agosto não se concretizaram


Nenhum órgão público ou privado em Juazeiro do Norte é alvo tem tantos comentários como o Aeroporto Orlando Bezerra, mais conhecido como Regional do Cariri. Várias foram as promessas, várias foram as emendas parlamentares. Infelizmente, estas emendas são as primeiras a sofrerem cortes no orçamento e ações concretas não são realizadas.

Fomos informados que no mês de Agosto seriam iniciados os trabalhos paleativos, a edificação de Módulos de embarque provisórios no nosso Terminal de Passageiros. No entanto, o mês aproxima-se do final e não se vê nenhum ação por mais tímida e acanhada que seja sendo realizada neste sentido.

Mesmo o período eleitoral, que faz com que sejam tocadas obras a "toque de caixa", o aeroporto continua da mesma forma, estrangulado e sem ofertar o minímo de coforto aos seus usúarios que pagam taxas de embarque, não trata-se de nenhum favor.

O governo estadual atual iniciou um jogo de empurra-empurra lançando a tarefa à INFRAERO, que por sua vez, justifica-se com a burocracia para a transferência do sitio aeroportuário para o patrimônio da união. Outro motivo de atrasos é o constantes cortes no orçamento, e sinceramente, achamos que alguém neste circuito é mal-caráter e negligência esta obra, que é uma das maiores neessidades de infraestrutura do Cariri como um todo.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Icasa sem palco para sua possível permanência na Série B em 2.011



O Icasa com uma campanha mediana, encontrando-se atualmente na 11ª classificação do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, se o time continuar com as mesmas atuações até o final do ano certamente se manterá na Série B em 2.011. No entanto, a administração do Estádio Olímpico Mauro Sampaio - O Romeirão - esta muito atrasada em relação as mudanças para atender às exigências da CBF em 2.011. Basta lembrar, que, antes do recesso para a Copa do mundo em Junho/Julho, fora prometido a instalação de um Placar eletrônico para àquela praça de esportes, ainda sem previsão de instalação.

A participação do Icasa na Série B é algo imensurável para a economia juazeirense como um todo, aumenta fluxo aéreo, ocupação em hotéis, movimentação em restaurantes e táxis. As torcidas adversárias mais próximas como Náutico, Sport, bahia, América-RN são um turistas em potencial capazes de deixarmuitos reais nos mais diversos seguimentos econômicos da cidade e região.

É inconsebível tamanho desprezo da prefeitura com esta situação em relação a 2.011. Precisamos de mais agilidade e articulação prévia para não por a perder tudo o que estamos colhendo frutos da conquista icasiana. Esperamos que o Guarani também consiga acompanhar o Icasa, pois para se ter um grande clube, se precisa de um grande rival a altura. 

A ampliação do Romeirão foi esquecida, mas ela é indispensável para a manutenção do mando de campo do time na série B. Se o prefeito gosta de artes marciais gosto não se discute, mas  interromper este movimentação e seus frutos para cidade isto não!

domingo, 22 de agosto de 2010

Mudanças no comércio



O presidente da ACESU ressalta o impacto da chegada das grandes redes de supermercados em Juazeiro do Norte que reduziram o faturamento das lojas do centro em até 30%. Segundo o gestor, essa é uma realidade que mudará a postura dos comerciantes do setor em Juazeiro do Norte, com a chegada do HiperBompreço, o comércio precisarpa sair da mesmice para sobreviver.

Fonte: Juanorte

O fato esta cada vez mais notório e existe uma grande necessidade de debates e ações planificadas. A poucos dias levantamos o tema e houve uma tentativa de ridicularizar nossa preocupação por site ligado a gestão municipal. Atribuímos este posicionamento ao despreparo não somente para o trato sobre o tema e falta de políticas públicas para a requalificação da área central de Juazeiro do Norte, como principalmente pela tentativa frustada de negar a verdade, e não reconhecer tamanha negligência.

Repetimos: Juazeiro do Norte precisa urgentemente de um Plano Diretor que oriente seu rápido crescimento e minimize desproporcional valorização ao longo das vias Leão Sampaio e Padre Cícero. Isso pode se dar com obras de infraestrutura como: duplicação e prolongamento da via Virgílio Távora até Missão Velha, remodelamento da avenida do Agricultor - que não esta preparada para receber trânsito da futura Rodovia Padre Cícero, e concretização do Anel Viário.

A cidade deverá criar polos comerciais descentralizados para a comercialização local de hortifrutigranjeiros que deveriam deixar de ser comercializado no centro, e requalificar a area central com amplas areas verdes, fartas vagas de estacionamento, a manutenção de repartições públicas, que sem nenhuma noção acompanham tendências mercadológicas do setor privado.

Quem lê o Juanews sabe que não somos os donos da verdade, mas temos uma leitura que ajuda nossos leitores a pensar, e ter senso crítico sobre as mais diversas saídas.






JUAZEIRO AGORA É SEDE REGIONAL DO SESI NO CARIRI



Com 62 anos de atividades no Ceará, o Serviço Social da Indústria-SESI de Juazeiro do Norte, o maior do interior do Estado, está sendo agora ampliado e fortalecido para atender 15 mil trabalhadores industriários de todo o Cariri já em 2011. Meta foi anunciada, nessa semana, ao Juanorte, pelo diretor regional do Sesi no Juazeiro, José Ribeiro Lobo(foto). Segundo ele, desse contingente fazem parte três mil industriários de Crato, onde o SESI, depois de 47 anos de funcionamento, acaba de ser oficialmente fechado por ociosidade. Seus serviços foram todos transferidos para o SESI-Juazeiro que tem apresentado excelente desempenho, acompanhando a evolução econômica da cidade e seu impacto na produtividade industrial do Cariri.

Criado em 1946 pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, o SESI está presente no Ceará desde 1948. Mantido pelas empresas do setor industrial, o SESI/CE integra o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SFIEC), que engloba ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE), o Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL/CE), o Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) e o Instituto FIEC de Responsabilidade Social (Fireso). Sua maior unidade no interior do Ceará, o SESI-Juazeiro tem, atualmente, um orçamento DE R$ 5 milhões aplicado em atividades de educação, saúde e lazer, que atendem cerca de 10 mil trabalhadores. Com atividades esportivas e culturais desenvolvidas na empresa e para o trabalhador, o SESI-Juazeiro estimula a criatividade, a solidariedade e o companheirismo no ambiente de trabalho, favorecendo o bem-estar dos trabalhadores, sua saúde física e mental e o seu desempenho produtivo. Sua prioridade dedicada à saúde do trabalhador desenvolve programas específicos de saúde ocupacional e segurança no trabalho e assessora as empresas no cumprimento da legislação sobre a questão, uma das mais preocupantes no Brasil. Além da realização de ações de Saúde e Segurança no Trabalho, o SESI-Juzeiro desenvolve também ações voltadas para a saúde em geral, beneficiando as empresas, os trabalhadores, seus dependentes e a comunidade. Já o programa educacional do SESI é desenvolvido por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Continuada. Constitui prioridade estratégica da instituição com o intuito de elevar o nível de escolaridade na indústria, desenvolvendo cursos em níveis de alfabetização, ensino fundamental e ensino médio. É executado com metodologias de ensino adaptadas às necessidades do aluno adulto, proporcionando a formação geral e básica. Em plena sintonia com as novas demandas da sociedade, o SESI desenvolve ainda ações para promover a responsabilidade social empresarial, de forma a contribuir para a expansão da gestão socialmente responsável no setor industrial. Entre essas atividades está o Programa Cozinha Brasil, que leva à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos e atuando no combate ao desperdício, e a Ação Global que é um dos mais significativos eventos de prestação de serviços de caráter democrático e de ativação dos sentimentos de cidadania realizados no Brasil. Para cumprir todas essas estratégias e ações, o SESI-Juazeiro, com sede na rua José Marrocos, bairro do Romeirão, conta, na sua estrutura física, com 20 salas de aula, sala de reunião, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, administração, bibliotecas, consultórios médicos, consultório odontológico fixo, unidade odontológica móvel, refeitório, duas piscinas, dois campos de futebol, uma quadra esportiva coberta, duas quadras esportivas descobertas, uma cantina e estacionamento para 40 veículos. Sua estrutura humana dispõe de 106 funcionários entre gerentes, analistas, professores, auxiliares operacionais, técnicos, médicos, dentistas, atendentes, porteiros e vigilantes. Operacionalmente, atua, na educação básica de jovens e adultos, educação continuada, clínica médica, clínica odontológica, saúde,segurança do trabalho, ginástica

laboral, academia de musculação e escolinhas esportivas. Para se ter uma idéia da gestão de qualidade do SESI, basta lembrar que somente na área esportiva conta com oito profissionais graduados especializados proporcionando o correto atendimento aos industriários do Juazeiro e do Cariri. Por isso, de acordo com José Ribeiro Lobo “o SESI-Juazeiro é extremamente importante para o desenvolvimento de Juazeiro do Norte e da região, considerando os relevantes serviços em educação, saúde e lazer que presta para as indústrias, seus trabalhadores e seus dependentes, estando devidamente equipado e capacitado para prestar esses serviços apoiando o desenvolvimento do Cariri”. Seu entusiasmo com o desempenho do SESI-Juazeiro pode ser traduzido em números: Educação – 7 mil matrículas/ano; Saúde – 20 mil atendimentos/ano; e Lazer – 10 mil atendimentos/ano. Quanto à prioridade do SESI para atendimento ao triângulo conurbado JUABC(Juazeiro, Barbalha e Crato) onde vivem 450 mil habitantes em torno do parque industrial da Região Metropolitana do Juazeiro, José Ribeiro Lobo ressalta: “O foco do SESI são as indústrias contribuintes, seus trabalhadores e seus dependentes. As ações são oferecidas para todas elas independentemente de porte ou de segmento industrial. Para atendimento à comunidade, o SESI desenvolve projetos especiais em parcerias com outras instituições e empresas”. Todas essas atividades do SESI-Juazeiro agora serão ampliadas e fortalecidas com a absorção dos serviços que vinham sendo prestados pelo SESI-Crato, fechado. Decisão da Federação das Indústrias do Estado do Ceará de fechamento do SESI-Crato, que será totalmente desativado até dezembro próximo, está fundamentada por planejamento estratégico regional, racionalidade de custos, evolução econômica,busca de melhores resultados, necessidades e. perspectivas do mercado regional Mantido ao custo de R$ 2 milhões/ano, o SESI-Crato vinha apresentando baixo desempenho e atividades ociosas. Mudança de seus serviços para o SESI-Juazeiro, com o fortalecimento deste, está diretamente relacionada com a evolução de Juazeiro do Norte cada vez mais consolidado como principal centro econômico do Cariri e do interior do Ceará, destacando-se por seu parque industrial florescente, que se projeta nacionalmente como sede da Fábrica Singer, produtora e exportadora de máquinas de costura para vários países e como maior pólo industrial calçadista do Norte e Nordeste e terceiro mais importante do País, depois de Franca(SP) e Novo Hamburgo (RS). Diante desse cenário econômico do Juazeiro, altamente convergente de novos negócios e novos investimentos no interior do Nordeste, justifica o diretor regional José Ribeiro Lobo: “O SESI trabalha em sintonia e em obediência aos cenários regionais, planejando, executando e avaliando suas ações e redirecionando-as para atendimento às reais necessidades de seus clientes. Juazeiro do Norte e região estão verificando um crescimento muito importante na implantação de indústrias de calçados e de construção civil. Para estas o SESI-Juazeiro está se aparelhando permanentemente para atendê-las com os seus serviços”. Por conta desse crescimento econômico de Juazeiro do Norte, que está atraindo grandes investimentos nacionais e estrangeiros e de sua crescente importância no cenário do Estado, o atendimento do SESI às indústrias e industriários da região sul do Ceará, estendendo-se até Iguatu, será agora centralizado no Juazeiro, reconhecendo e fortalecendo, assim, sua condição de Metrópole do Cariri e mais importante cidade do Nordeste central do Brasil. 

Fonte: Juanorte

Achamos que Juazeiro do Norte reune características suficientes para sediar de forma hierarquizada todas as estruturas e organismos nacionais e multinacionais voltados a todo público caririense. No entanto, com a Criação da Região Metropolitana do Cariri vivemos um período de diminuição desta representatividade, principalmente com o fechamento de órgãos públicos passando assim a ofertar serviços centralizados. Temos como exemplo recente, a discursão sobre a sede do TRT - Tribunal Regional do Trabalho. Achamos que serviços descentralizados oferecem mais comodidade para seus usuários, somos favoravéis a Juazeiro sediar o SESI, TRT, e outros. Mas, não concordamos com a centralização ora vivida.

Engenheiro juazeirense pede criação de superintendência regional da Codevasf




Caros Juazeirenses,

O texto abaixo foi todo retirado do site da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (www.codevasf.gov.br) e mostra a importância e o desenvolvimento que empresa agrega nas regiões onde ela atua.
Tendo em vista a importância da empresa em programas de desenvolvimento econômico-social (irrigação e etc) principalmente em áreas rurais e atuação bastante relevante em projetos de saneamento básico e abastecimento de água em áreas urbanas e analisando ainda a transposição do rio São Francisco, cujo eixo Norte cruzará a região sul do Ceará (Cariri), conforme infográfico mostrado abaixo (retirado do site www.mi.gov.br/saofrancisco/integracao) faço a seguinte sugestão:

Que o povo de Juazeiro do Norte (sociedade civil organizada, entidades, POLÍTICOS interessados na DEFESA da nossa cidade,independente de partidos), levante a bandeira para a CRIAÇÃO de uma SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA CODEVASF EM JUAZEIRO DO NORTE, digo isso por que os senhores Tasso e Ciro já estão se mobilizando para colocar o Vale do Acaraú na área de atuação da Codevasf e instalar uma SR em Sobral (alguém achou que seria em outro lugar?), e a meu ver seria muito longe pra atuar no desenvolvimento da região onde o Eixo Norte Cortará e na revitalização das Bacias dos Rios Salgado e Jaguaribe, que serão interligados com o referido eixo.

Para que conheçam mais da CODEVASF, acessem o site, pesquisem e vejam que a mesma é responsável por vários casos de sucesso como o Pólo de Fruticultura de Juazeiro/Petrolina e os Centros de Pesquisa em Aquicultura e Recursos Pesqueiros espalhados pelo Brasil.

Colaborarei no que for necessário e estiver ao meu alcance.

Saudações juazeirenses a todos.

Germanno Ellery

Engenheiro Civil juazeirense, agora residindo em PENEDO-AL


Isso é o que dá ter uma classe política fraca, sucedida por um prefeito que pede votos para forasteiros e apoia um candidato a governador que tratou o Cariri com ilusionismo para alguns e desdém para outros. Numa análise política local, observamos que os eleitores caririenses tendem a votar em candidatos paraquedistas, o que diminue ainda mais nossa representatividade política, novos nomes não aparecem, e os velhos não dispõe do mesmo prestígio. Imaginamos o seguinte nas próximas eleições: Raimundo Macedo poderá juntamente com Arnon Bezerra se eleger, mas deverão - principalmento petebista pulverizar emendas parlamentares no seu raio de votação - só uma votação local em massa poderia provocar o contrário. O deputado Guimarães deverá ter uma votação muito aquém da esperada pelo atual prefeito, o quê comprovará que o mesmo foi um mero coadjuvante no fenômeno de transferência de votos nas últimas eleições municipais, o quê não se repetirá jamais, por conta do seu fraquíssimo desempenho no cargo. Já Salviano, provavelmente mesmo que eleito (o quê consideramos quase impossível) provavelmente não exercerá este mandato, fato responsável pela migração de seus votos para outros candidatos.

Todas as obras anunciadas para Juazeiro do Norte pelo atual prefeito em parceria com o deputado Guimarães provavelmente serão suspensas, atrasadas, ou desviadas por este ao sofrer derrota nas urnas, e tomar ciência da distribuição de seus votos no estado - pois acreditamos na sua reeleição - o que não significa nenhum tipo de apoio a este mal usuário de cuecas- e comprovar não ter forças no Cariri. Aí todo o movimento eleitoreiro  se discipará e o prefeito terá que enfrentar índices de popularidade abaixo de "0ºC".

MINISTRO DOS TRANSPORTES VISITA FÁBRICA BOM SINAL



O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve na manhã de ontem (18) na sede da fábrica de trens Bom Sinal em Barbalha. O ministro Paulo Sérgio esteve na companhia do secretário de Infraestrutura do Estado. Adahil Fontenelle; do presidente do Metrofor, Rômulo Fortes; do prefeito municipal, José Leite; além dos vereadores de Barbalha, João Flávio Cruz, presidente da Câmara, e Daniel Cordeiro de Sá Barreto. A comitiva do ministro foi recebida pelos diretores da empresa sediada em Barbalha, que já vem exportando vagões de trem para várias cidades do Nordeste e região Sudeste do Brasil.

A produção da fábrica Bom Sinal é baseada aqui na região do Cariri, especificamente no município barbalhense, com uma mão-de-obra totalmente qualificada. Uma equipe de engenharia da empresa está localizada na cidade de São Manuel, interior de São Paulo.

Para o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, a presença da fábrica Bom Sinal é uma quebra de paradigma. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, recebeu o convite pelas autoridades de governo do Estado do Ceará para conhecer o Trem do Cariri (o metrô do Cariri), e na oportunidade a visita se estendeu até a fábrica Bom Sinal, que produz todo o material rodante utilizado no transporte ferroviário de passageiros na Região Metropolitana do Cariri, como também para as linhas ferroviárias em Fortaleza e até para outros estados do Brasil.
O secretário Adahil Fontenelle disse que a visita do ministro Paulo Passos a Barbalha é em um momento oportuno, quando o Ceará vivencia um importante investimento de serviços de continuação das obras da Transnordestina a partir de Missão Velha em direção ao Porto do Pecém, uma obra da maior importância da área de transporte, a exemplo do Metrô do Cariri.
O prefeito José Leite disse que ”foi importante a visita do ministro a Barbalha, quando veio conhecer de perto toda a produção e tecnologia empregadas, hoje, na fábrica Bom Sinal, que é um exemplo para o país. E o mais importante é a sua mão-de-obra qualificada e a qualidade de seus produtos. Isso significa muito para a nossa cidade, que se orgulha de ter uma grande empresa que já é referência no Brasil. A fábrica está em expansão e nós vamos continuar incentivando essas e outras indústrias em nosso município”, disse.
 
Fonte: Blog do Tarso Araujo
 
Projetos e erros a parte com relação ao Trem do Cariri, reconhecemos que o maior beneficiado de todos foi o desenvolvimento desta industria ferroviária, a Bom Sinal. O transporte ferroviário na RMC - Região Metropolitana do Cariri precisa ser ampliado e beneficiar a curto prazo localidades como: Aeroporto, Missão Velha e Barbalha - com estações intermediárias ao longo dos respectivos percursos. A Bom Sinal precisa de maiores investimentos, de localização estratégica a margem dos trilhos para que possa receber insumos e distribuir seus produtos com baixos custos e de maneira fácil.

TELEFÉRICO SERÁ INSTALADO EM JUAZEIRO



O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, acompanhado do empresário Silvio Rui, esteve nesta terça-feira, 17, em Triunfo, cidade turística do interior pernambucano. O objetivo da viagem foi conhecer de perto o funcionamento do teleférico daquela cidade, para instalação de idêntico equipamento na Serra do Catolé (Horto), facilitando o acesso de turistas à estátua do padre Cícero.

A prefeitura vai entrar com a contrapartida, realizando a doação do terreno, oferecendo, ainda, todas as condições neste sentido. Para o vice-prefeito José Roberto, a instalação do teleférico, será de grande significado para o crescimento turístico na terra do padre Cícero. O empresário Sílvio Rui vai manter contatos com diretores da empresa Metalumínios Teleféricos, situada em Fortaleza, que é responsável pela fabricação do equipamento.

Fonte: PMJ


O modelo de Camburiu-SC ilustrado abaixo do modelo de Triunfo-PE parece ser mais seguro e vistoso que o primeiro e em estudo. Não é a primeira vez que se fala em um teleférico, falar ou prometer não ilude mais ninguém, esperamos ações concretas, muita publicidade antecipada implica em duas coisas: decepção e deboche.

domingo, 15 de agosto de 2010

Monitorização por cameras


05/08/2010 - Várzea Alegre - 18h15 - A cidade passará a ser vigiada por câmeras de segurança. A prefeitura deste município está instalando câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade para inibir ações delituosas. Segundo o prefeito da cidade, Zé Helder (PMDB), serão 12 câmeras instaladas em locais como próximo às agências bancárias, ruas centrais, e no Parque Cívico São Raimundo Nonato, na lagoa.
O prefeito acrescentou que essa ação é um modelo do programa de segurança Pró-Cidadania, do Governo do Estado, que vem instalando câmeras em várias cidades do interior, inclusive aqui em nossa região.
Outra colocação do prefeito é que devido ao aumento da criminalidade, essa é uma medida preventiva que pode não evitar o crime, mas pode contribuir para que as autoridades policiais tenham condições de prender os infratores.
O monitoramento será feito pelas polícias civil e militar, que deverão se instalar em um novo prédio em breve. O prefeito esclareceu que as câmeras não têm o objetivo de fiscalizar o trânsito e sim garantir a segurança da cidade.

Fonte : PM de Várzea Alegre

Aurora e Várzea Alegre saíram na frente no uso desta tecnologia. Todos os bons exemplos devem ser estudados, adaptados e copiados. É inconcebível que uma cidade como Juazeiro do Norte - detentora de grande fluxo de transeuntes, não disponha de estudos neste sentido. Nossos cidadãos têm direito a segurança e o poder público não pode nos privar de oferecer o que há de melhor e mais seguro.

MACRODRENAGEM DAS TIMBAÚBAS DEVE INICIAR ATÉ O FINAL DO ANO


A prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura, continua trabalhando o projeto de macrodranagem que vai beneficiar diversas localidades, entre as quais, a área das Timbaúbas. “Esse projeto está em processo de analise na Caixa Econômica Federal. Posteriormente, será submetido à licitação”, informou o prefeito Dr. Santana, acrescentando que “a expectativa do Secretário de Infraestrutura Rafael Apolinário, é que a obra seja iniciada até o final deste ano”.

Conforme o chefe do executivo juazeirense existe rigor da Caixa Econômica Federal (CEF), na apreciação dos projetos de engenharia. “Isso é que está dificultando e atrasando o início dessas obras que são de grande importância para as comunidades daquela área da cidade”, disse Dr. Santana.
Quanto a Avenida José Bezerra, ele declarou que faz parte do mesmo projeto. “Na verdade, são dois projetos que se complementam. Ou seja, realizando macrodrenagem, dragagem do riacho das timbaúbas, construção de pontes, área de lazer e, por fim, pavimentação da Avenida José Bezerra, entre as Avenidas Castelo Branco e Virgílio Távora”, finalizou Dr. Santana.


Fonte: Secretaria de Infra Estrutura

Como torcedores do que é bom para Juazeiro, nutrimos esperanças pelo êxito desta inicitiva. O local é um ponto crítico, e já recebeu outro projeto, este do ex-prefeito Salviano, que pdoeria ter se empenhado como deputado para ajudar qualquer um dos seus sucessores a conclui-lo. Somos a favor também de uma avenida paralela a Av. José Bezerra, do outro lado do riacho dando continuidade a Av. Maria Edinir de Mendonça - e entre ambas citadas espaço de preservação ambiental permanente.

Moradores cobram água, luz e calçamento para rua do Bairro José Geraldo




Moradores da Rua Francisca Menezes Barbosa (Bairro José Geraldo da Cruz) em Juazeiro do Norte estão reclamando melhor tratamento por parte da prefeitura e dos responsáveis pelo setor de segurança pública. Segundo os queixosos, o último quarteirão dessa artéria ainda não possui calçamento e muito menos as redes de energia elétrica e água.
Eles se consideram excluídos dos benefícios a que tem direito e, agora, acrescentam, a parte de segurança pública. O pintor Cícero de Oliveira, de 38 anos, mais conhecido como Vaqueiro, já foi vítima de assalto e diz que teme chegar em casa um pouco mais tarde por conta da escuridão que toma conta do lugar composto apenas por duas casas. Os terrenos baldios estão servindo para acolher viciados em drogas e até há suspeitas de relações sexuais.
Quando ultrapassa a Travessa José Gonçalves de Almeida, a Rua Francisca Menezes Barbosa muda de nome se tornando Antonio de Freitas. Os moradores asseguram que todos os dias são vistas pessoas estranhas na área entrando ou saindo desses terrenos. O pedreiro Francisco Panta, de 41 anos, mora nessa artéria e um dos que cobram providências por parte da Prefeitura e da segurança pública.

Fonte: Miséria


O poder público não esta cumprindo com seu papel de valorização do território municipal como um todo. Enquanto o setor privado concentra seus investimentos na Avenida Padre Cícero, a Câmara de Vereadores, por exemplo, sinaliza saída do Centro para o principal Bairro Nobre - A Lagoa Seca. A prefeitura nem sequer dispõe de um Plano Diretor. Já falmos exaustivas vezes a necessidade de valorizar saídas para Caririaçu e Missão Velha, mas ou por vaidade, ou por incompet|ência, não se faz ao menos um debate sobre o tema. Felizmente já conseguimos sensiblizar alguns dos nossos leitores, como o transcrito no e-mail abaixo:

Boa tarde! Já faz um tempo que acompanho as matérias redigidas por vocês, sempre pautadas com textos eloquentes e principalmente elucidativos! Venho elogiar principalmente as propostas de melhorias e inovações especialmente no tocante à parte da infraestrutura! É mesmo uma pena que muitas das bandeiras erguidas por vocês(como por exemplo a duplicação da Av. Virgilo Távora até Missão Velha), sejam tão inexcrupulosamente sequer debatidas pelas autoridades que possuem o poder da execução!! Espero que permaneçam fiéis às suas características e permaneçam sempre questinadores como têm sido a característica marcante do blog!!


Bom trabalho!!

Rafael Angelo

Entrega de Hospital Regional está atrasada




A previsão de abertura do Hospital era até o fim deste mês, mas deverá ocorrer somente no fim de setembro
Juazeiro do Norte. O atraso na compra de equipamentos para complementar o quadro do Hospital Regional do Cariri (HRC) e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, que se encontra em fase de conclusão, estão entre os motivos do adiamento da abertura do Hospital. A previsão de abertura do equipamento aconteceria até o fim deste mês, após a publicação de edital para a contratação de pessoal. Mas o secretário adjunto da Saúde do Estado, Marcelo Sobreira, afirma que a abertura só deverá ocorrer no fim de setembro.
Os profissionais a serem contratados devem ser chamados no início do próximo mês. O secretário destaca que haverá uma publicidade ampla para que as pessoas tomem conhecimento dos processos de testes e contratação. A principal preocupação, nesse momento, diz respeito aos profissionais de nível superior, principalmente médicos. Mas ele afirma que também há profissionais de Pernambuco se disponibilizando a trabalhar no Cariri.
Seleção

Em relação aos outros profissionais, em que não há exigência de nível superior, o secretário afirma que não haverá dificuldade. Atualmente, existe uma lista de quatro mil candidatos junto ao Sine/IDT, no Cariri, que se disponibilizam a fazer parte do quadro para a seleção. Um teste de conhecimentos gerais avaliará o nível dos candidatos. E quanto a qualidade dos profissionais, o secretário afirma que não haverá dificuldade. "Temos uma demanda muito boa de profissionais na região, com cursos voltados para as áreas da saúde, como o de Enfermagem", diz ele, ao acrescentar que o HRC também terá uma atuação de Hospital Escola, inserido o estágio para os estudantes dos cursos de Medicina e outras áreas da saúde.
Prioridade
Os setores prioritários para o funcionamento serão urgência, emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e Centro Cirúrgico. Mas o secretário retrucou que o Hospital só funcionará integralmente em pelo menos um ano, quando serão implantados todos os setores.

"Nenhum hospital do porte do HRC começa a funcionar em toda a sua integralidade operacional", explica ele, ao ressaltar que um hospital nos mesmos moldes, instalado em Brasília, só teve o seu funcionamento integral após três anos.
Segundo Marcelo Sobreira, esses primeiros setores a funcionarem vêm cobrir uma carência nas áreas de urgência e emergência na região, a exemplo dos leitos de UTI. Outra preocupação, diz ele, diz respeito a contratação de médicos anestesistas. Ele admite que já existe na região a carência desses especialistas. Caso o quadro não se complete com esses profissionais, na seleção, a unidade deve partir para a contratação.

O secretário considera os atrasos normais, diante da magnitude da obra. Para ele, são alguns itens que ficam de fora, como a rede de tratamento, já que faz parte de uma construção de um equipamento de saúde. Antes, pretendia-se ligar à rede da cidade, mas o adequado seria a construção de uma área de tratamento de esgoto própria. Ele disse que um instituto ficará responsável pela contratação, de acordo com as normas fixadas no edital. "Estamos muito otimistas em relação ao funcionamento do Hospital. É uma nova forma de administração, com equipe nova e uma gestão diferente", ressalta.

Mais de 800 funcionários serão contratados por meio de uma organização social, que fará a seleção dos currículos e entrevistas. Serão 242 médicos de diversas especialidades. Serão duas entradas no hospital em funcionamento, uma delas para a parte ambulatorial e de exames especializados, e a outra será de emergência.

Administração

O secretário adjunto diz que a forma de administração que está sendo trabalhada, pelo Hospital, por meio do Instituto de Saúde do Cariri, segue o mesmo modelo do Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, e mais sete hospitais em São Paulo, que são administrados da mesma forma. Ele destaca a importância desse serviço, no sentido de proporcionar maior dinâmica de trabalho.

A maior parte dos profissionais de nível médio é mais fácil de ser administrada; depois vêm os médicos, e Marcelo sobreira destaca também os plantonistas. "Teremos médicos que farão plantões de poucas horas e deverão corresponder às expectativas de trabalho, mediante o tempo estabelecido de permanência", explica. Alguns especialistas, além do Estado de Pernambuco, estão sendo contratados em Fortaleza e a outra parte da própria região.
O Hospital Regional do Cariri terá 209 leitos e vai garantir à população de 1,3 milhão de habitantes das regiões de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo assistência especializada em diversas áreas da saúde. Destaques para a traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia, gastroenterologia e, também, oftalmologia.
Carência
"O Hospital Regional do Cariri cobrirá carências importantes na urgência e emergência e leitos de UTI"

Marcelo Sobreira

Secretário adjunto da Saúde do Estado

3º DO PAÍS - Cariri: Polo calçadista avança



Com 250 indústrias, Polo Calçadista do Cariri emprega 16 mil pessoas e é destaque na produção nacional

Consolidado como um grande centro da indústria de calçados nacional, o Ceará tem no Polo Calçadista do Cariri o principal motor para o sucesso do setor. Concentrando 250 indústrias (das quais 90% desse ramo) e empregando 16 mil pessoas na região, o complexo industrial é o maior polo produtor do Norte e Nordeste e o terceiro do País, perdendo apenas para as cidades de Franca (SP) e Novo Hamburgo. Em 2009, exportou US$ 294,3 milhões, representando uma fatia de 22% de tudo que foi exportado pelo setor calçadista do País. 50 milhões de pares de sapatos (39% da produção nacional) deixaram o Cariri rumo a terras estrangeiras.
Os dados que comprovam o poderio da região são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) - com base nos números fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) ligada ao Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC). Para Antônio Barbosa Mendonça, empresário reeleito para a presidência do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria) no quadriênio 2010-2014, o desafio é manter o potencial calçadista do parque e ampliar a produção referente ao vestuário, que atualmente abrange apenas 10% das indústrias situadas no polo. "Queremos trazer mais indústrias de confecções para o Cariri e, por conseguinte, ampliar a participação delas em nosso quadro de associados".
Produção

Dentre os itens produzidos pelas empresas do Cariri, estão calçados masculinos, femininos e infantis. De acordo com Mendonça, 80% da produção é voltada às mulheres, enquanto a fatia reservado a homens e crianças fica em 20%. "As empresas que trabalham com couro fabricam calçados e bolsas de excelente qualidade e modernos designs. Também se produzem carteiras e bolsas masculinas e femininas e maletas para notebook", destaca o empresário, segundo quem o polo produz 8,8 milhões de pares mensalmente.

As grandes e médias empresas do parque industrial, além de firmarem negócios com o mercado nacional, já são exportadoras, enquanto as de menor porte focam as atividades comente no mercado nacional. Os produtos são vendidos para países como Estados Unidos, Espanha, Equador, Paraguai, Uruguai, Itália, Bolívia, Argentina, Reino Unido e Grécia.

2º NO RANKING

Estado exporta 42% a mais no semestre

Ceará desembarcou no exterior 38 milhões de pares de calçados, somando um volume de US$ 202,7 milhões

As exportações de calçados do Ceará cresceram 42,6% em volume e 39,1% em valor no primeiro semestre de 2010 em comparação com o acumulado dos seis primeiros meses do ano passado. O Estado exportou 38,15 milhões de pares, mais que o dobro do volume de embarques do Rio Grande do Sul no mesmo período (16,48 milhões de pares). Em termos financeiros, ficamos com a segunda posição, totalizando US$ 202,7 milhões, enquanto o quantitativo de vendas dos gaúchos somou US$ 372,8 milhões.

Apesar do montante expressivo, o Rio Grande do Sul amargou uma queda nas exportações face a 2009 tanto em dinheiro (-2,4%) como em número de pares (-11,4%).

"O setor continua crescente e as perspectivas são excelentes. No primeiro semestre deste ano registrou um incremento de 15% em relação ao mesmo período de 2009. Espera-se um segundo semestre de bons negócios, com uma perspectiva de crescimento de cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado", projeta o presidente reeleito do Sindindústria, Antônio Barbosa Mendonça.

Para crescer mais

Entre as metas para a nova gestão, entre 2010 e 2014, Mendonça aponta a retomada da Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará (Fetecc) em 2011. O evento, que deixou de ser realizado por dois anos consecutivos, é, segundo ele, responsável pelo salto da indústria calçadista do Cariri nos cenários nacional e internacional nos últimos dez anos. "Vamos lançar a nova marca da Fetecc na solenidade do dia 12", antecipa.

Outra inovação do Sindindústria é o lançamento da Feira Itinerante do Polo Calçadista do Cariri/CE (FINCA), que concentrará empresas do setor num só lugar para negociar os lançamentos diretamente com lojistas, representantes e distribuidores.

O evento será realizado em diversas capitais no Norte e Nordeste, começando em Fortaleza ainda neste semestre, em parceria com o Sebrae/CE e a Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) .

Mendonça toma posse da nova gestão em solenidade que será realizada no próximo dia 12, às 19h30, no Palácio de Juazeiro, em Juazeiro do Norte.

Fonte: DN / ÂNGELA CAVALCANTE/VICTOR XIMENES

Ampliação do São Luiz - Cariri Shopping

*** As obras de expansão do Shopping Center Cariri, que duplicará o tamanho daquele centro de compras, tem prazo previsto para encerramento no final de 2011 a um custo de R$ 50 milhões. O Supermercado São Luiz, por exemplo, que funciona naquele shopping, será ampliado em quatro mil metros quadrados.

Fonte: Blog do Crato

O setor varejista recebe uma ampliação nunca antes vista, além do São Luiz, esta programado para a inaguração do Juazeiro Shopping-(JS) o funcionamento de nova filial do Super Lagoa, que funcionará a poucos metros do futuro Super Nogueira - de investidores locais. Não podemos esquecer do HiperBompreço do Juazeiro Open Mall, e das Lojas Americanas que sinaliza sua 3ª loja no JS.

Muitos atribuem tais investimentos ao crescimento de nossa cidade - é verdade - mas existem outras justificativas: política de incentivos fiscais para empresas comerciais, e o interesse despertado pelos grandes grupos por cidades de médio porte como Juazeiro - uma vez colonizados as grandes metrópoles, chegou a vez das cidades médias, depois quem sabe as pequenas...

CEASA: De vento em popa

Até o final de setembro próximo ficará concluída a Central de Abastecimento do Cariri–Ceasa. Localizada em Barbalha, (foto ao lado) a obra custará R$ 7 milhões e vai beneficiar 33 municípios sul-cearenses. Quando pronta a Ceasa terá 6.317 m2 de área construída (sendo 3.091 m2 destinada ao comércio de frutas e verduras); 68 boxes; 230 vagas para caminhões; 216 vagas para veículos de varejistas, 7 galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com cartórios, agência bancária, lanchonetes e posto de gasolina.

Fonte: Blog do Crato

De vento em popa no momento eleitoral, a obra seguiu com sérios atrasos ao longo dos vários meses o que não tira o mérito da iniciativa. Esperamos um grande incremento da economia caririense como um todo, com o novo centro comercial atacadista.

A CEASA - Cariri será um centro comercial voltado para o atacado e comercialização de hortifrutigrangeiros, será a âncora de um novo pólo ao longo do trecho barbalhense da Avenida Leão Sampaio. Dividirá conjuntamente com o centro da referida cidade a importancia econômica local podendo sobrepô-lo rapidamente devido seu carater metropolitano e regional, ao contrário do centro histórico barbalhense que poderá a partir de então ser preservado e ter suas funções redimensionadas neste novo contexto.

domingo, 8 de agosto de 2010

Cuidados ecológicos


Será lançado no próximo dia 6, no auditório da URCA, campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, o Projeto Piloto para o Enquadramento das Águas do Semi-Árido Brasileiro – Projeto Salgado. O projeto tem o objetivo de construir um modelo participativo de gestão de recursos hídricos, sendo imprescindível a presença dos principais atores da Bacia em estudo. O projeto é coordenado pelo Professor da URCA, Rodolfo Sabiá. O evento terá abertura às 9 horas, após a recepção dos convidados, pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri, Professor Plácido Cidade Nuvens, e, em seguida, será apresentada a Proposta Metodológica do projeto. O professor José Carlos, aborda o Enquadramento de Água em Rios Intermitentes – Estudo do Caso do Rio Salgado. Durante o evento haverá espaço para debate sobre o tema, com articulação dos atores sociais da Bacia para as próximas reuniões.


Fonte: Cariri é isso

A agua se tornara ao longo dos anos o bem mais precioso para todos nós. Pouco a pouco a conscientização sobre o assunto cresce e políticasambientais são desenvolvidas.  O Rio Salgado, a preservação de sua mata ciliar, a conservação da Serra do Horto, são atitudes relevantes e qualquer iniciativa é correr atrás de um prejuízo de décadas. Não precisamos tão somente abrir os olhos quanto ao tema, esta na hora de arregaçar as mangas e trabalhar em cima do assunto de forma prática e objetiva.

Direito de permanência do Restaurante na Praça do Triângulo

AVIÃO/DESCE: mais uma vez procrastinaram as obras de reforma da Praça no Triângulo Crajubar. O prefeito juazeirense ao que parece, tá mais é querendo zonar com a cara da população, pois quando a imprensa bate ele recomeça, depois vai tirando o corpo fora até parar. Dizem que tudo não passa de birra com o arrendatário do restaurante do lugar, odontólogo Wilton Almeida, por este ser de corrente política opositora ao prefeito. Sei não...


Fonte: Cariri é isso

O povo de Juazeiro não tem nada a ver com brigas por poder de quem quer que seja. Nem tão pouco a praça é de propriedade do senhor citado na nota. Há meios locais de reintegração de posse, sendo indispensável o imediato despejo dos ocupantes, demolição da edificação, e conclusão da praça. Neste caso, esta é a atitude correta, e não se pode pensar em fazer outra coisa.

Necessidade de novas estações e integração

O projeto inicial do Trem do Cariri continha a Estação São Pedro, ainda não edificada. O povo solicita a extensão até a Vila Pedrinhas - bairro em franco crescimento de nossa cidade. E nós que fazemos o Juanews idealizamos este meio como uma espinha dorsal do Sistema Metropolitano de Transportes Coletivos.

Recentemente, por ocasião da construção da Escola de Ensino Médio e Profissionalizante, um bom projeto do governo estadual, fomos informados de uma possível estação defronte àquela unidade de ensino na Avenida Paulo Maia.

Somos favoráveis ao prolongamento dos trilhos em direção ao Parque de Exposições e URCA, o quê pode vir a substituir oa velhos e sucateados ônibus de estudantes que ali transitam. Também, é pertinente estudos da viabilidade para os destinos Barbalha e Missão Velha. Cada estação terminal e outras notórias podem ganhar terminais de integração, como por exemplo, a Estação Teatro.

Apesar do registro de baixa demanda pelo serviço no momento, o Trem do Cariri é uma idéia louvável, e deve ingressar no nosso cotidiano como algo que veio para ficar.

Aeroporto: Temos que pensar grande para poder colher o pequeno



“A Infraero, responsável pela adsministração de 67 aeroportos no País, tem previstos para este ano investimentos de R$ 1,5 bilhão até dezembro. Mas apenas 11% desse total foram de fato liberados até a medade do ano, segundo levantamento feito pela ONG Contas Abertas (www.contasabertas.com.br). Das 47 ações previstas, incluindo, manutenção, adequação e construção de terminais e pistas, 15 estão zeradas. Um problema e tanto para o próximo presidente, que terá que adequar a infra-estrutura aeróportuária para a Copa de 2014, ou antes disso, para a Copa das Confederações, em 2013.

A construção do complexo logístico do Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS), por exemplo, é uma das ações previstas no orçamento 2010 que ainda não foi contemplada. Pouco mais de R$ 56 milhões estão autorizados para uso no empreendimento gaúcho neste ano. A construção de terminal de passageiros, de pátio de aeronaves e de acesso viário no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) também faz parte da lista das não beneficiadas com verbas em 2010, com previsão de R$ 46,1 milhões.
A região Norte é a única que, dentre as ações previstas pela Infraero para 2010, todas receberam recursos. No Nordeste, das 10 ações listadas, quatro ainda não receberam qualquer valor. São elas: construção de torre de controle do Aeroporto Internacional de Salvador (BA), adequação do terminal de passageiros do Aeroporto de Juazeiro do Norte (CE), construção do terminal de passageiros e pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina (PI) e ampliação e reforma da infraestrutura aeroportuária do aeroporto internacional de Aracaju (SE).
A assessoria de imprensa da Infraero informou, em e-mail enviado à reportagem, que “o maior desembolso ocorre no segundo semestre, com a conclusão das licitações e início dos maiores investimentos”. De acordo com a assessoria, a empresa prevê usar todo o montante global previsto para investimentos até dezembro, depois da fase de licitações.”

Fonte: Eliomar de lima
Achamos que o Aeroporto de Juazeiro do Norte poderia ter a concepção de um projeto para copa de 2.014, como Centro Nordestino de Conexões Aeroviárias. E ainda ter o desenvolvimento de ações militares, sendo dotado de Base Aérea e Centro de Logística integrando Terminal de Cargas à Ferrovia Transnordestina e Porto Seco.

Tudo isto é possível e fundamentado na nossa localização estratégica - centro nordestina, equidistante de todas as capitais nordestinas, pelo fluxo crescente local, proximidade com pólos produtores agrícolas, além de outros em potencial a serem banhados pela Transposição do Rio São Francisco, intersecção rodo-ferro-aeroviária com ligação direta a dois portos: Pecém-CE e Suape-PE, necessidade de  ocupação militar garantindo a Soberania Nacional na retaguarda das Bases em cidades litorâneas como Fortaleza, Recife, e Salvador, presença crescente de grandes grupos  nacionais e internacionais e recebimentos de investimentos em massa.

Apesar de todos estes motivos favoravéis existe apenas um único que impede todos os outros, a fraqueza política local, chegando Juazeiro do Norte ao cúmulo de seu prefeito maniifestar apoio a candidatos ao legislativo não domiciliados em nossa cidade.

Centralização em Juazeiro faz Cariri encolher



Causou alvoroço no Crato a notícia de que as atividades do Serviço Social da Indústria-SESI- deverão ser encerradas até o final do ano. Como a nossa city não tem indústrias e, consequentemente, demanda para justificar a permanência de toda aquela estrutura funcionando ‘in loco’, a alta direção da Federação das Indústrias do Ceará, a quem o SESI é subordinado, teria resolvido transferir todas as atividades para a unidade juazeirense.

Fonte: Cariri é isso


Achamos que Juazeiro do Norte polariza muitos serviços regionais, lutamos por melhorias, por novidades, e até disputamos novos investimentos com outras cidades. Mas, não achamos que serviços já existentes devem ser centralizados aqui. Outro exemplo negativo, foi a fusão do TRT, e centralização do Detran.

Somos a favor de uma rede hierarquizada de serviços públicos e particulares. Um bom exemplo foi a chegada das Lojas Americanas, que após duas filiais em Juazeiro, abriu sua filial no Crato. Algo, semelhante aconteceu com a Pague Menos, Itaú, entre outros.

Defendemos, por exemplo, uma Superitendência Metropolitana de Polícia Civil, com uma Delegacia Metropolitana contendo equipes especializadas em Narcóticos, Homicídios, Defraudações, etc... E ampla rede de distritos policiais no Centro, Triângulo e Novo Juazeiro, e delegacias metropolitanas em Crato, e Barbalha, todas 24 horas. Além de delegacias municipais em: Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Santana do Cariri e Nova Olinda - estas em horário comercial.


Na nossa visão Juazeiro dentro da rede hierárquica recebe, aglutina, chefia e as demais cidades recebem unidades descentralizadas dos mais diversos serviços.

Dizemos não ao fechamento do SESI, Detran, TRT ou qualquer outro em prol da centralização em Juazeiro do Norte. Há fechamento de postos de trabalho, redução na compra de insumos, diminuição na economia regional como um todo. Além de gerar disputas entre cidades, que nos enfraquece politicamente, abrindo espaço para outras regiões, com isso novamente perdemos todos.

CAPIT - Centro Assistencial e Profissional Integrado do Trabalhador em Transporte


A construtora mineira Diedro - Construções e Serviços - segue com obras aceleradas em território cratense da Avenida Padre Cícero, próximo ao Riacho São José, que serve de limite com Juazeiro do Norte.

O emprendimento é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte que trás para a RMC - Região Metropolitana do Cariri, através de um Centro Assistencial e Profissional Integrado do Trabalhador em Transporte, um investimento estimado no montante de R$ 18.000.000,00 em infra estrutura que gerará em torno de 80 empregos.

O Centro Assistencial e Profissional Integrado do Trabalhador em Transporte – CAPIT - terá atendimento odontológico e assistência médica como clínico geral, pediatria, oftalmologia, ginecologia, medicina do Trabalho e Cardiologia, além de um auditório, salão de festas, restaurante/lanchonete, ginásio de esportes, Campo de futebol suíço adulto e infantil, 07 salas de aula equipadas, oficina pedagógica para mecânica e elétrica, parque infantil, Piscina e Churrasqueira.
O CAPIT terá como objetivo prestar atendimento ao trabalhador em transporte, no qual é extensivo a seus dependentes e também comunidade, em ações de promoção social e desenvolvimento profissional, visando a melhoria da qualidade de vida desse segmento populacional.
 
Fonte: Diedro / Confederação Nacional dos Transportes
 
Por analogia, achamos que se assemelha aos SESC, SESI, SENAC, e SENAI. É  importante, e enovador. A medida que o Cariri cresce suas mais diversas classes profissionais se organizam e recebem melhorias classistas.
 
Parabenizamos aos mais diversos profissionais do setor de Transportes na nossa região!

A força eleitoral do Cariri



Segundo o Tribunal Superior Eleitoral-TSE, o Cariri é a segunda região eleitoral mais importante do Ceará. Perde apenas para a Região Metropolitana de Fortaleza. Neste ano, os 22 municípios caririenses totalizam 669.954 votantes, sendo os maiores colégios eleitorais: Juazeiro do Norte (157.244 eleitores) e Crato (81.184 votantes). Se os caririenses tivessem consciência de integração, esses 670 mil votos dariam para eleger uma boa bancada federal e estadual com pessoas da própria região. Como isso não existe, além de votar em candidatos que representam outras regiões do Estado, não consta na lista de candidatos – nas eleições de outubro próximo – nenhum caririense pleiteando os cargos de governador, vice-governador, senador ou até de suplente de senador.


Fonte: Blog do Crato

Lembrem que as maiores fatias do bolo sempre são para Fortaleza e Região Metropolitana, e depois para Sobral. A explicação encontrada para, por exemplo, o projeto do HRN - Hospital Regional Norte em Sobral ser maior que o HRC - Hospital Regional do Cariri baseia-se, segundo eles, no fato de Sobral polarizar um maior número de cearenses. Certamente não somente esquecem que o número de eleitores é proporcional ao número de habitantes, como também esquecem a inteligência do povo caririense.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Patrocínio



A Traxx, reconhecida marca de motos no Brasil, acaba de fechar patrocínio com o time do Icasa. O investimento da Traxx na equipe do Icasa tem como objetivo aliar o carisma do "Verdão do Cariri" com os cearenses e assim expandir a empresa pelo Interior do Estado. Os novos uniformes do time, com a logo da empresa na parte frontal inferior, já puderam ser vistos na partida contra o Guaratinguetá, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.

Fonte: Marcos Peixoto - DN

Elogiamos a iniciativa deste fabricante, a achamos que a associação de publicidade junto ao Icasa é positiva para qualquer segmento. Isto marca o fim da necessidade de ajuda governamental, que deverá ver este espaço como um investimento para a nossa imagem no Brasil e no mundo.

Achamos que o Icasa deverá valorizar seu uniforme, visto ter muitos patrocinadores, devendo organizar seus espaços saindo da aparência de abadá.

Aumento do PIB Juazeirense desproporcional a representação política


Juazeiro do Norte é um fenômeno em atração de investimentos. O capital privado têm grande avidez pela Terra do Padre Cícero. Nossa realidade é bem diferente de regiões que concedem incentivos fiscais, principalmente no setor secundário, que emprega pouco, concentra renda, remete lucros para suas respectivas matrizes, e destroe seguimentos locais.


Infelizmente, a presença do poder público é desastrosa, mesmo com altas taxas de crescimento e grande prestígio economico e cultural nacional.

O maior problema carirense é a falta de lideranças políticas locais. Os escandâlos envovendo tucanos e petistas, além da articulação do gestor municipal em cima de nomes de fora, contribuem cada vez mais para este enfraquecimento.

Juazeiro do Norte nasceu da crença e da fé, encontrando no comércio sua maior vocação econômica. Este seguimento possuia até então grande informalidade, que esta mudando com a presença dos grandes varejistas nacionais e multinacionais.

Isto contribuirá para o aumento da arrecadação de impostos, e uma maior condição da municipalidade investir em sua gente - dando saúde e educação, em infraestrutura - abrindo ruas, organizando transportes, etc...

O PT nacional goza de grande prestígio com o povo, apesar do populismo exarcebado, seus aliados estaduais são bem vistos em outras regiões, apesar de trabalharem aquém das necessidades caririenses - fazem tudo menor, e o aeroporto é um atraso promovido por eles. Isso deixa a administração de primeira viagem sem o devido apoio. Dilma não vem, e nem virá associar seu nome ao PT juazeirense, Cid também não quer aproximação. Por que votaremos neles, se não querem desenvolver nossa terra? Eis Juazeiro com alto crescimento economico e sem prestígio político a altura.

Homenagem a Santanna


O Juanews abriu sua série de homenagens a filhos ilustres com o magnifico Reitor da UFC Jesualdo Farias, sendo notório sua atuação por nossa cidade, uma vez que reune forças para a consolidação de nosso Campus da UFC-Cariri que cresce e reune cada vez mais condições de se tornar uma universidade forte e independente dentro em breve: A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI.

Também merece destaque o trabalho do cantor e compositor Santanna o cantador, provavelmente com dois n's para se diferenciar do atual prefeito Santana, a quem até o momento não temos motivos para homenagem, mas esperamos poder ter ainda antes do final do seu mandato, e somos humildes o suficientes se estivermos enganados, podendo retratar e manisfestar nossas mais sinceras desculpas.
Santanna - O Cantador
O maior influenciador do seu estilo é o imortal Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Em 1984, veio conhecer Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de quem se tornou amigo particular. A admiração pelo Rei transformou-se em grande amizade. Participou de vários shows seus, fazendo a abertura e, em seguida, fazendo vocal.
Tornou-se cantor profissional em 1992.
Santanna é um artista nordestino nascido em Juazeiro do Norte - CE, em 29 de fevereiro de 1960, recebido pelas mãos firmes, calosas e carinhosas da parteira Maria Baião. Dizem, que foi aí que se ouviu o seu primeiro aboio.

Santanna, o Cantador, descende de família de artistas e teve, na sua infância, a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras e, finalmente, do canto dos cantadores violeiros e emboladores.

Fonte: http://www.santannacantador.com.br/

Policlínica em Barbalha



O governo do Estado já autorizou a construção da Policlínica na cidade de Barbalha. Os primeiros serviços de sondagem no terreno e projeção de sua estrutura já começaram. Na construção da Policlínica serão aplicados recursos da ordem de R$ 5. 820. 863.39 (cinco milhões oitocentos vinte mil, oitocentos e sessenta e três reais e trinta e nove centavos) e terá 18 especialidades. A contra partida do município foi à doação do terreno para a edificação.
Essa será mais uma grande obra do governador Cid Gomes na área da saúde, onde irá beneficiar a população de Barbalha na área de saúde, outros municípios da Região Metropolitana do Cariri também serão beneficiados.
Com o início do funcionamento da policlínica, a população passará a ter acesso à saúde nas seguintes especialidades: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, endocrinologia, angiologia e neurologia. Para os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão garantidos radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria, coletade patologia clínica, tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.
Com construção da Policlínica nas margens da Avenida Leão Sampaio em Barbalha, à área será cada vez mais valorizada e dará uma nova visão urbanística, sendo como principal objetivo da construção da Policlínica, é que o município ganhará mais saúde de qualidade.

Fonte: PMB

Parabenizamos a cidade de Barbalha por ganhar este empreendimento. Sabemos que o momento se associa ao período eleitoral, e deve ser cobrado empenho em todos os momentos. Infelizmente Juazeiro não ganhou uma policlínica, e é mais que reconhecido a dificuldade de acesso dos nossos cidadãos aos serviços de saúde em Barbalha.

Assim solicitamos que Juazeiro também tenha sua Policlínica e possa receber pessoas de Caririaçu e Granjeiro. Já a Policlínica de Barbalha pode referenciar: Missão Velha, Jardim, etc...

Esvaziamento do centro

O Palácio Floro Bartolomeu, sede da câmara Municipal de Juazeiro do Norte, localizado na Rua do Cruzeiro, centro da cidade, pode ser transferido para o bairro Lagoa Seca se o novo projeto do presidente do Legislativo local, José de Amélia Jr. for executado. Quando foi eleito presidente, José de Amélia Jr. prometeu construir um anexo com gabinetes e sala de plenárias no prédio onde funcionou o cartório eleitoral, na Rua São Pedro e que extrema com os fundos da atual sede, o que permitiria a interligação de ambos. O novo projeto contribui para o esvaziamento do centro, já em processo acelerado. O povo, legítimo dono da casa, ainda não foi mas precisa ser consultado!

Fonte: Juanorte

Quando se fala em tendências de mercado é díficil conter a natural acomodação do capital privado, mas com o poder público é diferente, se atribui a ele a correção das disparidades sociais e a articulação para valorização territorial de forma mais homogênea. Assim, achamos que deveria partir do poder municipal iniciativas para valorização do centro de Juazeiro e não seguir os outros.

Nova Mitsubishi


Reforçando o Pólo Comercial de automovéis da Avenida Padre Cícero, será inagurada nos próximos dias vizinho a outra futura concessionária da Kia, a nova Missubishi de Juazeiro. É um investimento altíssimo mas a altura de nossa cidade, que consolida esta avenida, a CE-292, como o mais novo corredor comercial e de serviços de todo Sul do Estado, posição notória de grande destaque.

Nova Eletroshopping


Será inaugurada segunda-feira dia 02 de Agosto, a filial da Eletro Shopping em Juazeiro do Norte, mais precisamente na Rua São Pedro, n° 408. A velha Rua São Pedro continua com plena vitalidade e capacidade de atrair novos investimentos nesta cidade. Há outros centros comerciais em expansão com grande potencial a serem explorados, devido maior espaço e infraestrutura, o quê mostra toda grandeza de nossa cidade.