domingo, 15 de agosto de 2010

Entrega de Hospital Regional está atrasada




A previsão de abertura do Hospital era até o fim deste mês, mas deverá ocorrer somente no fim de setembro
Juazeiro do Norte. O atraso na compra de equipamentos para complementar o quadro do Hospital Regional do Cariri (HRC) e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, que se encontra em fase de conclusão, estão entre os motivos do adiamento da abertura do Hospital. A previsão de abertura do equipamento aconteceria até o fim deste mês, após a publicação de edital para a contratação de pessoal. Mas o secretário adjunto da Saúde do Estado, Marcelo Sobreira, afirma que a abertura só deverá ocorrer no fim de setembro.
Os profissionais a serem contratados devem ser chamados no início do próximo mês. O secretário destaca que haverá uma publicidade ampla para que as pessoas tomem conhecimento dos processos de testes e contratação. A principal preocupação, nesse momento, diz respeito aos profissionais de nível superior, principalmente médicos. Mas ele afirma que também há profissionais de Pernambuco se disponibilizando a trabalhar no Cariri.
Seleção

Em relação aos outros profissionais, em que não há exigência de nível superior, o secretário afirma que não haverá dificuldade. Atualmente, existe uma lista de quatro mil candidatos junto ao Sine/IDT, no Cariri, que se disponibilizam a fazer parte do quadro para a seleção. Um teste de conhecimentos gerais avaliará o nível dos candidatos. E quanto a qualidade dos profissionais, o secretário afirma que não haverá dificuldade. "Temos uma demanda muito boa de profissionais na região, com cursos voltados para as áreas da saúde, como o de Enfermagem", diz ele, ao acrescentar que o HRC também terá uma atuação de Hospital Escola, inserido o estágio para os estudantes dos cursos de Medicina e outras áreas da saúde.
Prioridade
Os setores prioritários para o funcionamento serão urgência, emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e Centro Cirúrgico. Mas o secretário retrucou que o Hospital só funcionará integralmente em pelo menos um ano, quando serão implantados todos os setores.

"Nenhum hospital do porte do HRC começa a funcionar em toda a sua integralidade operacional", explica ele, ao ressaltar que um hospital nos mesmos moldes, instalado em Brasília, só teve o seu funcionamento integral após três anos.
Segundo Marcelo Sobreira, esses primeiros setores a funcionarem vêm cobrir uma carência nas áreas de urgência e emergência na região, a exemplo dos leitos de UTI. Outra preocupação, diz ele, diz respeito a contratação de médicos anestesistas. Ele admite que já existe na região a carência desses especialistas. Caso o quadro não se complete com esses profissionais, na seleção, a unidade deve partir para a contratação.

O secretário considera os atrasos normais, diante da magnitude da obra. Para ele, são alguns itens que ficam de fora, como a rede de tratamento, já que faz parte de uma construção de um equipamento de saúde. Antes, pretendia-se ligar à rede da cidade, mas o adequado seria a construção de uma área de tratamento de esgoto própria. Ele disse que um instituto ficará responsável pela contratação, de acordo com as normas fixadas no edital. "Estamos muito otimistas em relação ao funcionamento do Hospital. É uma nova forma de administração, com equipe nova e uma gestão diferente", ressalta.

Mais de 800 funcionários serão contratados por meio de uma organização social, que fará a seleção dos currículos e entrevistas. Serão 242 médicos de diversas especialidades. Serão duas entradas no hospital em funcionamento, uma delas para a parte ambulatorial e de exames especializados, e a outra será de emergência.

Administração

O secretário adjunto diz que a forma de administração que está sendo trabalhada, pelo Hospital, por meio do Instituto de Saúde do Cariri, segue o mesmo modelo do Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, e mais sete hospitais em São Paulo, que são administrados da mesma forma. Ele destaca a importância desse serviço, no sentido de proporcionar maior dinâmica de trabalho.

A maior parte dos profissionais de nível médio é mais fácil de ser administrada; depois vêm os médicos, e Marcelo sobreira destaca também os plantonistas. "Teremos médicos que farão plantões de poucas horas e deverão corresponder às expectativas de trabalho, mediante o tempo estabelecido de permanência", explica. Alguns especialistas, além do Estado de Pernambuco, estão sendo contratados em Fortaleza e a outra parte da própria região.
O Hospital Regional do Cariri terá 209 leitos e vai garantir à população de 1,3 milhão de habitantes das regiões de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo assistência especializada em diversas áreas da saúde. Destaques para a traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia, gastroenterologia e, também, oftalmologia.
Carência
"O Hospital Regional do Cariri cobrirá carências importantes na urgência e emergência e leitos de UTI"

Marcelo Sobreira

Secretário adjunto da Saúde do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário