domingo, 8 de agosto de 2010

Centralização em Juazeiro faz Cariri encolher



Causou alvoroço no Crato a notícia de que as atividades do Serviço Social da Indústria-SESI- deverão ser encerradas até o final do ano. Como a nossa city não tem indústrias e, consequentemente, demanda para justificar a permanência de toda aquela estrutura funcionando ‘in loco’, a alta direção da Federação das Indústrias do Ceará, a quem o SESI é subordinado, teria resolvido transferir todas as atividades para a unidade juazeirense.

Fonte: Cariri é isso


Achamos que Juazeiro do Norte polariza muitos serviços regionais, lutamos por melhorias, por novidades, e até disputamos novos investimentos com outras cidades. Mas, não achamos que serviços já existentes devem ser centralizados aqui. Outro exemplo negativo, foi a fusão do TRT, e centralização do Detran.

Somos a favor de uma rede hierarquizada de serviços públicos e particulares. Um bom exemplo foi a chegada das Lojas Americanas, que após duas filiais em Juazeiro, abriu sua filial no Crato. Algo, semelhante aconteceu com a Pague Menos, Itaú, entre outros.

Defendemos, por exemplo, uma Superitendência Metropolitana de Polícia Civil, com uma Delegacia Metropolitana contendo equipes especializadas em Narcóticos, Homicídios, Defraudações, etc... E ampla rede de distritos policiais no Centro, Triângulo e Novo Juazeiro, e delegacias metropolitanas em Crato, e Barbalha, todas 24 horas. Além de delegacias municipais em: Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Santana do Cariri e Nova Olinda - estas em horário comercial.


Na nossa visão Juazeiro dentro da rede hierárquica recebe, aglutina, chefia e as demais cidades recebem unidades descentralizadas dos mais diversos serviços.

Dizemos não ao fechamento do SESI, Detran, TRT ou qualquer outro em prol da centralização em Juazeiro do Norte. Há fechamento de postos de trabalho, redução na compra de insumos, diminuição na economia regional como um todo. Além de gerar disputas entre cidades, que nos enfraquece politicamente, abrindo espaço para outras regiões, com isso novamente perdemos todos.

3 comentários:

  1. Só uma observação: o SESI daqui de Crato, se fechado, prejudicará, principalmente, os filhos dos industrários(pouco mais de oitocentos alunos). Estes sim, ficarão sem a parte "social" deste sistema "S". O SESI é o "sesc da indústria", oferecendo atividades educacionais, de lazer/esporte e culturais. Incrível como aos contrário das unidades do Sesc/Senac Crato, o Sesi só encolheu nos últimos anos. Não há justificativa de fechar uma unidade em uma cidade cujo polo cerâmico é o maior do sul do Ceará(tanto que o SENAI de Juazeiro oferece cursos técnicos de capacitação nessa área), a maior indústria de calçados da região -a Grendene- está duplicando suas instalações e uma outra indústria de argamassas, a Rejuntamix, vai erguer uma grande unidade no bairro do São Bento. Isso sem falar nas indústrias de papel, as outras da área calçadista e aluminio e derivados aqui presentes. Ou no incrível potencial ferroviário para um porto seco no Muriti. Caso o SESI venha mesmo a ser fechado, alguns já vislumbram que a invejável instalação do SESI/Crato venha a ser doada para a URCA. Pena para os industrários. Ponto positivo para os universitários.

    Admiral
    Crato.

    ResponderExcluir
  2. somos a favor na manutenção do SESI - Crato, e a URCA já teve oportunidade de ampliar seu campus no espaço da expocrato, o que não foi concretizado. Alias, a Urca deveria ter um projeto independente de outras perdas, não acha?

    ResponderExcluir
  3. Não só acho como gostei que a municipalidade tenha doado amplos terrenos para a URCA nas proximidades do Centro de Convenções, com aprovação unânime da câmara municipal. A URCA é proprietária dessas terras faz tempo. Se alguém não sabia, hoje venho noticiar. Isso foi há mais de dois anos. Terreno para a universidade é o que não falta. Algo desproporcional ao emprenho do executivo estadual(vide a recente multa do Ministério do Trabalho à URCA). O seu fetiche e de alguns em torno das áreas da Expo-Crato é contraproducente e não deveria mais prosperar. Não seria má ideia a cessão para a universidade daquela infra-estrutura, mas a população não quis nem o ministério público na época se manisfestou a favor e, portanto, como vivemos num estado de direito... Também sou favorável a permanência do SESI, mas acredito que a decisão seja irreversível. Tomara que eu esteja errado
    Respeitosamente

    Admiral.
    Crato-CE.

    ResponderExcluir