domingo, 22 de agosto de 2010

Engenheiro juazeirense pede criação de superintendência regional da Codevasf




Caros Juazeirenses,

O texto abaixo foi todo retirado do site da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (www.codevasf.gov.br) e mostra a importância e o desenvolvimento que empresa agrega nas regiões onde ela atua.
Tendo em vista a importância da empresa em programas de desenvolvimento econômico-social (irrigação e etc) principalmente em áreas rurais e atuação bastante relevante em projetos de saneamento básico e abastecimento de água em áreas urbanas e analisando ainda a transposição do rio São Francisco, cujo eixo Norte cruzará a região sul do Ceará (Cariri), conforme infográfico mostrado abaixo (retirado do site www.mi.gov.br/saofrancisco/integracao) faço a seguinte sugestão:

Que o povo de Juazeiro do Norte (sociedade civil organizada, entidades, POLÍTICOS interessados na DEFESA da nossa cidade,independente de partidos), levante a bandeira para a CRIAÇÃO de uma SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA CODEVASF EM JUAZEIRO DO NORTE, digo isso por que os senhores Tasso e Ciro já estão se mobilizando para colocar o Vale do Acaraú na área de atuação da Codevasf e instalar uma SR em Sobral (alguém achou que seria em outro lugar?), e a meu ver seria muito longe pra atuar no desenvolvimento da região onde o Eixo Norte Cortará e na revitalização das Bacias dos Rios Salgado e Jaguaribe, que serão interligados com o referido eixo.

Para que conheçam mais da CODEVASF, acessem o site, pesquisem e vejam que a mesma é responsável por vários casos de sucesso como o Pólo de Fruticultura de Juazeiro/Petrolina e os Centros de Pesquisa em Aquicultura e Recursos Pesqueiros espalhados pelo Brasil.

Colaborarei no que for necessário e estiver ao meu alcance.

Saudações juazeirenses a todos.

Germanno Ellery

Engenheiro Civil juazeirense, agora residindo em PENEDO-AL


Isso é o que dá ter uma classe política fraca, sucedida por um prefeito que pede votos para forasteiros e apoia um candidato a governador que tratou o Cariri com ilusionismo para alguns e desdém para outros. Numa análise política local, observamos que os eleitores caririenses tendem a votar em candidatos paraquedistas, o que diminue ainda mais nossa representatividade política, novos nomes não aparecem, e os velhos não dispõe do mesmo prestígio. Imaginamos o seguinte nas próximas eleições: Raimundo Macedo poderá juntamente com Arnon Bezerra se eleger, mas deverão - principalmento petebista pulverizar emendas parlamentares no seu raio de votação - só uma votação local em massa poderia provocar o contrário. O deputado Guimarães deverá ter uma votação muito aquém da esperada pelo atual prefeito, o quê comprovará que o mesmo foi um mero coadjuvante no fenômeno de transferência de votos nas últimas eleições municipais, o quê não se repetirá jamais, por conta do seu fraquíssimo desempenho no cargo. Já Salviano, provavelmente mesmo que eleito (o quê consideramos quase impossível) provavelmente não exercerá este mandato, fato responsável pela migração de seus votos para outros candidatos.

Todas as obras anunciadas para Juazeiro do Norte pelo atual prefeito em parceria com o deputado Guimarães provavelmente serão suspensas, atrasadas, ou desviadas por este ao sofrer derrota nas urnas, e tomar ciência da distribuição de seus votos no estado - pois acreditamos na sua reeleição - o que não significa nenhum tipo de apoio a este mal usuário de cuecas- e comprovar não ter forças no Cariri. Aí todo o movimento eleitoreiro  se discipará e o prefeito terá que enfrentar índices de popularidade abaixo de "0ºC".

CODEVASF – COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E PARNAÍBA

Missão e Visão de Futuro

Missão

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, tem por missão promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.



Visão de Futuro

Ser reconhecida nacional e internacionalmente por pessoas, empresas e governos como referência:

* Na utilização sustentável dos recursos naturais;

* Na estruturação de atividades produtivas;

* Na liderança do processo de articulação para o desenvolvimento das regiões onde atua.



Diretrizes

A Codevasf desempenha, desde sua fundação em 1974, um importante papel no planejamento e desenvolvimento dos recursos naturais/hidrológicos na bacia hidrográfica do rio São Francisco e, a partir de 2000, na bacia do Parnaíba.

Em 22/11/2006, a Companhia aprovou, pela Resolução da Diretoria Executiva nº 549, as suas novas Diretrizes Políticas, que servem como base para enquadramento das ações e projetos a serem desenvolvidos, em consonância com os objetivos do governo e necessidades das regiões e em conformidade com a Missão, Visão de Futuro e Objetivos Estratégicos definidos para a empresa.

As diretrizes foram construídas a partir dos direcionamentos anteriormente apontados com contribuição das Áreas e das Superintendências, no contexto da nova estrutura funcional, com ênfase nos resultados.

O principal foco do planejamento estratégico da Codevasf é o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba com justiça social, alinhado às diretrizes do governo federal, do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e respeitando as potencialidades e vocações regionais, segundo as seguintes diretrizes:

* Promover a revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba;

* Implantar projetos que reforcem os arranjos produtivos locais;

* Adotar salvaguardas ambientais nas atividades produtivas potencialmente impactantes aos ecossistemas das bacias hidrográficas;

* Desenvolver e manter atualizados planos de desenvolvimento integrado para as bacias do São Francisco e do Parnaíba;

* Apoiar a implantação dos projetos prioritários identificados no Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba - Planap;

* Promover a capacitação dos atores envolvidos nos programas de desenvolvimento regional sustentável;

* Contribuir no abastecimento de água para consumo humano e animal, prioritariamente por meio de obras de pequeno porte para atendimentos comunitários;

* Integrar a Empresa na matriz energética do país, estimulando a produção de fontes alternativas de energia, com ênfase em ciência e tecnologia, prioritariamente na área agrícola, a exemplo dos polos de biocombustíveis;

* Promover o saneamento ambiental com ênfase na gestão e na qualidade dos recursos naturais;

* Incentivar a atração de investimentos privados como instrumento de viabilização dos projetos, a exemplo das Parcerias Público-Privadas e das concessões;

* Desenvolver projetos e açõesMDL;

* Fomentar projetos de infraestrutura de apoio à produção, logística, distribuição e comercialização nas áreas de atuação da Empresa; e

* Gerar receita própria a partir da prestação de serviços técnicos especializados, como consultoria em projetos de irrigação e informações georreferenciadas.

Formas de atuação

A Codevasf direciona sua atuação na coordenação e execução de obras de infraestrutura hídrica, implantação de distritos agropecuários e agroindustriais, obras de saneamento básico, eletrificação e transportes, diretamente ou mediante contratação e estabelecendo parcerias na implementação dos programas.

Dá ênfase aos estudos sobre o potencial hidroagrícola dos Vales. Implantou e mantém em operação 26 perímetros de irrigação no vale do São Francisco.

No vale do Parnaíba, realiza estudos com a finalidade de formular o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap), pautado na sustentabilidade, nas potencialidades comparativas e competitivas existentes, visando ao crescimento da economia regional e à melhoria da qualidade de vida da população em uma nova abordagem estratégica centrada no nível de abrangência territorial.

Desenvolve, ainda, programas de reabilitação de perímetros irrigados e de preparação da juventude rural e executa ações integradoras voltadas para a construção de barragens, construção/instalação de adutoras, perfuração/instalação de poços tubulares e amazonas, instalação de cisternas simplificadas de abastecimento d’água, implantação de linhas de distribuição de energia e construção de estradas que têm provocado impactos favoráveis no que se refere à redução da migração e à inclusão social.



Área de Atuação

A Codevasf atua nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba. Com a Lei nº 12.196, sancionada em 14 de janeiro de 2010, passará a atuar também nos vales dos rios Itapecuru e Mearim.

A bacia do São Francisco tem uma extensão de 640.000 km² e abrange porções dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Goiás e estreita faixa no Distrito Federal. A bacia do Parnaíba, com extensão de 330.000 km², abrange parte dos Estados do Piauí e do Maranhão. Já as águas do rio Itapecuru (52.500 km²) e do Mearim (96.000 km²) banham o estado do Maranhão.



Impactos da Ação

As ações da Codevasf e de suas antecessoras nos vales do São Francisco e do Parnaíba resultam em um expressivo desenvolvimento econômico e social, traduzido em números que retratam o aumento da produção e da produtividade agrícola, maior oferta de alimentos à população, ampliação da oferta de empregos diretos e indiretos e geração de renda estável, seja na zona rural ou urbana.

Esse desenvolvimento nas regiões de atuação da Empresa é determinado pela incorporação de novas áreas ao processo produtivo e introdução de novas tecnologias e culturas, direcionadas a mercados exportadores e com a implantação de agroindústrias. Isso possibilita melhor aproveitamento da matéria-prima e se constitui em suporte à comercialização e ao crescimento das atividades de comércio e de serviços.

O resultado desse trabalho também leva à formação e à consolidação de polos de desenvolvimento regional, a exemplo dos polos de Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) e do Norte de Minas Gerais. Esses polos têm contribuído para o aumento das exportações e da geração de superávites comerciais, através da oferta de produtos nobres e de alto valor comercial.
 
Fonte: Daniel Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário