domingo, 8 de agosto de 2010

Aeroporto: Temos que pensar grande para poder colher o pequeno



“A Infraero, responsável pela adsministração de 67 aeroportos no País, tem previstos para este ano investimentos de R$ 1,5 bilhão até dezembro. Mas apenas 11% desse total foram de fato liberados até a medade do ano, segundo levantamento feito pela ONG Contas Abertas (www.contasabertas.com.br). Das 47 ações previstas, incluindo, manutenção, adequação e construção de terminais e pistas, 15 estão zeradas. Um problema e tanto para o próximo presidente, que terá que adequar a infra-estrutura aeróportuária para a Copa de 2014, ou antes disso, para a Copa das Confederações, em 2013.

A construção do complexo logístico do Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS), por exemplo, é uma das ações previstas no orçamento 2010 que ainda não foi contemplada. Pouco mais de R$ 56 milhões estão autorizados para uso no empreendimento gaúcho neste ano. A construção de terminal de passageiros, de pátio de aeronaves e de acesso viário no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) também faz parte da lista das não beneficiadas com verbas em 2010, com previsão de R$ 46,1 milhões.
A região Norte é a única que, dentre as ações previstas pela Infraero para 2010, todas receberam recursos. No Nordeste, das 10 ações listadas, quatro ainda não receberam qualquer valor. São elas: construção de torre de controle do Aeroporto Internacional de Salvador (BA), adequação do terminal de passageiros do Aeroporto de Juazeiro do Norte (CE), construção do terminal de passageiros e pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina (PI) e ampliação e reforma da infraestrutura aeroportuária do aeroporto internacional de Aracaju (SE).
A assessoria de imprensa da Infraero informou, em e-mail enviado à reportagem, que “o maior desembolso ocorre no segundo semestre, com a conclusão das licitações e início dos maiores investimentos”. De acordo com a assessoria, a empresa prevê usar todo o montante global previsto para investimentos até dezembro, depois da fase de licitações.”

Fonte: Eliomar de lima
Achamos que o Aeroporto de Juazeiro do Norte poderia ter a concepção de um projeto para copa de 2.014, como Centro Nordestino de Conexões Aeroviárias. E ainda ter o desenvolvimento de ações militares, sendo dotado de Base Aérea e Centro de Logística integrando Terminal de Cargas à Ferrovia Transnordestina e Porto Seco.

Tudo isto é possível e fundamentado na nossa localização estratégica - centro nordestina, equidistante de todas as capitais nordestinas, pelo fluxo crescente local, proximidade com pólos produtores agrícolas, além de outros em potencial a serem banhados pela Transposição do Rio São Francisco, intersecção rodo-ferro-aeroviária com ligação direta a dois portos: Pecém-CE e Suape-PE, necessidade de  ocupação militar garantindo a Soberania Nacional na retaguarda das Bases em cidades litorâneas como Fortaleza, Recife, e Salvador, presença crescente de grandes grupos  nacionais e internacionais e recebimentos de investimentos em massa.

Apesar de todos estes motivos favoravéis existe apenas um único que impede todos os outros, a fraqueza política local, chegando Juazeiro do Norte ao cúmulo de seu prefeito maniifestar apoio a candidatos ao legislativo não domiciliados em nossa cidade.

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