domingo, 22 de agosto de 2010

Mudanças no comércio



O presidente da ACESU ressalta o impacto da chegada das grandes redes de supermercados em Juazeiro do Norte que reduziram o faturamento das lojas do centro em até 30%. Segundo o gestor, essa é uma realidade que mudará a postura dos comerciantes do setor em Juazeiro do Norte, com a chegada do HiperBompreço, o comércio precisarpa sair da mesmice para sobreviver.

Fonte: Juanorte

O fato esta cada vez mais notório e existe uma grande necessidade de debates e ações planificadas. A poucos dias levantamos o tema e houve uma tentativa de ridicularizar nossa preocupação por site ligado a gestão municipal. Atribuímos este posicionamento ao despreparo não somente para o trato sobre o tema e falta de políticas públicas para a requalificação da área central de Juazeiro do Norte, como principalmente pela tentativa frustada de negar a verdade, e não reconhecer tamanha negligência.

Repetimos: Juazeiro do Norte precisa urgentemente de um Plano Diretor que oriente seu rápido crescimento e minimize desproporcional valorização ao longo das vias Leão Sampaio e Padre Cícero. Isso pode se dar com obras de infraestrutura como: duplicação e prolongamento da via Virgílio Távora até Missão Velha, remodelamento da avenida do Agricultor - que não esta preparada para receber trânsito da futura Rodovia Padre Cícero, e concretização do Anel Viário.

A cidade deverá criar polos comerciais descentralizados para a comercialização local de hortifrutigranjeiros que deveriam deixar de ser comercializado no centro, e requalificar a area central com amplas areas verdes, fartas vagas de estacionamento, a manutenção de repartições públicas, que sem nenhuma noção acompanham tendências mercadológicas do setor privado.

Quem lê o Juanews sabe que não somos os donos da verdade, mas temos uma leitura que ajuda nossos leitores a pensar, e ter senso crítico sobre as mais diversas saídas.






13 comentários:

  1. Vou começar do final do texto: as repartições públicas e "sui generis"(veja o exemplo do SESI cratense, que é gerido por um sindicato patronal, portanto privado) vão sim, infelizmente, acompanhar as "tendências mercadológicas do setor privado". É cruel, mas é a realidade. Ainda veremos muitas coisas serem extintas em uma cidade(Crato) e outras serem extintas como um todo. Lembre-se do CESEC, da possível desativação da fazenda estadual ou do fim escritório regional da EMBRATEL. Tudo coisa do mercado e da lógica do lucro. O centro de Juazeiro atende ao público mais popular. Portanto, aquele consumidor - e não estou incluido - que tem um poder de compra maior, vai pensar duas vezes ao escolher entre o "mercantil de dona terezinha", em meio a falta de estacionamento e profissionalismo, por exemplo, ou o Hiper. Tal qual a avenidaque dá acesso ao aeroporto, o mercantil do centro não vai prosperar. Amigos, tempos atrás falávamos que o "oba-oba" ora em voga não poderia condizer com a realidade. Estamos começando a colher os frutos de tanta terraplanagem. Para tudo há um preço: se quisermos sediar tanto tubarão atacadista ou varejista, o preço é o comerciante local sumir. É a lógica. Não existe essa de que há espaço para todos. Se a queda foi de 30% até agora, imaginem quando tiver dois atacarejos, um varejista multinacional e possíveis lojas de departamento em dois shoppings. Não acho que seja justo alguns juazeirenses abrirem o bico. Isso é o preço do almejado progresso.

    ps: o que pensam vocês: os olhos dos graúdos gestores públicos ficam cheios quando olham para o hiper ou para o "mercado de dona terezinha"? Não vale anular nem votar em branco!!!

    Admiral
    Crato-CE

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  2. obs: teclo de um cyber a sem querer acessei a conta de um outro usuário que não a fechou por completo. Esse pessoal deveria ter mais atenção.

    Admiral.
    Crato-CE

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  3. A avenida Vírgilio Távora é hoje uma via de ligação ao Aeroporto, sua duplicação e prolongamento até Missão Velha implicaria em novo corredor comercial e de serviços, visto que Missão Velha é a porta do Cariri e via de acesso para todas as capitais nordestinas do litoral leste: Natal, JP, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador. Aliado a isto a Rua do Cruzeiro permitiria a ligação direta com a Praça Padre Cícero, o coração da cidade, podendo se desenvolver guardando semelhanças com a Rua São Pedro, entrada dos que seguem de Crato, e Barbalha. A ferrovia Transnordestina e Transposição do S Francisco tornam o leste caririense promissor, sem esquecer que a proposta via cortará nossa nova fronteira imobiliária: Brejo Seco, Gavião, Gaviãozinho, Arraial, etc...

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  4. Prezado

    Uma via duplicada, passando pelo aeroporto, até Missão Velha não seria uma alternativa a "desproporcional valorização" em relação as outras duas vias citadas. A av. pe. Cícero, por exemplo, é comercial daquela forma por estar entre os dois maiores mercados consumidores da região. Veja que uma revenda de carros antes localizada na saída para Barbalha está de mudança...para a av. Pe. Cícero. Não duvido que outros sigam o mesmo caminho. Além do mais, é uma contradição de sua parte, sempre muito crítico ao caos no trânsito de sua cidade, conceber que uma via expressa venha a desembocar DIRETAMENTE na praça principal e central de Juazeiro do Norte. Seria um inferno no já bagunçado trânsito.

    Mas você citou a transnordestina. Caso Missão Velha desponte como centro comercial/de serviços, também é válida a observação.

    Admiral

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  5. As avenidas Ailton Gomes e Castelo Branco são dois belos exemplos de corredores intrinsecos. O potencial de corredor extrinseco é muito maior que dos primeiros. Acreditamos que a requalificação da Av Vírgilio Távora pode render algo semelhante a Av.washington soares em Fortaleza. Que tem investimentos extraordinários não ficando atrás das avenidas Aguanambi e Bezerra de Menezes - duas principais saídas da cidade.

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  6. O fato da mudança da concessionária para a avenida Padre Cícero mostra o surgimento de um comercio setorial na mesma. Lembramos que a antiga DRASA saiu da Rua Ratisbona em Crato para lá. Futuramente novas concessionárias deveram se instalar em Juazeiro com a mesma marca 9 ex:(02 fiat's, 02 vw's)e esse tipo de situação faz da avenida padre cicero um local pouco provavel para dois concorrentes da mesma marca. Outro exemplo: se o Atacadão quisesse abrir uma segunda loja - terá que optar por outro local. Concorda?

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  7. Não acredito que empresário de sã consciência fosse abrir outra revenda da VW(por exemplo na v tavora) numa via em que não há "foco" para tanto. Vc em seu texto responde bem isso - "comercio setorial". Agora, se é venda de moto eu não digo nada. A gente sabe o que moto vende tal qual coentro em feira. Até em Crato são duas Hondas e uma Yamaha, sem falar das outras... O "Atacadão", aliás, não serve de ilustração. Seja pelo fato da inviabilidade de ter duas lojas numa mesma cidade(por mais didático que vc tenha sido), seja pelo fato de um concorrente ter a intenção de erguer uma loja defronte, fato este que distancia ainda mais uma via comercial em consolidação(a pe.cicero) de uma residencial(l sampaio, v tavora). A não ser que, como já expus aqui, a falta de terreno empurre, futuramente, empreendimentos para outros locais. Ou que vc esteja certo de haver um vetor de crescimento para o lado de Missão Velha. Neste aspecto, eu me dou por vencido e não argumento nada. Afinal,a isto o futuro pertence. Aliás, agora vc me deu uma ideia do que possivelmente seria a Leão Sampaio caso a entrada de Juazeiro, vindo de M Velha - que é mais perto - fosse a v tavora. A Leão Sampaio se consolidaria como um setor residencial por excelência uma vez que todo o tráfego não passaria mais por lá. Ou vc duvida o contrário?

    Hipóteses. Mas vislumbrando isso, da entrada pela V Tavora, o que há de se ter muita força para a construção de nova avenida, teríamos de conceber, mais uma vez, a bagunça no trânsito.

    (Acho que a av W Soares, em Fortaleza, tem um comércio mais "Top" do que a bezerra de menezes. Pelo menos foi o que observei da última vez que estive lá no começo desse ano. Não usemos Fortaleza como exemplo).

    AD.

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  8. avenidas não são locais para concepção de residencias. Nos bairros residenciais são as avenidas que concetram serviços e comercios.

    VC tocou no que queríamos a falta de terrenos e a necessidade de ocupação de novos espaços.

    A av V Távora tem tudo para ser um importante tronco rodoviario para o regiao leste metropolitana. Esta avenida tem outro projeto associado: o Anel viário - via que contornaria Juazeiro permitindo rápido fluxo entre suas principais saídas: Crato, Barbalha, Missao Velha e Caririaçu sem a necessidade de passar pelo centro. A av V tavora apenas faria o elo centro-leste tendo outras opções para as outras saidas

    A avenida Leao Sampaio tem menos de 25 anos, a Padre cicero mais de 30. A av Leão Sampaio ganhou recentemente uma loja da jacauna e em Barbalha ganhara a CEASA - ancora de um novo polo em torno da avenida que poderá se destacar mais que o Centro de Barbalha, promovendo diminuição semelhante ao que vivemos nos centros de Juazeiro e Crato. Não acreditamos que ela fique para apenas residencias.

    Se não quer usar o exemplo de Fortaleza, viajemos ao Recife, o centro da capital pernambucana perdeu importancia a cidade e sua regiao metropolitana se desenvolve de forma descentralizada: Afogados, Prazeres, Cavaleiro, etc... são polos comercias desentralizados.

    Fixar o homem próximo de casa ao inves de aglutinar todos em so lugar é a detendencia da organização das grandes cidades!

    A nova fronteira imobiliaria da RMC é Missão Velha. Teriamos outras possibilidades para adençar laços entre Juazeiro e Crato: outro acesso, aqui falam na av Paulo Maia ( paralelo a via ferrea): somos favoraveis a um anel viario metropolitando incluindo Crato e Barbalha.

    Uma pista saindo da Ce-293 trecho Missão Velha-Barbalha continuando com a Av Manoel Coelho - cortando: Castelo Branco, Virgilio Tavora, Via ferrea, Rio Salgado, 3 Marias, Av Lindalva Rodrigues, Vila São Bento, finalizando na CE-386 trecho Batateira-Ponta da Serra na altura da variante da CE-292 ( desvio da Batateiras).

    Esta pista concentraria o tráfego rodoviario e as avenidas Padre Cicero e Leao Sampaio receberia semaforos e se destinaria ao transito urbano.

    O projeto Minha casa minha vida em Juazeiro se localiza nas adjascencia do aeroporto e contemplara mais de mil familias ( sao mais de mil imoveis) a classe que mais aumenta o consumo são as classes C, D e E.

    Se outrora achou que vias nao sao prioritarias, que o negocio é o transporte publico, pense que eles precisam destas vias

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  9. Achamos que avenidas formam o esqueleto de qualquer conglomerado urbano. Cada via bem planejada pode conter os mais diversos emprendimentos, facilitando o acesso a todos que integram, no caso, a cornubação Crajubar.

    Sr Admiral é um prazer debatermos estees temas, e quem sabe aumentar subsidio dos leitores sobre necessidades de nossa infraestrura. Pedimos que continue. aguardaremos em breve

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  10. A duplicação da avenida vírgilio távora e prolongamento até MV, é uma obra estruturante que não tira a necessidade de outras vias, visto passar pelo centro de JN. Achamos que devemos continuar com a opção do tráfego pelas avs leão sampaio e Padre cicero, e termos ainda um contorno ao norte de Juazeiro que seria excelente para o deslocamento da zona oeste da RMC, com destaque para o Crato até o aeroporto

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  11. Onde consigo a metéria original dessa queda do comércio do centro de Juazeiro? O site...

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  12. a postagem teve origem em materia do Juanorte, O Povo, Diario do Nordeste, Acesu e Sefaz ( são orgaos que podem ser consultados )

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  13. Você teria um link mais preciso para localizar a matéria original e completa?

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