O presidente da ACESU ressalta o impacto da chegada das grandes redes de supermercados em Juazeiro do Norte que reduziram o faturamento das lojas do centro em até 30%. Segundo o gestor, essa é uma realidade que mudará a postura dos comerciantes do setor em Juazeiro do Norte, com a chegada do HiperBompreço, o comércio precisarpa sair da mesmice para sobreviver.
Fonte: Juanorte
O fato esta cada vez mais notório e existe uma grande necessidade de debates e ações planificadas. A poucos dias levantamos o tema e houve uma tentativa de ridicularizar nossa preocupação por site ligado a gestão municipal. Atribuímos este posicionamento ao despreparo não somente para o trato sobre o tema e falta de políticas públicas para a requalificação da área central de Juazeiro do Norte, como principalmente pela tentativa frustada de negar a verdade, e não reconhecer tamanha negligência.
Repetimos: Juazeiro do Norte precisa urgentemente de um Plano Diretor que oriente seu rápido crescimento e minimize desproporcional valorização ao longo das vias Leão Sampaio e Padre Cícero. Isso pode se dar com obras de infraestrutura como: duplicação e prolongamento da via Virgílio Távora até Missão Velha, remodelamento da avenida do Agricultor - que não esta preparada para receber trânsito da futura Rodovia Padre Cícero, e concretização do Anel Viário.
A cidade deverá criar polos comerciais descentralizados para a comercialização local de hortifrutigranjeiros que deveriam deixar de ser comercializado no centro, e requalificar a area central com amplas areas verdes, fartas vagas de estacionamento, a manutenção de repartições públicas, que sem nenhuma noção acompanham tendências mercadológicas do setor privado.
Quem lê o Juanews sabe que não somos os donos da verdade, mas temos uma leitura que ajuda nossos leitores a pensar, e ter senso crítico sobre as mais diversas saídas.
Vou começar do final do texto: as repartições públicas e "sui generis"(veja o exemplo do SESI cratense, que é gerido por um sindicato patronal, portanto privado) vão sim, infelizmente, acompanhar as "tendências mercadológicas do setor privado". É cruel, mas é a realidade. Ainda veremos muitas coisas serem extintas em uma cidade(Crato) e outras serem extintas como um todo. Lembre-se do CESEC, da possível desativação da fazenda estadual ou do fim escritório regional da EMBRATEL. Tudo coisa do mercado e da lógica do lucro. O centro de Juazeiro atende ao público mais popular. Portanto, aquele consumidor - e não estou incluido - que tem um poder de compra maior, vai pensar duas vezes ao escolher entre o "mercantil de dona terezinha", em meio a falta de estacionamento e profissionalismo, por exemplo, ou o Hiper. Tal qual a avenidaque dá acesso ao aeroporto, o mercantil do centro não vai prosperar. Amigos, tempos atrás falávamos que o "oba-oba" ora em voga não poderia condizer com a realidade. Estamos começando a colher os frutos de tanta terraplanagem. Para tudo há um preço: se quisermos sediar tanto tubarão atacadista ou varejista, o preço é o comerciante local sumir. É a lógica. Não existe essa de que há espaço para todos. Se a queda foi de 30% até agora, imaginem quando tiver dois atacarejos, um varejista multinacional e possíveis lojas de departamento em dois shoppings. Não acho que seja justo alguns juazeirenses abrirem o bico. Isso é o preço do almejado progresso.
ResponderExcluirps: o que pensam vocês: os olhos dos graúdos gestores públicos ficam cheios quando olham para o hiper ou para o "mercado de dona terezinha"? Não vale anular nem votar em branco!!!
Admiral
Crato-CE
obs: teclo de um cyber a sem querer acessei a conta de um outro usuário que não a fechou por completo. Esse pessoal deveria ter mais atenção.
ResponderExcluirAdmiral.
Crato-CE
A avenida Vírgilio Távora é hoje uma via de ligação ao Aeroporto, sua duplicação e prolongamento até Missão Velha implicaria em novo corredor comercial e de serviços, visto que Missão Velha é a porta do Cariri e via de acesso para todas as capitais nordestinas do litoral leste: Natal, JP, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador. Aliado a isto a Rua do Cruzeiro permitiria a ligação direta com a Praça Padre Cícero, o coração da cidade, podendo se desenvolver guardando semelhanças com a Rua São Pedro, entrada dos que seguem de Crato, e Barbalha. A ferrovia Transnordestina e Transposição do S Francisco tornam o leste caririense promissor, sem esquecer que a proposta via cortará nossa nova fronteira imobiliária: Brejo Seco, Gavião, Gaviãozinho, Arraial, etc...
ResponderExcluirPrezado
ResponderExcluirUma via duplicada, passando pelo aeroporto, até Missão Velha não seria uma alternativa a "desproporcional valorização" em relação as outras duas vias citadas. A av. pe. Cícero, por exemplo, é comercial daquela forma por estar entre os dois maiores mercados consumidores da região. Veja que uma revenda de carros antes localizada na saída para Barbalha está de mudança...para a av. Pe. Cícero. Não duvido que outros sigam o mesmo caminho. Além do mais, é uma contradição de sua parte, sempre muito crítico ao caos no trânsito de sua cidade, conceber que uma via expressa venha a desembocar DIRETAMENTE na praça principal e central de Juazeiro do Norte. Seria um inferno no já bagunçado trânsito.
Mas você citou a transnordestina. Caso Missão Velha desponte como centro comercial/de serviços, também é válida a observação.
Admiral
As avenidas Ailton Gomes e Castelo Branco são dois belos exemplos de corredores intrinsecos. O potencial de corredor extrinseco é muito maior que dos primeiros. Acreditamos que a requalificação da Av Vírgilio Távora pode render algo semelhante a Av.washington soares em Fortaleza. Que tem investimentos extraordinários não ficando atrás das avenidas Aguanambi e Bezerra de Menezes - duas principais saídas da cidade.
ResponderExcluirO fato da mudança da concessionária para a avenida Padre Cícero mostra o surgimento de um comercio setorial na mesma. Lembramos que a antiga DRASA saiu da Rua Ratisbona em Crato para lá. Futuramente novas concessionárias deveram se instalar em Juazeiro com a mesma marca 9 ex:(02 fiat's, 02 vw's)e esse tipo de situação faz da avenida padre cicero um local pouco provavel para dois concorrentes da mesma marca. Outro exemplo: se o Atacadão quisesse abrir uma segunda loja - terá que optar por outro local. Concorda?
ResponderExcluirNão acredito que empresário de sã consciência fosse abrir outra revenda da VW(por exemplo na v tavora) numa via em que não há "foco" para tanto. Vc em seu texto responde bem isso - "comercio setorial". Agora, se é venda de moto eu não digo nada. A gente sabe o que moto vende tal qual coentro em feira. Até em Crato são duas Hondas e uma Yamaha, sem falar das outras... O "Atacadão", aliás, não serve de ilustração. Seja pelo fato da inviabilidade de ter duas lojas numa mesma cidade(por mais didático que vc tenha sido), seja pelo fato de um concorrente ter a intenção de erguer uma loja defronte, fato este que distancia ainda mais uma via comercial em consolidação(a pe.cicero) de uma residencial(l sampaio, v tavora). A não ser que, como já expus aqui, a falta de terreno empurre, futuramente, empreendimentos para outros locais. Ou que vc esteja certo de haver um vetor de crescimento para o lado de Missão Velha. Neste aspecto, eu me dou por vencido e não argumento nada. Afinal,a isto o futuro pertence. Aliás, agora vc me deu uma ideia do que possivelmente seria a Leão Sampaio caso a entrada de Juazeiro, vindo de M Velha - que é mais perto - fosse a v tavora. A Leão Sampaio se consolidaria como um setor residencial por excelência uma vez que todo o tráfego não passaria mais por lá. Ou vc duvida o contrário?
ResponderExcluirHipóteses. Mas vislumbrando isso, da entrada pela V Tavora, o que há de se ter muita força para a construção de nova avenida, teríamos de conceber, mais uma vez, a bagunça no trânsito.
(Acho que a av W Soares, em Fortaleza, tem um comércio mais "Top" do que a bezerra de menezes. Pelo menos foi o que observei da última vez que estive lá no começo desse ano. Não usemos Fortaleza como exemplo).
AD.
avenidas não são locais para concepção de residencias. Nos bairros residenciais são as avenidas que concetram serviços e comercios.
ResponderExcluirVC tocou no que queríamos a falta de terrenos e a necessidade de ocupação de novos espaços.
A av V Távora tem tudo para ser um importante tronco rodoviario para o regiao leste metropolitana. Esta avenida tem outro projeto associado: o Anel viário - via que contornaria Juazeiro permitindo rápido fluxo entre suas principais saídas: Crato, Barbalha, Missao Velha e Caririaçu sem a necessidade de passar pelo centro. A av V tavora apenas faria o elo centro-leste tendo outras opções para as outras saidas
A avenida Leao Sampaio tem menos de 25 anos, a Padre cicero mais de 30. A av Leão Sampaio ganhou recentemente uma loja da jacauna e em Barbalha ganhara a CEASA - ancora de um novo polo em torno da avenida que poderá se destacar mais que o Centro de Barbalha, promovendo diminuição semelhante ao que vivemos nos centros de Juazeiro e Crato. Não acreditamos que ela fique para apenas residencias.
Se não quer usar o exemplo de Fortaleza, viajemos ao Recife, o centro da capital pernambucana perdeu importancia a cidade e sua regiao metropolitana se desenvolve de forma descentralizada: Afogados, Prazeres, Cavaleiro, etc... são polos comercias desentralizados.
Fixar o homem próximo de casa ao inves de aglutinar todos em so lugar é a detendencia da organização das grandes cidades!
A nova fronteira imobiliaria da RMC é Missão Velha. Teriamos outras possibilidades para adençar laços entre Juazeiro e Crato: outro acesso, aqui falam na av Paulo Maia ( paralelo a via ferrea): somos favoraveis a um anel viario metropolitando incluindo Crato e Barbalha.
Uma pista saindo da Ce-293 trecho Missão Velha-Barbalha continuando com a Av Manoel Coelho - cortando: Castelo Branco, Virgilio Tavora, Via ferrea, Rio Salgado, 3 Marias, Av Lindalva Rodrigues, Vila São Bento, finalizando na CE-386 trecho Batateira-Ponta da Serra na altura da variante da CE-292 ( desvio da Batateiras).
Esta pista concentraria o tráfego rodoviario e as avenidas Padre Cicero e Leao Sampaio receberia semaforos e se destinaria ao transito urbano.
O projeto Minha casa minha vida em Juazeiro se localiza nas adjascencia do aeroporto e contemplara mais de mil familias ( sao mais de mil imoveis) a classe que mais aumenta o consumo são as classes C, D e E.
Se outrora achou que vias nao sao prioritarias, que o negocio é o transporte publico, pense que eles precisam destas vias
Achamos que avenidas formam o esqueleto de qualquer conglomerado urbano. Cada via bem planejada pode conter os mais diversos emprendimentos, facilitando o acesso a todos que integram, no caso, a cornubação Crajubar.
ResponderExcluirSr Admiral é um prazer debatermos estees temas, e quem sabe aumentar subsidio dos leitores sobre necessidades de nossa infraestrura. Pedimos que continue. aguardaremos em breve
A duplicação da avenida vírgilio távora e prolongamento até MV, é uma obra estruturante que não tira a necessidade de outras vias, visto passar pelo centro de JN. Achamos que devemos continuar com a opção do tráfego pelas avs leão sampaio e Padre cicero, e termos ainda um contorno ao norte de Juazeiro que seria excelente para o deslocamento da zona oeste da RMC, com destaque para o Crato até o aeroporto
ResponderExcluirOnde consigo a metéria original dessa queda do comércio do centro de Juazeiro? O site...
ResponderExcluira postagem teve origem em materia do Juanorte, O Povo, Diario do Nordeste, Acesu e Sefaz ( são orgaos que podem ser consultados )
ResponderExcluirVocê teria um link mais preciso para localizar a matéria original e completa?
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