domingo, 29 de maio de 2011

Notícias do Fim de Semana IV

Torres que serão construidas pela CRC do empresario e Deputado Manoel Salviano




 NE: Para fazer o comercial completo também lembramos da Fábrica da Farmace prometida pelo mesmo nas últimas eleições para deputado.

Fonte: Juametro

Ranking das cidades cearenses no potencial de consumo

 Preços de ligação entre 24 cidades vão ter redução

Valor médio de ligação local é de R$ 0,07. Até sábado, entre Fortaleza e Cascavel sai por R$ 0,32912 na semana, entre 10h e 11h

Dos 560 municípios do País beneficiados, 24 estão no Ceará, nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri
A ligação da telefonia fixa entre alguns municípios pode ficar mais barata. A partir deste sábado (28), os usuários de telefone fixo nas regiões metropolitana de Fortaleza e do Cariri poderão fazer chamadas a custo de ligação local para municípios com mesmo DDD e que apresentem continuidade geográfica, segundo informações divulgadas ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Atualmente, o preço médio de uma ligação local, via Telemar, é de R$ 0,07. Até sábado, uma ligação DDD entre Fortaleza e Cascavel, por exemplo, sai por R$ 0,24513 pela Embratel ou R$ 0,32912 pela Telemar, de acordo com simulação feita no site da Anatel. Os valores são referentes a uma ligação realizada durante a semana, entre 10h e 11 horas. Com a mudança, as conversas por telefone entre Fortaleza e Cascavel terão custo de ligação local.

De acordo com a Anatel, no Ceará, 4,2 milhões de moradores das regiões metropolitanas de Fortaleza e Cariri serão beneficiados. A região de Fortaleza é composta por 15 municípios e terá 3,7 milhões de beneficiados. A região do Cariri, com nove municípios, terá 560,3 mil beneficiados. O Ceará tem 783 mil acessos fixos; 50,3 mil telefones públicos; e 8 milhões de acessos móveis.

País
Em todo o País, a medida beneficia usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento. A mudança alcança, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios. Essa revisão é feita anualmente.

"O novo regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD)", explica em nota a Anatel. A mudança foi publicada pela agência em 21 de janeiro de 2011, com a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).

Foram contempladas no regulamento as regiões metropolitanas de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), Norte/Nordeste Catarinense (SC), Lages (SC), Carbonífera (SC) e Tubarão (SC). Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os seus municípios já são considerados uma mesma área local. As Rides são Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e Grande Teresina (PI/MA).

Regiões no Ceará
RMF
Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama, e São Gonçalo do Amarante.

Cariri
Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.


Fonte: DN / CAROL DE CASTRO - REPÓRTER
NE: Desde que foi fundada é a primeira vez que observamos a RMC ganhar alguma coisa pelo fato da interação reconhecida em sua criação.

Aeroporto da Capital

Edital de reforma do aeroporto ainda está previsto para junho

O terminal de passageiros passará dos atuais 38.500 m² de área para 117.600 m², em 2014, e 133.800 m², em 2016

Capacidade do Pinto Martins, após a reforma, vai girar entre 7,4 milhões e 11,1 milhões de pessoas, anualmente

Projeto de ampliação é orçado em mais de R$ 400 mi e permitirá um fluxo anual de 11 milhões de passageirosEquipamento fundamental para o sucesso turístico de Fortaleza na Copa do Mundo de 2014, o Aeroporto Internacional Pinto Martins deverá ter seu edital de reforma e ampliação lançado apenas na segunda quinzena do mês de junho. A informação foi dada ontem pelo arquiteto Jonas Maurício Lopes, responsável pela Superintendência de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, que participou da audiência pública promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) para debater as obras da Copa na Capital cearense.

Pela lei de licitações, segundo Lopes, após a audiência pública realizada ontem em Fortaleza, a empresa tem 15 dias úteis para proceder à publicação do edital. O problema da morosidade da reforma do terminal já havia sido evidenciado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cujo estudo afirmava que o aeroporto da Capital não estaria pronto na época do evento esportivo.

Processo ambiental
O projeto de ampliação, orçado em mais de R$ 400 milhões (R$ 387 milhões em reforma e ampliação, R$ 5,5 milhões do projeto executivo e R$ 27 milhões de apoio à fiscalização da obra), já possui licenciamento ambiental prévio emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) desde 1995.

"Concluímos em abril o estudo complementar, enviado à Semace para renovar o processo de licença. Esperamos para breve a licença de instalação", afirmou Lopes. "Fortaleza, seguramente, vai ficar com um dos aeroportos mais modernos do Nordeste", comentou o superintendente de Estudos e Projetos da Infraero.

Subestação de energiaPara sustentar toda a estrutura pensada, a Infraero já negocia com a Companhia Energética do Ceará (Coelce) a construção de uma subestação de energia de 69kV. "É uma infraestrutura muito cara, com elevados gastos de energia elétrica", informou Lopes. Segundo ele, o projeto de uma nova subestação é orçado entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões - em bases iniciais de projeção. O projeto executivo do Pinto Martins será aprovado em paralelo ao início das obras, tendo por base o modelo de licitação do aeroporto de Confins (em Belo Horizonte). "É um processo muito grande, com 1.500 documentos, entre desenho, especificações técnicas e documentos".

Para melhorar o nível de conforto e de serviços, o Pinto Martins ganhará salas de embarque e desembarque em pisos completamente distintos, novos balcões de check in, mais seis pontes de embarque, que totalizarão 16 fingers "no futuro", ampliação do pátio de aeronaves e construção de um pátio de rampas. A previsão de conclusão da primeira fase da obra é outubro de 2013.

Como fica
O terminal de passageiros passará dos atuais 38.500 m² de área para 117.600 m², em 2014, e 133.800 m², em 2016. A expectativa é dotá-lo de uma capacidade operacional de movimentação de 7,4 milhões a 11,1 milhões de passageiros ao ano. No ano passado, a movimentação chegou a cinco milhões de passageiros. O novo estacionamento de veículos, projetado com quatro mil vagas, será licitado e entregue à iniciativa privada para administração. "Demais serviços serão licitados em separado", comentou Lopes. Segundo ele, os projetos de duplicação do meio fio e criação de alças nas vias de acesso ao aeroporto já estão no projeto executivo.

Para o superintendente de Estudos da Infraero, hoje não se constrói aeroportos sem o planejamento integrado dos equipamentos do entorno com as regiões metropolitanas.

A preocupação da empresa, portanto, não é somente com eventos pontuais como Copa do Mundo e Olimpíadas.

"Um aeroporto como o de Fortaleza, que já está indo para grande porte, causa impacto violento no fluxo de carros e no nível de ruídos", disse, acrescentando que a empresa trabalha com planejamentos de curto, médio e longo prazos.

SAMIRA DE CASTROREPÓRTER

TRÊS ANOS
Tempo hábil para execução das obras preocupa
O anúncio do lançamento do edital de licitação das obras civis do Aeroporto Pinto Martins, previsto para a segunda quinzena de junho, ainda não foi suficiente para tranquilizar integrantes de vários segmentos que operam com o setor aeroportuário, de que o aeródromo estará pronto para a Copa de 2014. Muitos temem que as burocracias da Lei de Licitações Públicas nº 8.666 possam retardar, ainda mais, o início das obras e a própria Infraero já torce pela aprovação, na próxima semana, pelo Congresso Nacional, da MP 221, que inverte as fases do processo licitatório.

Se a MP 221 for aprovada, explica o superintendente de Licitações e Contratos da Infraero, José Antônio Neto, a atual lei muda e as propostas de preço passam a ser abertas primeiro, devendo, então, somente a vencedora comprovar que está habilitada jurídica, financeira e tecnicamente e que tem todas as condições de tocar a obra. "Se a MP for aprovada, será um avanço nas compras da administração pública", avalia Antônio Neto, confirmando que a Infraero deverá aguardar a votação da MP, para lançar o edital completo de licitação das obras de expansão do Pinto Martins.

Expectativa
"Para agilizar o processo, a Infraero já devia ter apresentado um pré-edital", cobrou ontem, o engenheiro civil da Construtora Encalso, Mahmoud Hassan Ali Hussein. "Nossa maior preocupação é se haverá tempo hábil para execução da obra", externou o secretário adjunto da Setur, Carlo Veturine.

As obras da primeira fase de ampliação estão previstas para começar ainda este ano e conclusas em outubro de 2013. "Se a licitação transcorrer normalmente, o tempo será suficiente. Mas se for igual a do Castelão, aí ninguém sabe", respondeu o engenheiro de Desenvolvimento Comercial da Construtora Fujita, Rivaldo Rocha.

Características
Eles participaram na tarde de ontem, juntamente com representantes do "trade" turístico, de empreiteiras e demais operadores aeroportuários, da apresentação do escopo do edital de licitação da obra. Na oportunidade, o Antônio Neto expôs algumas das características do edital, que limita a formação de consórcio com até três construtoras, mas permite sociedade entre empresas nacionais e estrangeiras e o uso de tecnologia 100% internacional.

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER

NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Aeroporto de Juazeiro 
Novo puxadinho 

Mais um "puxadinho" está sendo construído no aeroporto regional do Cariri. A obra, segundo as pessoas que ali trabalham, deve abrigar as empresas Azul e futuramente a TAM. As duas empresas vão iniciar suas operações pousando e decolando em Juazeiro do Norte. A azul deve começar a voar para o Cariri no próximo mês e a TAM espera a boa vontade da Agência Nacional de Aviação Civil – (ANAC). Apesar de ter movimentação de cargas e passageiros superior a algumas capitais e outros aeroportos pelo Brasil afora, o aeroporto caririense continua sendo discriminado.

As promessas feitas até o presente nunca foram levadas a sério. A força política do Cariri tem deixado muito a desejar e mostra sua fraqueza de ano para ano. Recentemente o Ministério Publico Federal entrou em ação e a justiça determinou que a Infraero assumisse de vez o aeroporto caririense. O movimento no aeroporto do Cariri vem batendo recordes todos os anos, mas, sempre tem deixado muito a desejar. As reclamações dos passageiros são constantes e o descaso não é de hoje.

Fonte: Miséria

Infraero acata decisão judicial



"A Infraero vai continuar cumprindo seu papel, administrando e operando o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. A construção dos Módulos Operacionais Provisórios vai ser iniciada e todo processo será cumprido". É o que garante a Regional Nordeste da Infraero, sediada em Recife, através da assessoria de imprensa.

De acordo com o assessor Jorge Tadeu, a empresa já foi notificada quanto à decisão da Justiça Federal de Juazeiro, que determinou que a empresa reassumisse a gerência do equipamento. Porém, afirma que "a Infraero nunca deixou de administrar e operacionalizar os serviços do Aeroporto do Cariri, mesmo com as pendências de convênio com o Governo do Estado do Ceará", comenta.

Trecho de matéria do Jornal do Cariri, edição semanal de 24 a 30 de maio de 2011

Notícias do verdão

Verdão enfrenta Vitória pela 2ª rodada da Série B


A novidade do jogo deveria ser a atuação do ex-jogador icasiano Junior Xuxa contratado e regularizado pelo Vitória. Mas o jogador Ribinha foi o destaque da partida que deu a Vitória ao Icasa pelo placar de 3 x 1. O jogo aconteceu às 16h20 com tranmissão na TV fechada pelo canal Pay-per-view. Tendo sido a melhor opção ver o verdão no Romeirão, o caldeirão caririense.
A duplinha de homens  acima da TV Verdes Mares veio conferir ao jogo e fazer um " bico" na TV fechada. Tratam nosso Icasa como um mero participante, afirmam na segunda rodada que o Icasa faz participação para lutar pela permanência na segundona. Pois bem, o Icasa já iniciou melhor que ano passado. Joga de igual para igual com os times supostos candidatos a ascensão para Série A. Aguentar ouvir isso na TV aberta é uma coisa, mas pagar para ouvir isso na TV por assinatura é o cúmulo.

Sobre a transmissão do jogo Sport X Icasa o PC Norões declarou que o jogo não foi disponibilizado para TV aberta:  1- Ora, por que anunciou que ia transmitir? 2- Vocês acham que na Série B vão transmitir jogos quase degraça como no campeonato cearense?

DIEGO PALHINHA NO ICASA

CORINTHIANS/SP EMPRESTA MEIA-ATACANTE AO ICASA

O meia-atacante Vinícius Ramos foi emprestado pelo Corinthians e estreou junto com Diego Palhinha no último sábado.

Romeirão recebe equipamentos usados do Castelão


Segundo informação prestada por Nicanor Gonzaga Araruna, adminsitrador do Romeirão, o governador do Estado, Cid Gomes, disponibilizou várias equipamentos (usados) do Estádio Castelão, de Fortaleza,  para os estádios do interior. Juazeiro foi contemplado  com  mais de nove mil cadeiras , refletores, macas , armários e banheiras de hidromassagem para os vestiários. Neste momento estão sendo colocados no Romeirão as cadeiras conforme fotos ilustrativas.

Exigências da CBF ainda não foram cumpridas


Durante a visita realizada pelo Diário do Nordeste ao Romeirão, no final do ano passado, o titular da Seju informou que a praça esportiva caririense passou por uma reforma, no ano passado, para atender as exigências feitas pela CBF - devido ao retorno do Icasa a disputa da Série B. "O que está faltando diz respeito à parte das cabines de imprensa e das autoridades. Já existe um projeto feito pelo setor de infraestrutura da Prefeitura e que gira no valor de R$ 195 mil e a licitação eu creio que deverá sair ainda no mês de janeiro e que em um prazo de 60 dias comece a obra", informou Aurélio Matias à reportagem naquela ocasião.

No entanto, após cinco meses do anúncio da obra, a construção das cabines de imprensa e tribuna de honra do Romeirão ainda não saiu do papel. "A obra ainda está em processo de licitação. A Caixa Econômica Federal ainda está analisando a proposta para liberar a verba", afirmou o secretário.

fonte: Jornal Diário do Nordeste

Previsão do Juanews concretizada

Particularmente não temos nada contra nenhum clube, mas a forma que O Ceará  se veicula na mída local, em especial na TV Verdes Mares é ilusória, tornando seus tropeços patéticos. O torcedor precisa ser auxiliado para ter consciência de todo o processo e não ser repetidamente enganado por manipuladores das grandes massas. O Ceará cantou de galo no seu terreiro, mas não passa de um pintinho no cenário nacional . A quem interessa pensar diferente? Para cobrar valores absurdos nos ingressos? Atrair votos? Fazer a vontade dos patrocinadores? 

2 comentários:

  1. A carroça desembestada, desembestou de vez. Nunca deveria ter saido da garagem

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  2. Não é que na lista de regiões metropolitanas citadas algumas não trazem o nome de qualquer cidade principal? Acho que tal lembrança serve de refresco para memórias e cabeças duras que ainda alimentam ódio intestino e incompreensível pelo simples fato de a nomenclatura da região metropolitana ser "cariri". Vamos torcer para que quem sofre deste mal, fique logo curado.

    Ah, dos prédios de Salviano: o comercial ficou mais bonito- ainda que muito comunzinho- que o residencial

    Admiral
    Crato

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