domingo, 15 de maio de 2011

Aspirações metropolitanas

Elefante branco




E por falar na Secretaria das Cidades, como anda o anunciado estudo de viabilidade do Distrito Industrial do Cariri? A implantação desse distrito foi iniciada em 1992, numa área de 1,6 milhão de metros quadrados, distribuídos em terrenos-limítrofes pertencentes aos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O local foi destinado a abrigar indústrias de médio e grande porte a serem instaladas na Região Metropolitana do Cariri. Até agora, conta-se nos dedos as unidades ali em funcionamento. Problemas existentes: o acesso ao distrito continua precário. Faltam itens básicos de infraestrutura como energia elétrica suficiente para atender à demanda, telecomunicações, rede de informática, água, esgotamento sanitário, sem falar que nunca foi implantado um sistema de coleta de lixo.
Será que sai?

Um tanto ressabiado, por conta de tantas obras paralisadas, o povo da Região Metropolitana do Cariri aguarda o início de uma ação prometida pelo Governo do Estado dentro do Projeto Cidades do Ceará. Trata-se de um investimento de 66 milhões de dólares (46 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial e 16 milhões de reais como contrapartida do Governo do Estado). Se as obras começarem ainda este ano (e é aqui que a porca torce o rabo) o anunciado projeto beneficiará cinco eixos estruturantes do Cariri: o religioso (romarias); turismo ecológico, esportes e aventura (Flona e APA do Araripe); cultural (tradições populares, festas e feiras regionais e artesanato); científico (Geoparque Araripe e Museu de Paleontologia) e de eventos e negócios. Se virar realidade, mencionado projeto irá executar obras consideradas imprescindíveis ao desenvolvimento da conurbação Crajubar e cidades adjacentes.
Coluna: ArmandoRafael / Blog do Crato 

Sugestão aos deputados estaduais

 

 

Já que os senhores estão com tanta avidez em mudar a nomenclatura em relação a Juazeiro, ao invés de mudarem o nome da cidade, mudem o nome da região metropolitana, pois o certo seria Região Metropolitana de Juazeiro do Norte. A cidade polo deve sempre ser enunciada. Não existe Região Metropolitana do Ceará, e sim de Fortaleza; não existe Região Metropolitana de Pernambuco, e sim de Recife; não existe Região Metropolitana da Borborema, e sim de Campina Grande. Este sim seria um bom serviço à cidade.

Querem mudar o nome da cidade

 

 

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) disse, durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira na Assembléia Legislativa, que buscará assinatura de 15 colegas parlamentares para subscrever seu pedido de decreto legislativo autorizando a realização de plebiscito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para consultar a população de Juazeiro do Norte se aceita ou não a mudança do nome da cidade para Juazeiro do Padre Cícero.

Fonte: Miséria

Não precisa ter o Padre Cícero no nome para conhecer Juazeiro como tal. Juazeiro do Norte já é nome consagrado e conhecido nacionalmente. Todos de fora já falam: Ah! É a cidade do padre! Por isso, é desnecessária a mudança. Quem inventa isso só quer aparecer. Juazeiro precisa mesmo é de apoio para seus problemas de infraestrutura. Com todo respeito senhores deputados, mas o aeroporto, o anel viário, o porto seco e a ligação com Missão Velha são bem mais urgentes que essa besteira.
Cidade Juá

Integração nos Transportes Coletivos

O Cariri apesar de tão longe do mar, vive o debate dos seus projetos na forma de ondas. Na onda  do VLT Cariri se falou em integração bimodal, mas esta necessidade foi estranhamente engavetada. Os trens tem poucos passageiros mais isto poderia mudar com a formulação de um Sistema Integrado de Transportes Coletivos. Isto implica na construção de terminais de integração, tarifa única para passageiros muncipais e metropolitanos e apoio dos respectivos órgãos.

4 comentários:

  1. Tudo isto que está escrito aí, estas obras, já deveriam ter sido concluídas ou iniciadas. Mas o Governador está de olho nelas, pois vêm aí as eleições municipais. Não se fala que ele lançará o Roque para Prefeito do Crato e que pretende candidato único para Juazeiro? Em Barbalha ele lançou a isca com os grandes projetos. E em Missão Velha? Ele pode transferir para lá o Distrito Industrial, fazer obras relativas a Transnordestina. E se nós do curral eleitoral, votarmos neles, o Projeto do Governador estará realizado. Utopia? Nem tanto.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao nome do Padre Cícero para Juazeiro, isto ainda vai render. Que se faça logo o plebiscito e tudo será resolvido sem mais desgastes. Não é bem verdade que quando se fala em Juazeiro do Norte lá fora, se sabe que é Juazeiro do Padre Cícero. Pergunta-se logo "Juazeiro da Bahia?

    ResponderExcluir
  3. É lamentavel, constatar que nossos politicos são realmente medíocres, pra que trocar seis por meia dúzia? querem mudar o nome da cidade de verdade pra diferenciar do juazeiro da bahia? por favor né gente!!!!!! muda então o nome da cidade pra crajubar... ciceropolis...cariri cidade...qualquer outro nome menos juazeiro de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ou então que mandem esses politicos trabalhar de verdade !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho um tremendo elefante branco essa estória da nomenclatura da região metropolitana do cariri; falta um "problema verdadeiramente problemático" que venha a tomar de conta da cabecinha de alguns

    Admiral
    Crato

    ResponderExcluir