domingo, 22 de maio de 2011

Notícias do Fim de Semana III

Sai resultado da licitação da nona estação do VLT cariri

                        

A empresa Gaid Construções Ltda foi a vencedora da licitação da nona estação do Metrô do Cariri. O resultado foi anunciado hoje (20) pela Comissão Especial de Licitação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pode ser visualizado no site www.pge.ce.gov.br. A Gaid apresentou a proposta de menor preço global entre as classificadas, R$ 397.833,57, o que representou uma economia para os cofres públicos, já que o valor de referência da obra no edital era de R$ 497.440,92.

A próxima fase é a assinatura da ordem de serviço. A vencedora terá 120 dias, contados a partir do quinto dia útil da emissão do documento, para concluir o serviço. A Estação Escola ficará localizada em frente à nova escola profissionalizante que está sendo construída pelo Governo do Estado em Juazeiro do Norte. A estrutura será tipo tubular, semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.

O Metrô do Cariri liga as cidades cearenses de Juazeiro do Norte e Crato (Sul do Estado) ao longo de 13,6 quilômetros. O empreendimento é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado e é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. O Metrô do Cariri foi inaugurado em dezembro de 2009.

Em mais de um ano de operação, o sistema tem sido responsável por fomentar o desenvolvimento da Região do Cariri, já que liga importantes pólos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O Metrô do Cariri significou um avanço na região, não somente por ser uma opção de transporte eficiente, seguro e barato - a passagem custa R$ 1,00

Fonte: Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

NE: Ao contrário da nota acima, desconhecemos a Estação São Pedro, que deveria esta edificada no ponto de interseção da via férrea com a rua que deveria dar nome a estação.

HRC inicia operações segunda com emergência de portas fechadas

                           

Com os serviços de consultas pré-cirúrgicas, ultrassonografia e de exames laboratoriais, o Hospital Regional do Cariri inicia nesta segunda-feira (23), a partir das 7 horas, o atendimento a pacientes da região. Os médicos cirurgiões farão consultas de pacientes de diferentes municípios da macrorregião do Cariri com indicação de cirurgia e encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Após a consulta, já realizam os exames laboratoriais de preparação para a cirurgia. A consulta de retorno é agendada para recebimento e resultados dos exames e marcação da data da cirurgia. No HRC há 24 médicos cirurgiões contratados.

O início do funcionamento do Hospital Regional do Cariri já contribui para reduzir filas de espera. No primeiro dia de atendimento, nesta segunda-feira, somente no ambulatório pré-cirúrgico os médicos farão consultas de 24 pacientes que aguardam por cirurgias de alta complexidade em diversas especialidades. Além de cirurgia geral, entre as especialidades médicas no Hospital Regional do Cariri estão a traumato-ortopedia, cirurgia vascular, neurologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, cirurgia plástica. No total, são 98 médicos especialistas contratados. Incluindo os aprovados em seleção pública de todas as áreas da saúde, o hospital tem 996 profissionais.

O HRC foi construído no período de dois anos pelo Governo do Estado (iniciado em fevereiro de 2009 e inaugurado em abril de 2011), um investimento de R$ 105 milhões. Somente na aquisição de equipamentos modernos – inclusive ressonância e tomógrafo - foram investidos R$ 31,22 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa

Ainda, segundo o Secretário de Saúde será inaugurado no final do ano o HRN em Sobral, com aproximadamente 400 leitos, e um novo Hospital na RMF será construído maior que o de Sobral.

Avaliação dos tempos que JN era o 5º PIB do estado já era positiva

Juazeiro (5º PIB cearense) é um caso especial. Não tem o mesmo PIB que Sobral (3º do Ceará, em dados do Ipece publicados no Anuário do Ceará), contudo, tem mais dinheiro circulando, até porque o comércio e os serviços são os motores da economia. Sobral depende muito da indústria, que só deixa na cidade uma pequena parte do que é remetido para as matrizes. Graças a mão invisível de Padre Cícero, o dinheiro de Juazeiro circula mais na região.

Coluna Vertical - O Povo 2008

Hoje JN é o terceiro maior PIB, somente superado pela capital e o maior Distrito Industrial do Ceará, Fortaleza e Maracanaú, respectivamente. Neste novo cenário com a formalização da economia e diversificação sobretudo no setor de serviços, podemos afirmar que existe cada vez mais dinheiro circulando na vista, que corresponde a 40% do PIB da região, sendo portanto a locomotiva do progresso da região centro-nordestina. No entanto, se criou as mesmas práticas de remessa de lucros para as matrizes, o empresariado local precisa continuar forte, mas a arrecadação de impostos é crucial para o poder público poder fazer as intervenções necessárias, só falta saber escolher melhor os governantes!!!

Centro Multifuncional, no antigo Centro de Apoio aos Romeiros, repercute negativamente no Crato


O anuncio da criação do Centro Multifuncional do Cariri foi recebido com muita turbulência pelos cidadãos cratenses, o deputado Ely Aguiar fez inflamado discurso na Assembléia Legislativa a favor da permanência das repartições públicas estaduais nos seus respectivos endereços atuais. Eles temem um esvaziamento ainda maior na cidade, após a perda de sucessos orgãos e empresas que se transferiram especialmente para JN.

Achamos que a criação da RMC não deu a harmônia necessária para as suas cidades constituintes. O maior motivo foi a falta de planejamento e valorização territorial nas cidades. Um Plando diretor e a distribuição de aparelhos urbanos é imprescindível. Têm por finalidade a inverção estatal às tendências centralizadoras na iniciativa privada. 

Um exemplo positivo a ser ampliado é o VLT Cariri que conseguiu valorizar os seus 13,6 quilômetros atualmente com várias construções: 02 escolas profissionalizantes, o Open Mall, a antiga Usina Zé Bezerra ( que mais cedo ou mais tarde deve se tornar um grande centro de compra e serviços), etc...

O município do Crato é o maior territorialmente na RMC, ao inverso de JN que é estrangulado e precisa de territórios vizinhos para continuidade do seu crescimento. Com adequada infraestrutura viária e de transportes coletivos Crato poderá se desenvolver a contento.

Já o Centro Multifuncional não é bem localizado nem mesmo para os municípes juazeirenses, esta numa área para a qual a cidade nunca cresceu, trata-se de um brejo aterrado, sem via de acesso largas e rápidas, susceptível a engarrafamentos nos períodos de maior perigrinação dos romeiros.

Já havíamos proposto um Centro Administrativo metropolitano no São José às margens do VLT Cariri permitindo um fácil acesso entre as duas principais cidades com a possibilidade de com ramal VLT Cariri até Barbalha e Missão Velha ser acessível a grande parte da população caririense.

Sport vence Icasa na Ilha do Retiro

Na estréia do Icasa no Campeonato Brasileiro Série B, o Verdão até que criou boas chances, mas acabou sendo derrotado para o Sport Recife, na Ilha do Retiro, pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória pernambucana foi marcado no começo do jogo.

Logo aos dois minutos, o Sport abriu o placar. Daniel Paulista arriscou de fora da área, a bola desviou e enganou o goleiro Marcelo Pitol. O Verdão saiu por ataque. Aos seis, Ribinha chutou forte e Rodrigo Calaça defendeu. Aos 12, Jean cobrou falta, a bola bateu na barreira e saiu. Aos 13, Wanderson Cafu cabeceou com perigo. Aos 28, Ribinha arrancou pela direita, mas chutou mal. Aos 34, Wellington Saci tentou de longe e Pitol espalmou. Aos 36, Bruno Mineiro subiu livre e cabeceou pra fora. Aos Wanderson Cafu fez boa jogada e cruzou, mas Marciano não conseguiu alcançar. Aos 40, Marciano lançou Ribinha que chutou, mas Calaça defendeu.

O Icasa teve a chance de empatar no primeiro minuto da etapa final. Everaldo arrancou e tocou para Ribinha, que bateu pra fora. Aos 15, Montoya cabeceou firme, mas pra fora. Aos 17, Tobi desviou no primeiro pau e Marcelo Pitol fez bela defesa. Aos 25, Vanderson cobrou falta fechada e Rodrigo Calaça espalmou. Aos 32, Hamilton achou espaço de fora da área e chutou á direita do gol. Aos 43, o Verdão ficou bem perto do empate. Almir foi lançado, ficou de frente com o goleiro e tentou encobrir, mas Rodrigo Calaça fez a defesa. Nos acréscimos, Renato ficou livre na área e chutou, mas Pitol fez milagre.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1X0 ICASA
COMPETIÇÃO – Campeonato Brasileiro Série B – 1ª rodada
LOCAL – Estádio Ilha do Retiro – Recife/CE
ÁRBITRO – Ítalo Medeiros de Azevedo/RN
ASSISTENTES – Luiz Câmara Bezerra/RN e Lorival Cândido das Flores/RN
RENDA – não divulgada
PÚBLICO – não divulgado
GOL – Daniel Paulista (SPO) 02/1º.
SPORT
Rodrigo Calaça, Alex Bruno, Tobi e Montoya; Renato, Hamilton, Daniel Paulista, Marcelinho Paraíba e Wellington Saci (Naldinho); Bruno Mineiro (Tadeu) e Carlinhos Bala (Fernandinho).
Técnico – Hélio dos Anjos.
ICASA
Marcelo Pitol, Diogo (Almir), Ramon e Everaldo; Wanderson Cafu, Vinícius, Eliélton, Jean e Janilson (Vanderson); Ribinha (Fábio Lima) e Marciano.
Técnico – Dado Cavalcanti.

Fonte: Icasafc
Achamos que o Icasa foi bem mas não conseguiu um melhor resultado pelo nervosismo da estréia semelhante ao ano passado. O time ainda não têm entrosamento suficiente, a diretoria do Icasa não realizou amistosos preliminares e trabalhou com o desmonte no final do ano passado, esperando que todos retornassem como o goleiro Pitol. Infelizmente, é sabido que nem sempre isso acontece, e os trabalhos devem visar toda temporada; estadual e nacional. Assim, poderemos ver um time mais coeso e ter chances reais de ganhar um campeonato estadual.

O uniforme é mais suave e bonito, diferente dos anteriores carregados de patrocinadores, ponto positivo!

Impasse no mercado público
 
O Mercado Central Adauto Bezerra, maior deste Município, com 518 vendedores, está ameaçado de ser vendido à iniciativa privada. Um projeto de indicação para a venda do espaço foi aprovado por vereadores esta semana e os permissionários do local sequer foram consultados. Eles dizem que foram pegos de surpresa. O local é um dos maiores atrativos do comércio da cidade, frequentado, principalmente, por turistas e romeiros de todo o Nordeste.

Os comerciantes foram até à Câmara Municipal, na última quinta-feira, cobrar uma resposta dos vereadores. O projeto é de autoria do presidente da Casa, José de Amélia Júnior. Ele justificou que no local há empreendedores com um grande número de lojas, em detrimento de um de outros comerciantes que poderiam estar usufruindo do espaço, além de ser um espaço que vem dando prejuízos ao erário público. Isto foi desmentido pelos dirigentes da Associação do Mercado Central Adauto Bezerra, que mantém boa parte dos serviços e pagam aluguel de R$ 15,00, o metro quadrado, ao Município. A Prefeitura é a responsável pela administração do equipamento.

Durante a reunião na Câmara, nova proposta surgiu: solicitar, por meio do Legislativo, a doação do mercado aos associados, pelo próprio presidente e, também, autor do projeto de indicação de venda.

Inicialmente, a associação se coloca contra a possibilidade de assumir o mercado. Admite que o local tem de ser gerido pelo próprio Município, como bem público. Mas, por outro lado, caso tenha de ser vendido para terceiros, segundo o presidente a Associação, Antônio Gelmar Beserra, é melhor que os próprios associados assumam a administração do local.

Cogestão

A entidade tem mais de 250 associados e atua em regime de cogestão com o Município. Em 2007, os sócios reagiram ao processo de terceirização do mercado, como ocorreu com outros de médio porte na cidade, a exemplo, o do Pirajá e o Senhora Santana. Esses locais estão sendo geridos pela iniciativa privada. Constantemente, há reclamações por parte dos respectivos locatários quanto à lentidão nas reformas, iniciada este ano no Mercado Senhora Santana, no Centro, entre outros fatores.

Com a reação contrária dos comerciantes, o presidente da Câmara decidiu mudar de opinião e propor o novo projeto, ao ouvir o presidente da Associação, de que o mercado não daria prejuízos. De acordo com o presidente da entidade, de junho do ano passado até agora, com o regime de cogestão, já foram arrecadados mais de R$ 400 mil. Dentro desse processo administrativo, foram definidos projetos de melhorias, como a inclusão imediata de uma cobertura. Atualmente, está sendo feita a construção de boxes para a venda de verduras e hortifrutigranjeiros, em investimento de quase R$ 190 mil. Gelmar, que fez um relato de todo o processo de cogestão e também ressaltou as problemáticas no espaço, afirma que é radicalmente contra a privatização do Mercado Adauto Bezerra.

A nova proposta do presidente da Câmara, de doação para os associados, não teve uma resposta imediata do grupo que estava nas dependências da Câmara. O presidente da Associação disse que os associados deveriam ser consultados posteriormente sobre a ideia. O que mais levou a estranheza da ação da Câmara, que na terça-feira chegou a votar 48 projetos, numa sessão que iniciou à tarde e foi até às 20 horas, segundo Gelmar, é que o projeto não veio do Poder Executivo. O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, chegou a anunciar em carro de som, nas ruas do Centro da cidade, que era contra o processo de privatização. O mercado já tem 34 anos de fundação. É uma espécie de shopping popular. Foi erguido após um incêndio em outro prédio, na época erguido no mesmo local.

Enquete

Qual a solução?

"Sou radicalmente contra a privatização do Mercado Adauto Bezerra. Podemos colocá-lo em patamar mais elevado"
Antônio Gelmar, Presidente da Assoc. dos Permissionários

"Não sabia da ideia de indicação. Isso pegou a gente de surpresa. A associação impediu o processo de terceirização antes"
Agnaldo Lima, Administrador do mercado público

"Já existe essa tentativa de terceirizar ou privatizar há muito tempo. Nas vezes que tentaram, a associação barrou"
Raimundo Bezerra, Comerciante

MAIS INFORMAÇÕES

Associação do Mercado Central Adauto Bezerra
Rua São Paulo S/N, Centro
Juazeiro do Norte - CE
Telefone: (88)2512.4290

Fonte: Diário do Nordeste
Manobras de caminhões em áreas centrais criam transtornos ao trânsito
                                         Como se não bastassem os constantes desfiles de instituições e cortejos fúnebres por ruas centrais de Juazeiro do Norte, as manobras de caminhões continuam sendo um problema. Enquanto em algumas cidades do mesmo porte da terra de Padre Cícero o tráfego de veículos com cargas pelo centro é proibido, Juazeiro teima em não adotar o modelo. Isso representa um grave problema ao fluxo normal de veículos, principalmente por alguns trechos com ruas estreitas e estacionamentos dos dois lados.

Condições assim não inibem as tentativas de acessos de caminhoneiros que se dão ao luxo até de querer encurtar caminhos para chegar ao destino final. Outros desconhecem o percurso a seguir e terminam desembocando em trechos completamente inviáveis para manobras. Uma situação ou outra representa graves problemas ao fluxo normal de veículos pelo centro da cidade.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na manhã desta quinta-feira no cruzamento das ruas Clóvis Beviláqua e São Pedro. Ali um caminhão Volkswagen tipo baú de cor branca e placas BEL-0401, inscrição de Arapongas (PR), encontrou dificuldades para tomar o leito da Rua São Pedro. O veículo pertence à empresa Móveis Belo Escritórios e estava chegando com uma carga sendo responsável pelo engarrafamento por alguns momentos.
Para o empresário Normando Sóracles, de 50 anos, além de implantar a Zona Azul, a Prefeitura deveria estar se preocupando, também, com a proibição no tráfego de veículos pesados com carga pelas ruas do centro. Ele acrescenta que o precedente poderia ser aberto apenas em relação aos caminhões paus de arara, principalmente em épocas de romaria. Na opinião do empresário é aí que surge a importância da construção do anel viário juazeirense.
                                    
Fonte: Miséria

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