quarta-feira, 13 de outubro de 2010

TV Verdes Mares Cariri comemora 1º ano de notícias



PROGRAMAÇÃO ESPECIAL



TV Verdes Mares Cariri comemora 1º ano de notícias

Repórter Paulo Henrique durante trabalho em campo. Ele destaca que as matérias transmitidas pela TV fortalecem as potencialidades da região

8/10/2010

Ao longo deste mês, começando amanhã, programação especial para primeiro aniversário da emissora no Cariri

Juazeiro do Norte. Uma imagem projetada de uma região em franco desenvolvimento. A chegada da TV Verdes Mares Cariri aconteceu com festa. Em um ano, a grande expectativa tem se concretizado, por meio dos que fazem a emissora e do público. A TV inaugura um novo momento da comunicação regional. A 122ª filiada da TV Globo e a segunda do Estado do Ceará, integra 66 cidades, num ritmo ascendente de trabalho, dando voz às comunidades, desde os pequenos municípios das diversas regiões às cidades de médio porte que têm se destacado na Região Metropolitana do Cariri (RMC).

Uma programação se estende durante este mês, em comemoração a presença da TV na região. Amanhã, em comemoração à semana da criança, será realizado o Dia da Alegria. Segundo o gerente comercial da TV Verdes Mares Cariri, Hairton Carvalho, o público da região terá a oportunidade de comemorar num momento especial. A festa para as crianças e a família será iniciada às 8 horas, com a distribuição de brindes, mil exemplares do Diário do Nordeste, gratuitamente, e pipocas com saquinhos personalizados da TVMC.

O evento, no Parque de Exposições do Crato, se estenderá até o final da tarde, tendo a coordenação do empresário Rubens Galdino, com o apoio do Sistema Verdes Mares Cariri, Serviço Nacional do Comércio (Senac), Prefeitura Municipal, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Polícia Militar. A coordenação pretende reunir as crianças da cidade para um dia de lazer. Dos dias 20 a 23 serão realizadas blitze em várias cidades da região, com distribuição de brindes e adesivagem de veículos.

No dia 1º de outubro de 2009, empresários, sociedade e intelectuais do estado e da região do Cariri viam a chegada da emissora como um marco do desenvolvimento caminhando junto com esse momento.

"Não daria para conceber uma Região Metropolitana sem uma emissora do porte da TV Verdes Mares Cariri", diz o escritor e jornalista Geraldo Menezes Barbosa. Ele afirma que este era um dos grandes desejos do idealizador e criador do Sistema Verdes Mares, o empresário Edson Queiroz.

"Era um sonho dele e uma promessa saldada. Edson Queiroz ainda é muito lembrado pelos bons serviços prestados a essa região", diz ele.

Uma população estimada em 1,903 milhão de telespectadores passou a contar com uma programação voltada para sua realidade, divulgando os recursos e belezas naturais, a cultura, o meio social, político e econômico dessa região do Estado. Sediada no Município de Juazeiro do Norte, a TV Verdes Mares Cariri passou a transmitir seu sinal a todo Centro-Sul; à região do Cariri; a quase todo o sertão de Crateús; ao sertão dos Inhamuns; a parte do Sertão Central e parte do Vale do Jaguaribe. Essa área abrange 61 mil quilômetros quadrados, o que equivale a 41% do território do Estado. A meta da emissora recém-instalada era privilegiar as notícias da região e valorizar a cultura, o turismo, os talentos e os interesses de cada localidade.

 TV Verdes Mares Cariri conta com equipes de jornalismo e comercialização, trabalhando a partir das demandas regionais. Antenas e transmissores garantem melhor qualidade de sinal e uma cobertura mais abrangente. O padrão de qualidade com que a TV Verdes Mares trabalha permanece, podendo ser visto pelo telespectador e percebido no atendimento ao anunciante. Dentro dos padrões de qualidade da TV Globo, a emissora local vem mostrando a cara regional para o País e o Estado com mais intensidade.
Temas importantes

A nova emissora passou a retransmitir os programas da TV Globo exibidos no País e telejornal local de 38 minutos (CETV 1ª Edição), com equipe de jornalistas que trabalham para levar ao telespectador desses municípios o cotidiano, os problemas e a discussão dos temas mais importantes para a região. Além disto, muito do material produzido pelas afiliadas acaba alimentando a programação exibida nacionalmente na Rede Globo, dando maior visibilidade para o Sul do Ceará.

O editor-chefe da TV Verdes Mares Cariri, Flávio Pinto, diz que a emissora chegou num momento em que a região está se solidificando com o crescimento econômico. São novas indústrias e universidades que se instalam, conforme o editor, mas há uma preocupação de contribuir com o crescimento das outras regiões. "Temos um compromisso com as comunidades dessas regiões, de levar um jornalismo sério, comprometido com a verdade, sem interferências, de uma forma isenta e até de vanguarda", afirma.
Flávio Pinto destaca ser impressionante a quantidade de pessoas que tem procurado a emissora no sentido de fazer um jornal voltado para as comunidades, principalmente as mais carentes. "São pessoas que não tinham acesso, principalmente às autoridades. A Verdes Mares Cariri faz um jornalismo comunitário, e leva a comunicação como um verdadeiro mediador desse processo", constata. E nesse sentido, Flávio Pinto comemora este ano com o crescimento desse trabalho, intensificando a sua atuação regional, principalmente por meio de uma equipe de trabalho que cedo se adequou ao ritmo proposto pela emissora. "A população está reconhecendo isso e todos os dias recebemos sugestões de pauta, de todas as áreas, mas a comunidade tem sentido essa parceria", enfatiza.

Diferencial
"Este é um momento de alegria para a TV que tem o poder de destacar o Cariri"

Marcos Gomide

Diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares

"Nosso diferencial é conseguir acompanhar o padrão de qualidade da TV Globo"

Flávio Pinto

Editor-chefe da TV Verdes Mares Cariri

"Com a TV Verdes Mares Cariri, temos oportunidade do Ceará se conhecer mais"

Geraldo Pinheiro

Presidente da CDL do Crato

"A implantação da TVMC veio por um processo de desenvolvimento regional"

Geraldo Menezes Barbosa

Escritor e jornalista

MAIS INFORMAÇÕES

TV Verdes Mares Cariri, Avenida Padre Cícero, 5051

Bairro São José, Juazeiro do Norte (CE)

(88) 3572.4200

MARCO

Trabalho acompanha o desenvolvimento regional

Juazeiro do Norte. A comunidade vivencia um momento diferente, mas a equipe de trabalho se surpreende com essa realidade que se mostra com a presença da Verdes Mares Cariri. O diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares, Marcos Gomide, diz que a emissora vem superando todas as expectativas mesmo durante esse primeiro ano de atuação na região e tem se mostrado de grande importância dentro desse processo de desenvolvimento regional.
Uma equipe de repórteres todos os dias está nas ruas ouvindo a população. Segundo o repórter Paulo Henrique, as pessoas têm tido a oportunidade de ter voz na TV e isso tem sido um aprendizado, em todas as classes sociais. "Chego nos lugares e percebo que as pessoas têm se adaptado até a forma de falar para a TV", diz. Mesmo sendo caririense, o repórter afirma que desde que chegou à região, tem sido um aprendizado poder conhecer mais de perto o potencial que o lugar apresenta. Paulo Henrique passou por meios de comunicação do Sul do País, como o Zero Hora, e chegou a atuar no programa Globo Ecologia, no Rio de Janeiro.

Durante esta semana, uma série de reportagens tem apresentado o Projeto Geopark Araripe, com reportagens produzidas, chamando a atenção para aspectos relacionados ao meio ambiente, paleontologia e o desenvolvimento científico regional. "Toda a importância da preservação desse patrimônio e o desenvolvimento regional são enfocados", diz a produtora Mary Landim. Para Paulo Henrique, essa realidade da população local está tendo a oportunidade de conhecer a região está sendo inquestionável.
O gerente comercial da emissora, Hairton Carvalho, destaca a vitória da região, com a chegada da TVMC. Um momento de grande expectativa e que neste primeiro ano vem se consolidando com uma emissora local. Ele afirma que as ações conjuntas de marketing, comercial e jornalismo, as parcerias em grandes eventos regionais e a presença marcante da televisão têm sido imprescindíveis nesse processo.

Grande show
Um grande show de comemoração de um ano de atuação está programado para acontecer no sábado, dia 23 de outubro. São grandes atrações no evento que irá reunir milhares de pessoas para brindar por uma festa que apenas está iniciando, num caminho crescente dentro do contexto regional.

A ampliação do telejornal é uma perspectiva de realização. Uma vitrine que se amplia em prol de um novo panorama que se estende na área da comunicação no interior do Estado.

Participação
O gerente comercial da TV destaca a participação da emissora local em diversas ações na região, a exemplo da Expocrato, Festa de Santo Antônio, em Barbalha, vaquejadas, da I Feira de Flores de Holambra, ocorrida ano passado e em mais um ano de parceria, no próximo mês de novembro. "Todas essas inserções são importantes, no sentido de estarmos mais próximos da população, fazendo parte do dia-a-dia do caririense", afirma.

A televisão tem promovido a abertura da região para espaços em todo o Estado e até inserção nacional, com seus grandes eventos, conforme o gerente. "É uma forma de sermos vistos de fora para dentro e não apenas dentro da própria região. Isto faz com que essa força de desenvolvimento se amplie mais ainda", afirma.
Hairton Carvalho destaca a realização do Dia de Alegria, dedicado às crianças, com a distribuição de pipoca, refrigerantes, brincadeiras durante o dia inteiro, além de oficinas com pinturas, contação de histórias e a presença dos palhaços. "A festa será dedicada à família", enfatiza ele, ao mesmo tempo fazendo um chamamento para os festejos de aniversário desse primeiro ano da TVMC.



O aniversário deixa em festa toda a região, que vem se beneficiado com um telejornalismo de qualidade e com poder de fortalecer a integração regional.

Cobertura
66 cidades do interior cearense são integradas pela TV Verdes Mares Cariri, correspondendo a 61 mil km quadrados, o que equivale a 41% de todo o território do Estado

ELIZÂNGELA SANTOS

REPÓRTER


Achamos que a TV Verdes Mares Cariri repete boa parte da programação da matriz do Sistema Verdes Mares em Fortaleza-CE. Como repetitivo exemplo, temos o Icasa como único clube grande do estado ainda a disputar a Copa Fares Lopes, após a desclassificação de Ceará e Fortaleza; e ainda: estando na Série B de projeção nacional - O Icasa não recebe a mídia dispensada aos dois clubes da capital. A parte local não é gerada em Juazeiro, e nossos destaques esportivos ficam em segundo plano. Cada clube caririense deveria ter um repórter exclusivo para cobertura. E ainda os telejornais matutinos e noturnos exibidos pela emissora deveriam ser gerados por aqui. Quem sabe com a maturidade a emissora veja esta necessidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário