quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CARIRI CONQUISTA SENADO



Minutos antes de embarcar com destino a Brasília para discutir estratégias de campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, o senador eleito Eunício Oliveira (PMDB) visitou os stúdios do Grupo CearáSat de Comunicação, em Fortaleza, onde é gerado o Jornal Alerta Geral, e, em entrevista gravada, revelou que, ainda no calor das comemorações da vitória, no domingo à noite, fez um pedido especial ao governador reeleito Cid Gomes (PSB) para a Região do Cariri. O pedido é a construção do novo terminal do aeroporto regional Orlando Bezerra.

Segundo Eunício Oliveira, a obra do aeroporto foi discutida em sua campanha, mas deixou de ganhar maior abrangência para evitar que não fosse ser interpretada como promessa de campanha. E, na noite de domingo, Eunício disse que, ao abordar o governador Cid Gomes sobre a questão, recebeu uma boa notícia: Cid garantiu, conforme o senador eleito pelo PMDB, o compromisso de assumir a responsabilidade pelas novas obras do Aeroporto do Cariri se a Infraero não ficar com o terminal Orlando Bezerra.

Ao ser questionado sobre o seu mandato no Senado, Eunício disse que carrega a responsabilidade do reconhecimento aos cearenses que o elegeram e disse que, em Brasília, terá obstinação, luta e trabalho para defender os interesses do Estado. Sem esconder a alegria pela expressiva votação, disse que, neste momento, tem a humildade para se dedicar ainda mais a vida pública e trabalhar ao lado governador Cid Gomes para o Ceará conquistar obras e benefícios para a população.

Eunício, quando perguntado sobre dificuldades na relação com o PT, preferiu não polemizar e foi lacônico: ‘’todo vencedor tem o direito de ser generoso’’. Passado o clima de comemoração para vitória no Ceará, o peemedebista embarcou, ao lado de Cid Gomes e do senador petista eleito José Pimenel, com destino a Brasília para discutir as ações no sentido de garantir a vitória da candidata Dilma Roussef na disputa pelo segundo turno contra o tucano José Serra.

Salviano recebe 76.915 votos e espera assumir mandato

Candidato à reeleição, o deputado federal Manoel Salviano (PSDB) recebeu 76.915 votos, não apareceu na lista de votações do Tribunal Regional Eleitoral (TER), mas tem esperanças, com o registro de sua candidatura, de assumir o mandato. Salviano enfrenta dois desafios: um, é assegurar o deferimento da sua postulação e, em segundo lugar, esperar que, com a recontagem do quociente de cada partido ou coligação, o PSDB cearense garanta a segunda vaga na Câmara Federal.

Encerrada a apuração, o PSDB, sem a soma dos votos de Manoel Salviano, assegurou apenas uma vaga na Câmara dos Deputados. Foi reeleito Raimundo Gomes de Matos. Salviano é o segundo mais votado. Além de não ver os seus votos computados – o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não contabilizar os sufrágios dados aos candidatos sub judice, Manoel Salviano ainda precisa contar com as mudanças que poderão ocorrer entre candidatos concorrentes para saber se terá ou não a segunda vaga garantida no PSDB.

Há pendência, também, de candidatos de outros partidos e coligações. O candidato Eugênio Rabelo (PP), por exemplo, está na mesma situação de Manoel Salviano e com 82.028 votos espera o julgamento de recursos para registrar de sua candidatura. Eugênio, com essa votação, poderá garantir mais uma vaga para a coligação que encabeçada pelo PP. Salviano e Eugênio poderão conseguir uma vaga. Um dos deputados que perderiam a vaga é Mário Feitoza (PMDB).



Urnas antecipam debate sobre sucessão de Santana

Concluída a apuração dos votos, as atenções irão se voltar para as eleições de 2012. A expressiva votação do ex-prefeito e candidato a deputado federal Raimundo Macedo (PMDB) o coloca como o mais forte pré-candidato a ocupar a cadeira de Manoel Santana (PT). Raimundão recebeu, somente, em Juazeiro, 43.228 votos. Em segundo lugar, com pouco mais de 30.000 votos aparece Manoel Salviano (PSDB).

A lista dos mais votados tem, ainda, Arnon Bezerra (PTB), com 9.994 votos e José Nobre Guimarães (PT), com 6.248 votos. Guimarães recebeu o apoio de Santana e esperava, pelo menos, o dobro dessa votação. A impopularidade da administração Santana barrou, porém, as suas pretensões. Diferente de Juazeiro, Barbalha – com bem menos votos do que a terra de Padre Cícero, premiou Guimarães com 7.310 votos. Barbalha, também, é governada pelo PT.

Raimundão recupera prestígio político e não esconde o sonho de voltar à Prefeitura de Juazeiro do Norte. Soma força eleitoral, sentimento de vingança por ter sido traído pelo prefeito Manoel Santana a quem ajudou a eleger em 2008 e poder de articulação. Há dois anos, Raimundão perdeu a convenção do PSDB para Manoel Salviano, saiu do ninho tucano e foi decisivo na vitória de Santana com quem rompeu nos primeiros meses da administração. Agora, Raimundão quer reconquistar a prefeitura. O primeiro passo nesse sentido foi dado com os 43.228 obtidos no último domingo.

Depois de uma campanha de sofrer, segundo ele, muita perseguição e difamação, Raimundão, com 116.310 votos, comemorou atribuindo a vitória ao povo. Disse que esse é um momento de agradecimento. “Pedi ao meu povo que só votasse em mim se eu merecesse. Só irei permanecer na vida pública até o momento que a população acreditar em mim e acreditar que eu possa ser útil”, afirma. (Colaborou Yaçanã Neponucena)
 
Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário