quarta-feira, 6 de outubro de 2010

JUAZEIRO SAI DERROTADO DAS ELEIÇÕES

Mirelly Morais

Ao invés de crescer, o Cariri perdeu representatividade política nas eleições gerais realizadas no último domingo, 3. A partir de 1º de janeiro de 2011, a região cearense formada por 31 municípios, que conta com mais de 700 mil eleitores, só contará com cinco, dos 46 representantes na Assembléia Legislativa Estadual. No pleito passado o Cariri elegeu sete deputados.(Na foto, eleitores acompanhando os boletins eleitorais, no Fórum de Juazeiro)

Juazeiro do Norte, segundo maior colégio eleitoral do Ceará também saiu derrotado das eleições 2010. Nenhum dos eleitos para representar a região tem domicílio eleitoral em Juazeiro. Isso significa que a Terra do Padre Cícero perderá espaço e amargará mais quatro anos sem representação forte na Assembléia.

Os cinco deputados estaduais eleitos pelo Cariri foram: Camilo Santana (PT), por Barbalha, Ely Aguiar (PSDC), pelo Crato, Welington Landim (PSB), pelo município de Brejo Santo, Sineval Roque (PSB), também domiciliado no Crato e Daniel Oliveira (PMDB), representante do município de Lavras da Mangabeira.

No caso da eleição para a Câmara Federal, destaca-se a expressiva votação do eleito deputado federal pela coligação PMDB, PRB, PDT, PT, PSC, PSB, PC do B, Raimundo Macedo. Somente em Juazeiro, Raimundão conseguiu 43.228 votos, o que representa cerca de 51% dos votos válidos para o cargo no município, seguido pelos deputados reeleitos, Arnon Bezerra (PTB) e José Nobre Guimarães (PT). Sendo esses três os mais votados nos três principais municípios da região. Em Crato, Juazeiro e Barbalha esses candidatos se revisaram apenas as colocações. Em Juazeiro, Raimundão ficou em primeiro lugar, seguido por Arnon Bezerra e José Guimarães. No Crato, Arnon foi o mais votado, deixando Raimundão em segundo lugar. Já em Barbalha a situação se inverteu. Guimarães saiu na frente, seguido por Raimundão e Arnon respectivamente.

Senado

A eleição dos senadores na região do Cariri seguiu a lógica do resultado estadual. Eunício Oliveira (PMDB) liderou a votação, seguido de José Pimentel (PT), ficando em terceiro lugar o candidato não eleito do PSDB, Tarso Jereissati.

Abstenção em Juazeiro

A abstenção pode ser considerada grande e cresceu em relação à eleição anterior. Do total de 157.137 eleitores de Juazeiro, aptos a votar nas duas zonas eleitorais que funcionam no município, a 28ª e a 119ª, cerca de 33 mil juazeirenses deixaram de votar. Significa dizer que, apenas 123.315 eleitores compareceram as urnas em Juazeiro para eleger seus representantes.

Apoio de Santana

Guimarães contava com o apoio do prefeito petista de Juazeiro, Manoel Santana. Porém, no maior colégio da região esse apoio só lhe garantiu 6 mil 248 Enquanto que em Barbalha, também sob gestão petista do prefeito José Leite, Guimarães alcançou a marca de 7.310 votos.

Suplentes do Cariri

Ana Paula Cruz, quinta suplente da coligação PRB, PT, PMDB, PSB

Vásques Landim, segundo suplente da coligação PR, PPS

Capitão Vágner, primeiro suplente da coligação PR, PPS

Normando Sóracles, terceiro suplente da coligação PSL, PP, PTB, PHS

Márcio Bilhar, quarto suplente, da coligação PRTB, PTN, PT do P

Professor Antônio, terceiro suplente da coligação PC do B, PSC

Gelva, sexta suplente do Partido Verde (PV)

Soldado Marinilson, sétimo suplente do Partido da Mobilização Nacional (PMN)



Raimundão eleito com maioria de votos em Juazeiro do Norte

Yaçanã Neponucena

Com 116.310 votos em todo o Estado, Raimundo Macedo, o Raimundão (PMDB) foi o oitavo deputado federal mais bem votado do Estado e o primeiro de Juazeiro do Norte, onde conquistou 43.228 votos.

Depois de uma campanha de, segundo ele, muita perseguição e difamação, Raimundão comemorou atribuindo a vitória ao povo. Disse que esse é um momento de agradecimento. “Pedi ao meu povo que só votasse em mim se eu merecesse. Só irei permanecer na vida pública até o momento que a população acreditar em mim e acreditar que eu possa ser útil”, afirma.

Após 22 anos de vida pública, Raimundão fez sua campanha embasado na credibilidade, ele acreditou no que as pesquisas indicavam e não se surpreendeu com a votação. “Só em ter o reconhecimento da população, a gente já fica muito feliz. Durante esse tempo todo, eu continuo merecendo a confiança do povo. A responsabilidade é grande, mas o importante é mostrar trabalho”. Agradece.

A meta de Raimundão é trabalhar para mostrar ao país a importância do Cariri. Segundo ele, a região precisa participar das decisões do Estado. O deputado promete uma boa representação.

Camilo Santana primeiro lugar para estadual no Ceará

Nina Luiza Carvalho

Mesmo confiante que entraria para a Assembléia, Camilo Santana (PT) declara que não esperava ser o candidato mais votado nesta eleição para a vaga estadual. “Sabia que entraria, mas não como primeiro lugar. Sem sombra de dúvida foi uma surpresa muito boa”, falou animado. Sobre o resultado, avalia como uma resposta do povo ao seu trabalho como secretário de Agricultura e a vontade de renovação da população. Ressalta ainda que o apoio partidário foi muito importante para sua candidatura.

O candidato a deputado estadual Camilo Santana (PT) se elegeu com 131.171 votos em todo o Ceará. Camilo foi o estadual mais votado, possuindo uma diferença para o candidato Mauro Filho (PSB), segundo lugar, de 17.447. Na região do Cariri, alcançou 28.004 votos, tendo a cidade de Barbalha com maior pontuação, cerca de 14.968. Em Juazeiro, conquistou 12.371 eleitores e na cidade do Crato ficou em terceiro lugar, com 6.650.

Fonte: Jornal do Cariri

Achamos que de imediato o que pode ser feito para melhorar a representatividade no legislativo seria a campanha de um parlamentar caririense para presidente da Assembléia Legislativa

5 comentários:

  1. Acho a maior besteira afirmar que Juazeiro sai derrotado da eleição estadual. Isso é conversa de boemio de praça que não tem o que dizer. Manchete pra fazer jornal vender mais. Não há como derrotar a cidade que é pista preferencial para investimentos públicos e privados, por exemplo. Além do mais, a representação que o Juazeiro possuia com os dois deputados derrotados foi praticamente nula. Ou seja, agora viverá na prática a falta desses parlamentares. Resumo: não sentirá diferença alguma.

    ps: lembro-me agora que uma proposta de "impacto" de Vasquez Landim foi modificar o nome da região metropolitana para RM de juazeiro ou "JUABC", em substituição do conhecido e tradiconal CraJuBar.

    Admiral
    Crato

    ResponderExcluir
  2. Se já estavamos derrotados com a falta de renovação na assembleia legislativa, o que dirá de uma cidade como Juazeiro não ter um só deputad Achamos que precisamos de representatividade em todos os órgsferas de governo. Será que os deputados caririenses estão dispustos a brigar por Juazeiro/

    ResponderExcluir
  3. Acho que os federais estão sim. Veja Arnon Bezerra que trabalhou debaixo dos panos da política da boa vizinhança(se é que isto exista mesmo) para levar o campus da UFC para os confins da Lagoa Seca, já que é cunhado do vice Celestino e é sabido que este último foi um dos mais árduos defensores da localização da UFC aí. Deputado estadual, até onde sei, não tem margem pra fazer muita coisa.

    ps: e olhe que Arnon foi muito votado em Crato. Não obteve meu voto, mas lamento pelos cratenses cara-de-xuxu que votaram nele

    Admiral
    Crato.

    ResponderExcluir
  4. Temos Arnon como provavelm pre-candidato a prefeito do Crato> Isto é sinalizaso por seus investientos : um hospital e o apoio de Samuel. Pode ser ruim dos cratenses tragarem isso, imagine aqui em Juazeiro que Santana delira lançar Guimarães???////

    ResponderExcluir
  5. Não é ruim, porque a maioria da população ignora por completo qualquer coisa. É verdade quanto ao hospital: a Fundação Leandro Bezerra vai erguer uma nova casa de saúde aqui. Irão retirar aquele arremedo de clínica dali e construir um hospital amplo noutro canto. Gumiarães? Santana, então, deve ser desequilibrado de verdade...

    Admiral
    Crato

    ResponderExcluir