segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Transnordestina inaugura 1º trecho no CE em dezembro



Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar no dia 10 de dezembro da inauguração do primeiro trecho da Ferrovia Transnordestina, que ocorrerá no Ceará, entre Missão Velha e Salgueiro. A informação foi confirmada ontem pelo governador do Ceará, Cid Gomes que participou da quinta reunião de acompanhamento dos trabalhos da ferrovia com o presidente Lula.

Segundo Cid, o Ceará é o Estado com as obras em estágio mais avançado, não só em relação às desapropriações, mas também nas obras, sendo que o trecho já citado já tem seus trilhos assentados.

O segundo trecho a ser incluído ligará Missão Velha a Aurora, e será concluído em Pecém. Os contratos para estes trechos serão assinados pelo presidente no dia dez de dezembro, durante sua visita ao Estado. Uma das principais obras do governo Lula, a Transnordestina é uma ferrovia que ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins.

O objetivo com o equipamento é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte. No último mês de agosto foi assinada em Missão Velha, no Cariri, a ordem de serviço para a construção dos da obra no Ceará. A Ferrovia terá 1.728 quilômetros de extensão, sendo 527 quilômetros no Ceará.

No total, serão gerados mais de 10 mil empregos e investidos R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão no Estado do Ceará. A ferrovia deve gerar 550 mil empregos (diretos e indiretos) e terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano. Após a reunião com o presidente da República, que contou com a participação dos governadores de Pernambuco e Piauí, Cid Gomes foi ao Ministério da Integração Nacional, onde manteve um breve encontro com o ministro João Santana. Cid informou que não tem conhecimento de qualquer avanço em relação à possível implantação de um estaleiro no Ceará.

Fonte:DN

Por falar em competitividade também queremos o gasoduto e o aeroporto, que tanto serviu ao presidente Lula nesses seus quase oito anos de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário