segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resgate dos Bombeiros em Juazeiro do Norte vai para por falta de material


denuncia é que a verba do SUS está com 3 meses de atraso

20/10/2010 - 13:44

O major Sawaki Virgilio, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, está denunciando que o serviço de atendimento pré-hospitalar (resgate) do Corpo de Bombeiros vai parar por falta de dinheiro. Segundo o major Sawaki, a prefeitura não repassa há 3 meses para os Bombeiros a verba do Sistema Único de Saúde (SUS). O oficial diz ainda que “é com essa verba os Bombeiros compram o material para os procedimentos nos atendimentos em acidentes que são comuns todos os dias em Juazeiro do Norte”. Sawaki disse ainda que “fomos várias vezes tentar falar com a secretária de saúde sobre o assunto, mas ele manda dizer sempre que está em reunião ou ocupada”.

Recentemente a corporação conseguiu ambulâncias novas para melhorar o atendimento, agora ameaçado por falta dos repasses do SUS, que são imprescindíveis para que o resgate possa funcionar. Com a paralisação do atendimento dos Bombeiros, a situação tende a piorar e muito. As ambulâncias da prefeitura não dão conta sequer do atendimento na transferência de pacientes entre os hospitais e não tem pessoal preparado para fazer nenhum atendimento pré-hospitalar.
O prefeito e médico Manoel Santana que estava em viagem a capital cearense, provavelmente deve desconhecer tamanha irresponsabilidade por parte da Secretaria de Saúde do município. Segundo o major Sawaki, “deixar um serviço essencial parar por falta de repasse de verbas é imoral e até criminoso”, diz o major, ressaltando que “o Dr. Santana me deu o número do seu telefone celular, mas sempre que ligo, ele não atende”. Diariamente os Bombeiros estão socorrendo vítimas de acidentes e, como o primeiro atendimento é importante, muita gente tem sido salva por causa dos Bombeiros juazeirenses.

Fonte: TV Padre Cicero

Somos solidários e consideramos Os Bombeiros verdadeiros hérois ao absorverem uma função a mais, por falta da implantação do SAMU em Juazeiro do Norte, que demonstra o descaso da prefeitura com a Saúde em nossa cidade. Mas, mesmo que aqui tivesse SAMU, com certeza, ao se avaliar os exemplos ora retratados, teríamos esta unidade despejada se funcionasse em sede alugada, ou luz e telefone cortados se possuisse sede própria. O orçamento de Juazeiro é alto, alguns recursos são tranferidos do SUS para a prefeitura para que sejam repassados a vários prestadores de serviços,. como a única clínica de hemodiálise. Bombeiros, etc... O dinheiro é deles, mas a prefeitura simplesmente não paga a ninguém. Fica a pergunta: é irresponsabilidade ou perseguição? De certeza só podemos informar que há improbidade administrativa..

Nenhum comentário:

Postar um comentário