A Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) anunciou seu projeto de estender o Metrô do Cariri (que liga Crato a Juazeiro do Norte, ainda operando no vermelho dado o reduzido número de usuários) até a cidade de Barbalha.
Sabemos que o Sistema ainda sofre com a baixa demanda, acreditamos que um ramal para Barbalha poderá beneficiar principalmente aos estudantes universitários que poderão se deslocar com conforto, segurança e baixo custo.
Para o sucesso é necessário um projeto bem estudado quanto ao itinerário a ser adotado, diferentemente do ramal Crato-Juazeiro que no momento não possui estações intermediárias com bom fluxo de passageiros, fato prestes a se modificar com a abertura da Escola Técnica Profissionalizante e Juazeiro Open Mail, por exemplo.
Outro fato que esta sendo aguardado é a integração entre ônibus e VLT, que melhorara o transporte coletivo metropolitano com o desenho de um Sistema Integrado que certamente terá o VLT do Cariri como espinha dorsal.
Juazeiro do Norte-CE: VLT chega ao Brasil pelo Cariri
Com esse título a Globonews exibiu matéria sobre o Metrô do Cariri dentro de uma série especial sobre ferrovias, apresentando os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente e de menor impacto ambiental. A repórter Joana Calmon mostrou como os VLTs livraram Paris e outras 20 cidades francesas do caos no trânsito. E, aqui no Brasil, coube ao repórter Paulo Henrique Rodrigues, da TV Verdes Mares Cariri, mostrar o Metrô do Cariri, que liga Crato e Juazeiro do Norte.
De acordo com a matéria, dezembro é o mês que marca o primeiro ano desse metrô que circula quase 14 quilômetros entre as duas cidades. Foi um presente antecipado de aniversário no espaço que o programa "Cidades e Soluções" da Globonews abriu para mostrar este símbolo de modernidade numa terra em contradição ambiental. O VLT – transporte ambientalmente mais correto que o ônibus e a van – passa à porta de milhares de famílias que ainda não têm saneamento básico.
A taxa chinesa de crescimento do Nordeste não se reflete em investimentos na economia verde. Pelo contrário, só para ficar num único exemplo, a construção civil impulsiona uma especulação imobiliária que avança sobre a Chapada do Araripe, a encosta de remanescente de floresta responsável pela recarga do aquífero que dá ao Cariri o apelido de oásis do sertão.
O VLT do Cariri é, talvez, o único avanço da economia verde. A iniciativa é um exemplo de upcycling gigante, que reutilizou a ferrovia já existente. Foi a locomotiva de uma solução para outras cidades (Sobral, também no Ceará, Maceió, Recife, Macaé, no Rio), que também pensam em adotar a mesma alternativa de transporte público, quando essa primeira experiência completa um ano.
Ele foi notícia quando os aparelhos de ar-condicionado pifaram pela primeira vez, quando um dos dois veículos se chocou com um carro e quando os primeiros passageiros embarcaram. Continuou sendo notícia quando deixou de apresentar problemas próprios da adaptação, entrou nos trilhos de vez e virou uma alternativa para os caririenses. Em um ano, o metrô do Cariri é um sucesso ainda subutilizado, pois transporta menos da metade do que pode.
O VLT ainda é visto mais como cartão postal ambulante e menos como uma alternativa segura e barata (a passagem custa R$ 1 ante R$ 1,30 da van e do ônibus) de transporte público. Em Juazeiro do Norte, cidade mais populosa, com quase 250 mil habitantes, as estações ficam longe demais do centro. A companhia que administra o VLT do Cariri promete uma integração com ônibus que vai aumentar a quantidade de passageiros.
Fonte: Miseria
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