quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sistema Viário Metropolitano

O prefeito de Juazeiro do Norte postou no seu twitter:

Conversei com o prefeito Samuel Araripe, Crato, a possibilidade de fazermos um projeto integrado de nossas cidades Para mobilidade urbana

Desse projeto participariam ainda Barbalha e Missão Velha A idéia é fazer novas avenidas integrando Juazeiro, Crato, Barbalha e Missão Velha.

Achamos que a idéia pode partir de qualquer esfera de governo ou até mesmo de algum cidadão. No entanto é de suma importância a criação de um conselho metropolitano, e na ausência da criação de órgãos específicos como um responsável pela malha viária metropolitana, deve-se atribuir a responsabilidade ao DER-CE: Departamento de edificações e Rodovias.

O DER deve elaborar um projeto de vias intermunicipais entre os municípios da RMC, quer com pista dupla ou em pista única. Posteriormente executar estas obras num calendário pre-estabelecido priorizando os principais trechos. Para evitar gastos adicionais futuros com desapropriações: deve-se ser apresentando de imediato as pistas e itinerários a serem edificados. Assim, construiremos um Plano Diretor Metropolitano, aonde cada futuro loteamento, por exemplo, terá que respeitar espaço para a abertura das futuras vias, e não permitam assim a construção de imóveis nestas áreas.

Como o DER é dividido em todo estado em DO's- Distritos Operacionais, seria interessante a criação de um DO exclusivo para a nossa malha viária metropolitana.

Até o momento destacamos a ação do governo do estado na malha viária do Município de Barbalha, onde foram beneficiados os distritos do Caldas, Arajara e Estrela compavimentação asfáltica.

Lembramos que o distrito juazeirense de Marrocos, não dispõe ainda deste benefício, como também as sedes municipais de Juazeiro do Norte e Missão Velha que são dois municípios vizinhos, mas sem acesso direto. O Aeroporto Regional do Cariri se localiza entre as duas cidades, há um crescimento populacional importante na Zona Leste Juazeirense - onde há até um Shopping Center em construção - motivos mais que suficientes para a disponibilização de um elo entre as duas cidades.

Outro projeto importantíssimo é a criação de um novo DI - Distrito Industrial, neste caso faz-se necessário um acesso rodoviário capaz de absorver o trânsito de veículos pesados. E ainda: Porto Seco, Ferrovia Transnordestina, Transposição do São Francisco - são exemplos de fatores influenciadores para novas rodovias.

Somos cearenses, e a responsabilidade da aberturas de vias intermunicipais é de competência do governo do estado, que sabidamente criou a RMC, mas erroneamente negligência seu avanço. 

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