quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Oficina sobre a RMC?????


A Secretaria das Cidades reuniu, dias 10 e 11 de novembro, em Juazeiro do Norte, cerca de 120 representantes dos nove municípios que integram a Região Metropolitana do Cariri (RMC) para discutir estratégias de desenvolvimento regional. Durante o evento, os moradores apontaram as necessidades e defiram prioridades para a região.

De acordo Antonio Nóbrega, coordenador da oficina, o objetivo do encontro é despertar o sentimento de cidadão metropolitano. “As pessoas não podem mais pensar como moradores de determinado município. Hoje, eles vivem uma realidade metropolitana e quando uma cidade se desenvolve, toda a Região Metropolitana do Cariri, certamente, sai ganhando”, explica.
As atividades dirigidas permitiram que a população pensasse no desenvolvimento regional de forma ordenada. Claire Anne Viana de Sousa, presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri - Condirc, atenta para o resultado o trabalho. "As dinâmicas coletivas apontaram nossas prioridades, Agora, temos a preocupação de tornar real tudo aquilo que sonhamos hoje".

O vice-governador Francisco Pinheiro ressalta a importância da RMC. “A Região Metropolitana do Cariri já existe de fato. Agora, precisamos pensar em como melhorar a estrutura para que ela cumpra a sua função de dividir a demanda com Fortaleza”, afirma. Pinheiro destaca ainda a participação popular no processo. “Esse evento é uma simbiose entre governo e sociedade. Certamente, vamos sair com boas idéias”, comemora.
Para o secretário Joaquim Cartaxo os resultados da oficina serão uma ferramenta importante para a política de desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri. “A população nossa idéia é envolver e comprometer a população nas ações estratégicas”, afirma

Fonte: Secretaria das cidades.

Achamos que a RMC já poderia ter avançado bem mais que 2 ou 3 reuniões no plano teórico. Projetos estruturantes, infraestrutura, interligação em todos os níveis devem ser estudados, e discutidos, como também aplicados, que é o maior problema na atualidade, se concretizar algo eficaz e providencial. Por enquanto só blá, blá, blá...

2 comentários:

  1. Pois um novo estádio pra Juazeiro e um novo parque de exposições foram discutidos nessa tal de oficina - que, diga-se de passagem, a imprensa grandalhona não deu um piu. Pelo menos eu não vi.
    AD
    Crato

    ResponderExcluir
  2. tudo q for de bom para o Juazeiro o crato e a Barbalha, será de bom tambem para todas as outras cidades do cariri. tudo vem ao seu tempo e modo e brevemente todas nossas cidades caririenses serão beneficidas.

    ResponderExcluir