segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Censo 2.010



Com mais de 90% da população recenseada, o Ceará já conta com 8.102.338 habitantes (números contabilizados até o fechamento desta edição). No Cariri, os três Municípios mais populosos, o chamado triângulo Crajubar, formado por Crato, Juazeiro e Barbalha, tem uma população de 424.343 habitantes. Juazeiro do Norte é o Município mais populoso com 249.829 habitantes. O agente do IBGE, no Crato, José Roberto Tavares, adverte que a contagem ainda não foi finalizada e, a cada momento, está sendo atualizada até a oficialização do trabalho final, com checagem dos dados se houver necessidade.

Em segundo lugar vem o Crato com 119.762. O resultado superou a expectativa do IBGE que era de 116.759. O agente informou que a população do Crato só não foi maior porque um grupo de moradores que reside em cima da Serra do Araripe, no limite com Pernambuco, se recusou a fornecer informações. Mesmo assim, os recursos federais destinados ao Crato serão aumentados dois pontos. Se a população ultrapassar os 120 mil habitantes, aumenta o número de vereadores na Câmara Municipal do Crato que, no momento, conta com 11 representantes do povo. A secretaria do Poder Legislativo não soube informar qual será o número de vereadores com o aumento da população oficializado

5 comentários:

  1. Então juazeiro não cresceu nada?

    ResponderExcluir
  2. Acreditamos que Juazeiro do Norte teve ao longo dos vários anos uma superestimativa populacional. Achamos que Juazeiro do Norte cresce economicamente, e mantem-se populacionalmente estável.

    ResponderExcluir
  3. Acho que esses números, ainda referem-se a estimativa populacional para 2009 e não refletem os números do último censo que ainda estão por serem divulgados.

    ResponderExcluir
  4. Este anônimo deve estar louco. No mínimo. Se Juazeiro "não cresceu nada", então as outras cidades devem ter sumido do mapa.

    Também acredito que a população juazeirense se estabilizou - o que é um dado positivo, visto as carências de infra-estrutura do município - mas não parou economicamente. O que é o melhor dos cenários.

    O que não é bom traduz-se no quadro político, quadro este que nenhum pintor de mal gosto teria mão para fazer.

    ps: aos meus conterrâneos de cima da serra, faço um apelo para que iformem os seus dados! Por se tratar de muita gnente simples que nem água encanada ou energia elétrica possuem, ficam assutados quando chega algum recenseador.

    Admiral
    Crato-CE.

    ResponderExcluir
  5. Concordamos que o crescimento rapido anda de mãos dadas com o desordenamento, que Juazeiro pode agora melhorar sua infraestrutura, pois cresce ao gerar divisas a serem rateadas para poucos. A isto chamamos aumento do PIB per capita

    ResponderExcluir