terça-feira, 9 de novembro de 2010

Luzeiro do Nordeste completa cinco anos de inauguração



É a torre do nada que vai a lugar nenhum

A torre de 113 metros de altura distribuídos em 256 toneladas de aço, que já foi chamada de Luzeiro da Fé, Luzeiro do Nordeste e Torre Padre Cícero, completa nesta segunda-feira cinco anos da sua inauguração. Ela foi entregue no dia 1º de Novembro de 2005 pelo então governador Lúcio Alcântara. Trata-se da maior do Nordeste e foi erguida em frente à Praça dos Romeiros depois de diversas paralisações durante quase oito anos de montagem.

Foram muitas às críticas feitas à torre que tinha como proposta original um marco pelos 500 anos de descobrimento do Brasil. Ela foi concebida pelo arquiteto Luiz Deusdará e os questionamentos se davam em relação à sua utilidade e localização. Para muitos um desperdício de dinheiro público, enquanto outros vêem como uma homenagem ao romeiro.
Nesta segunda-feira, também completa 41 anos da inauguração da estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto, construída pelo prefeito Mauro Sampaio, com 27 metros de altura. É a segunda maior do Brasil, depois do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e um dos monumentos mais visitados do mundo. Ano passado, quando a estátua chegou aos 40 anos, Doutor Mauro foi homenageado da mesma forma pelo Museu Vivo de Padre Cícero que, hoje, chega aos onze anos de inauguração. Enquanto isso, há um ano o governador Cid Gomes inaugurava o Metrô do Cariri.

Fonte: O Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário