segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vaticano exclui Juazeiro do turismo religioso no Brasil

A empresa Ópera Romana Peregrinações divulgou que não irá trazer turistas para a terra do Padre Cícero
Juazeiro do Norte. Uma das maiores movimentações do turismo religioso do Brasil acontece neste Município. Mas, neste momento, passa a ser excluído de rota internacional do turismo religioso, pela empresa Ópera Romana Peregrinações, de caráter privado, mas ligada ao Vaticano, que inicia roteiro este ano em quatro cidades do Brasil.

O Município poderá fazer parte do roteiro turístico nacional, mas a depender de edital a ser lançado com esta finalidade pelo Ministério do Turismo. Em novembro, foi apresentado, em Brasília, com a participação de representantes de Juazeiro, o Projeto Turismo Religioso, Experiência no Brasil.

A Ópera Romana Peregrinações começa a trazer turistas no próximo ano, principalmente de Israel e da Itália, mas também de outros países europeus. As cidades escolhidas pela agência internacional foram Aparecida (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Rio de Janeiro, com visitações ao monumento do Cristo Redentor, e no Estado de Minas Gerais, com as cidades históricas mineiras.

Conforme o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, apesar do Município não ser incluído este ano no roteiro internacional, da empresa de turismo, a cidade irá concorrer ao edital público, no sentido de buscar se inserir no roteiro nacional. Para isso, reconhece a necessidade de melhoria em vários setores de infraestrutura local.

Ele destaca como prioritários, nesse sentido, os setores de hotelaria, restaurantes e estrutura aeroportuária.

Apoio para reformas
O secretário afirma que o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, esteve ontem, em Brasília, com a finalidade de buscar apoio para as reformas necessárias do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, que passa por problemas de infraestrutura, não dando suporte necessário para atender maiores demandas.

As melhorias no local são cobradas pela sociedade regional. Recentemente foi aprovada licitação para construção de Módulo Operacional, com investimentos da Infraero, porém, as reformas no terminal, que incluem construção de novos banheiros e homologação da pista de pouso das aeronaves de maior porte ainda não saíram do papel.

São cerca de 2 milhões de visitantes por ano, de acordo com números informados pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria da cidade.

Segundo o secretário, a Ópera Romana entrou em contato com o Ministério do Turismo e, somente agora, após pesquisas realizadas pela empresa no País, decide entrar com os primeiros roteiros. "Isso não significa que Juazeiro irá ficar de fora nos anos consecutivos", diz ele.

"A empresa de turismo internacional prevê a vinda de turistas, visando o retorno financeiro", ressalta ele. O secretário comenta que, diante de uma avaliação pessoal, todos os roteiros escolhidos pela agência internacional no Brasil estão voltados para locais onde os santos são reconhecidos pela Igreja, e lembra da ausência desse reconhecimento ao Padre Cícero. "Nem mesmo temos novidades em relação ao processo de reabilitação do sacerdote", afirma.

Pesquisa de mercado
Para o padre Paulo Lemos, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, não seria apenas a questão da infraestrutura que impede a inclusão no roteiro internacional. Ele afirma que é incontestável o potencial turístico da cidade, principalmente no Nordeste do País e lamenta a exclusão da cidade nesse primeiro roteiro.

Mesmo assim, reconhece, também, a precariedade na infraestrutura turística. Ele não acredita ser esta a principal razão e diz que só em relação ao aeroporto isso não justifica. A não ser durante as romarias, em que há um aumento considerável da demanda de usuários dos voos para a cidade. O padre diz que se houve pesquisas em relação ao potencial das cidades, por parte da Ópera Romana, não teve conhecimento da vinda dos responsáveis pela empresa a Juazeiro.

Visitantes2 milhões de turistas visitam, a cada ano, o Município de Juazeiro do Norte. A cidade, localizada na região do Cariri, é considerada um dos principais roteiros do turismo religioso no Brasil

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria
Município de Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário