segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dr Santana responde ao Juanews



1- O Juanews critica e elogia atos a omissões. Sendo capaz de reprovar ou enaltecer a mesma figura de acordo com as circunstâncias. Na sua avaliação o quê esta dando certo e o quê esta dando errado em sua gestão a frente da prefeitura municipal de Juazeiro do Norte?

Dr. Santana – Inicialmente permita-me cumprimentar a você e todos os leitores do Blog Juanews e agradecer pela oportunidade de estar me dirigindo ao povo de nosso município. O que está dando certo: a captação de recursos para obras no município. Estão contratados no PAC 1 aproximadamente 62 milhões em obras e agora no PAC 2 mais 54 milhões. Outro destaque é o Programa Minha Casa Minha Vida já iniciado com a construção de 1280 casas no Bairro Aeroporto. O que está dando errado: problemas na relação política com a oposição, atraso no início das obras, gastos elevados com pessoal e falta de quadros técnicos.

2- O Juanews divulga notícias, faz críticas, mas também faz sugestões a sociedade com várias idéias. O senhor tem conhecimento de algum desses projetos ou defende algum deles? ( Exs: Acesso asfaltado para Missão Velha via Gavião, Anel Viário Metropolitano abrangendo territórios de outros municipios)

Dr. Santana – Já realizamos mudanças em nossa comunicação e a determinação tem sido, dentre outras, de acompanhar a mídia tradicional e agora mais diretamente a alternativa como os blogs. Vejo que há sintonia com algumas idéias expostas aqui no Blog. Conversei com os prefeitos José Leite, Barbalha, Washington Fechine, Missão Velha e Samuel Araripe, Crato. A idéia é fazer uma parceria com a Secretaria das Cidades para elaborar um projeto de mobilidade urbana e integração destes municípios para apresentar no PAC 2. Como? Com novas avenidas sentidos Juazeiro-Crato, Juazeiro-Barbalha e Juazeiro-Missão Velha, integrando-se a um anel viário circundando Juazeiro. Essa Avenida Juazeiro-Missão Velha, por exemplo, diminui a distância entre as duas cidades em 15 quilômetros e deve ficar próxima ao Sítio Gavião, salvo parecer técnico contrario.

3- A fragmentação política de Juazeiro do Norte reduz a força para a conquista de grandes projetos. Os dois deputados federais eleitos e mais bem votados em Juazeiro do Norte prometem brigar sozinhos por muitos recursos. Sabemos que a união faz a força, e sozinho tudo fica mais difícil. O deputado Manoel Salviano, por exemplo, promete lutar por Gás Natural, Criação da UF do Cariri e Polo Farmacêutico. Como o senhor vê estas três bandeiras levantadas, e que colaboração poderia dar em defesa destes projetos. E ainda: qual a importância de cada um na sua concepção?

Dr. Santana - Sou parceiro de todo projeto que for para o bem da cidade e da região. A disputa é boa quando é para ver que faz mais, é ruim quando é para ver quem atrapalha mais. As propostas são excelentes.

4- A carta geográfica de Barbalha foi recentemente revisada pelo IBGE de onde partiu a determinação que o Bairro Campo Alegre é parte do território barbalhense. Qual sua avaliação para o fato. E o que deve ser feito para que erros como estes não se repitam. Ou seja: a prefeitura de Juazeiro administre e invista em locais fora de seu território. Como por exemplo, regulamentando linhas de ônibus municipais como a que é explorada pela empresa Lobo?

Dr. Santana - Essa questão não está resolvida. Ela é resultado do mapeamento por GPS, mais moderno e mais preciso e será resolvida apenas de forma pactuada. A área em questão é muito carente e precisa da intervenção humanitária do poder público.

5- Há uma grande especulação imobiliária em Juazeiro do Norte que termina por valorizar algumas áreas em detrimento de outras. As avenidas Leão Sampaio e Padre Cícero são exemplos de supervalorização. O que a prefeitura tem feito para minimizar esta questão? A política de doação de terrenos seria uma forma de redistribuir o progresso para outras partes do município? Quais são as determinações que devem constar no Plano diretor municipal?

Dr. Santana - Esse é um dos muitos problemas existente no capitalismo. Procuramos dar oportunidades para as pessoas carentes adquirirem sua casa própria através do MCMV e de outros programas. Há um plano em execução de descentralização dos equipamentos públicos e vamos fazer uma revisão no plano diretor para adequá-lo à nova realidade do município.

6- Os distritos de Marrocos e Padre Cícero estão muito aquém do crescimento ora vivido pela sede do município, vivem uma situação de marasmo. Já áreas de Crato e Barbalha vizinhas a Juazeiro do Norte têm uma continuidade com nossa cidade - cornubação - e vivem o mesmo boom que experimentamos. O quê é preciso para trazer o progresso para áreas esquecidas do município? A infraestrutura, como por exemplo, a pavimentação asfaltica até localidades como o São Gonçalo e Amaro Coelho, que já foi pensada na sua administração, sairá do papel na sua gestão como prefeito?

Dr. Santana - O asfaltamento do São Gonçalo deve ser iniciado até o final deste mês. No momento estamos asfaltando o bairro São José. Na zona rural já foram asfaltadas as ruas da Vila Padre Cícero, também conhecida como Palmeirinha e fizemos três unidades de saúde no sitio Santo Antonio e Junco (Marrocos) uma outra no sitio espinho. Uma quadra no Sítio Caras do Umari e 62 casas de taipa foram substituídas por casas de alvenaria, foi feito parte do calçamento da vila Célia Callou, Nosso projeto de habitação para zona rural é de construir 300 casas populares e vamos concretizá-lo. Devemos entregar mais 309 casas até o final deste ano. Para o próximo ano estão programadas mais 5 unidades básicas de saúde e no momento estamos recuperando as estradas carroçáveis.

7- Fazendo um paralelo entre sua administração e a da prefeita Luziane Lins em Fortaleza. A administração petista na capital dedicou-se, segundo os mesmos, no primeiro mandato a obras sociais. No segundo mandato a obras de infraestrutura como a abertura de túneis e avenidas. Já a administração petista em juazeiro o que ela contempla? E quais são as prioridades atuais?

Dr. Santana - A Saúde e a moradia foram os focos principais aqui em Juazeiro. Compramos um hospital pediátrico, o Hospital Maria Amélia, abrimos a UPA Frei Jeremias nos Franciscanos, com custeio exclusivo do município. Também concluímos a construção de dois centros de saúde (Salesianos e Romeirão) que devem ser inaugurados até janeiro. Um outro está em conclusão (Vila Nova-Aeroporto) e deverá ficar pronto também em janeiro. Iniciamos a construção de mais dois (Campo Alegre e Frei Damião) e cadastramos no PAC 2 uma UPA tipo I e 8 unidades básicas de saúde. Compramos 3 ambulância e garantimos o funcionamento do Hospital Sto. Inácio que estava na iminência de fechar. Em termos de infraestrutura temos a iniciar a macrodrenagem, a urbanização de assentamentos precários e o programa tirando o pé da lama, do PAC 2 no valor de R$ 36 milhões para pavimentação de diversos bairros. Estamos também em processo de licitação para aquisição de 5 novas ambulâncias para o município. Na primeira parte do MCMV são 1.280 casas como já falei e na segunda etapa serão mais de 900. Repito: trabalhamos bem em saúde e no setor de moradias, mas também tem os ações na educação com entrega de uma nova escola, dezenas de ampliações e no turismo, romaria, segurança pública, esporte, juventude e assistência social.
8- A base aliada do seu governo é composta da presidente Dilma, do governador Cid Gomes, dos senadores cearenses eleitos, e de deputados. O que cada um em individual poderá proporcionar a Juazeiro do Norte a partir de 2011?

Dr. Santana - Todos têm muito a contribuir. O governador Cid Gomes foi o que mais fez por nossa cidade entre todos os outros governadores. Cito três grandes realizações entre tantas: O Hospital Regional, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e o Ronda do Quarteirão, sem esquecer do VLT e Delegacia Regional de Polícia Civil. Dilma tem o seu nome associados a todas as obras do PAC 1 e 2. Tenho que destacar o deputado José Guimarães que é o nosso porta voz tanto junto ao Governo Federal quanto ao Estadual. Volto minhas esperanças para o deputado estadual Camilo Santana que também tem sido um defensor ardoroso de Juazeiro. Recentemente tenho encontrado apoio no deputado Arnon Bezerra e tenho muito a agradecer ao deputado Chico Lopes de quem tenho o compromisso de junto do Senador Inácio Arruda apresentar uma emenda para o asfalto das avenidas de acesso a UFC, Campus Cariri e Faculdade Leão Sampaio, Campus Lagoa Seca e um viaduto para melhorar e desafogar o nosso transito.
9- O senhor tem um vice-prefeito que batalha como ninguém pelo aeroporto local. Observamos que cidades de porte similares a Juazeiro dispõe de melhores equipamentos neste setor, o que falta para o atendimento das reivindicações lideradas pelo sr. Roberto Celestino?

Dr. Santana - Na semana passada eu participei de uma reunião no Ministério da Defesa sobre esse assunto. Na semana anterior tinha sido o Zé Roberto e a gente tem visto que sempre tem sido uma reunião para marcar outra. Ficou decidido que a próxima reunião deverá ser com o Ministro Nelson Jobim e com o governador Cid Goms. Os articuladores para esta agenda estão sendo o deputado José Guimarães e o Senador eleito, José Pimentel. O problema maior é a homologação de uma obra realizada na pista do aeroporto sobre a qual existem algumas pendências a ser esclarecidas.

10- A iniciativa privada em Juazeiro do Norte é muito mais rápida que o poder publico. Achamos que muitas vezes sofrem com gargalos e ausência de infraestrutura necessaria. A inciativa privada gera empregos e arrecadação de impostos. O que a prefeitura de Juazeiro prioriza para facilitar as iniciativas do setor privado?

Dr. Santana - A prefeitura tem sido em Juazeiro, historicamente, parceira da iniciativa privada. Não só no meu governo, mas também nos dos meus antecessores. A legislação permite a iniciativa privada ser mais ágil. Quanto ao pagamento de impostos temos que melhorar muito. Há muita sonegação no município. Isso vai do IPTU ao ISS e não é um “privilégio” só de Juazeiro não.

11- Com a aprovação das reeleições todo gestor deseja ser reconduzido ao cargo num segundo mandato. Com o senhor trabalha esta questão?

Dr. Santana - Estou procurando o meu sucessor. Estou muito decepcionado com a política. No poder nós adquirimos falsos amigos e inimigos verdadeiros. Sou médico por vocação e paixão. Esse é meu caminho. Desculpe-me o atraso em lhe responder, pois minha caixa de emails está superlotada com mais de 1000 mensagens. Estou sempre às ordens. Gostaria de ouvir de vocês algumas propostas para o centenário basta marca em nosso Gabinete. Estou aqui idealizando com a Secretaria de Comunicação um encontro de blogueiros onde poderemos apresentar mais detalhes do nosso trabalho e responder a questionamentos importantes como esses feitos aqui. Abraços para você e os leitores do Blog Juanews.

Agradecimentos: Sr. Beto Fernandes - Assessoria de imprensa e ao Sr. prefeito Dr. Santana

7 comentários:

  1. Saudações. Parabéns JuaNews e Beto Fernandes, boa entrevista e linguagem bem clara, é conversando que a gente se entende, nada melhor que uma boa conversa para esclarecer tais problemas que Juazeiro enfrenta e beneficios que essa cidade já conquistou com o primeiro e novo governo do PT. Continuem sempre assim, estarei a disposição no que precisarem. Posso republicar no meu blog?

    ResponderExcluir
  2. Sr Thiago e demais leitores

    Todas nossas postagens são de domínio público e têm autorização prévia para ampla divulgação, desde que na integra e citando a fonte. Cuidados éticos que sabemos esta contextualizado na sua pessoa e no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Há respostas nesta entrevista que não parecem claras,o povo do São gonçalo não quer ver duas ou três ruas de um quarteirão asfaltados, queremos a estrada que dá pra rua, estou na dúvida do que elequer asfaltar.

    ResponderExcluir
  4. Não sabemos precisar que tipo de asfaltamento foi referido na resposta do prefeito. Na nossa pergunta nos referimos as estradas e não entorno de vilas.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de lamentar o comentário ser anônimo entro da esfera da dúvida. A minha interpretação é do asfalto da estrada que liga O São Gonçalo a Juazeiro.

    Claro que numa entrevista não seria possível detalhar todos os projetos. Imagino ser possível asfaltar algumas artérias do povoado, além da estrada de acesso.

    Além dos projetos já viabilizados o prefeito almeja com o Governador Cid Gomes uma indústria de asfalto. É torcer para se conseguir.

    ResponderExcluir
  6. A única coisa sensta que esse cara está fazendo é começar a procurar um sucessor, não era possível que ele tivesse coragem de concorrer a reeleição, se ele concorresse seria derrotado de forma humilhante, e ainda sim ele deve se dar por satisfeito de terminar esse mandato.

    ResponderExcluir
  7. Basta dar uma olhada mais de perto na saúde para ver que as coisas não andam tão bem assim...
    E quanto a valorização dos servidores públicos, o que o Sr prefeito tem a dizer?

    ResponderExcluir