segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Comércio é atividade propulsora no Interior


PIB COMEÇA A SE FORTALECER

5/12/2010

Diferentemente da Capital, o nível de crescimento econômico das cidades de médio porte no Ceará ainda está na casa de um dígito, mas municípios como Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Itapipoca e Limoeiro do Norte, já estão, ao lado daqueles que fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e que sempre puxaram a economia estadual, entre os 15 maiores Produtos Internos Brutos (PIB) do Estado.

Com participação que chega aos 20%, o comércio desponta como atividade propulsora dessas economias do Interior. No Crato, a atividade responde por 20,06%, assim como em Iguatu, onde movimenta 20% do município. Este setor também se destaca em cidades como Juazeiro do Norte (19,71%), Russas (18,98%), Sobral (17,4%), Tianguá (13,56%), Quixadá (12,46%) e Nova Russas (10,19%). Nos demais municípios cearenses o comércio responde por menos de 10% da economia local.

Atendendo à política estadual de atração de investimentos para além da RMF, a indústria de transformação é outro setor que se destaca. A atividade é o motor de cidades como Uruburetama, com 24,82% de participação na economia; acompanhada, ainda, de cidades a exemplo de Itapajé (24,13%), de Sobral (23,73%), de Itarema

(14,51%), de Quixeramobim (14,35%), de Forquilha (14,07%), de Crateús (13,80%), de Russas (13,26%) e de Morada Nova (12,84%), para citar algumas.

Construção Civil
A construção civil é outra atividade que ganha corpo no Interior cearense. Impulsionada pelos investimentos públicos em infraestrutura e habitação popular. Mas não é só isso. Com a atração de novos profissionais para trabalhar nessas cidades, aliado aos preços ainda razoavelmente baixos dos terrenos na comparação com a Capital, muitas construtoras estão abrindo mercado no Interior.
Por estas razões é que este setor desponta com quase 14% de participação na economia de municípios como Morada Nova. E não deixa por menos em Novo Oriente (13,79%), em Missão Velha (10,13%), em Massapê (9,23%), em Quixeramobim (8,85%), Paraipaba (8,82%) e Milagres (8,42%).

Atividade imobiliária

Na esteira desse crescimento, a atividade imobiliária também se expandiu. Em 15 municípios do Interior do Ceará ela participa com mais de dois dígitos na economia local. O maior destaque vai para Jijoca de Jericoacoara, com 14%. Seguida de Beberibe, 13,4%; de Groairas (12,9%); de Martinópole (12,8%); de Itaitinga (12,8%); de Mucambo (12,6%); Antonina do Norte (12,3%); Novas Russas (12,1%); e Pindoretama (12%), para relacionar algumas das localidades. Os dados são do Ipece e referem-se a 2007, mas refletem a tendência de crescimento que se delineia para o Interior do Ceará. (ADJ)

ATRATIVIDADE

Mais empregos em todas as áreas
Saldo de emprego formal gerado no Interior do Estado cresceu quase 40% nos dez primeiros meses de 2010

O fato da ascensão das cidades de médio porte estar vinculada à expansão do ensino e a novos investimentos públicos em infraestrutura e saúde começa a gerar um diferencial positivo para o Interior do Ceará: o mercado de trabalho vem se expandindo em todas as áreas.

Segundo o Radar do Emprego, divulgado mensalmente pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, de janeiro a outubro de 2010, se comparado aos mesmo período do ano passado, o saldo de emprego formal gerado no Interior do Estado cresceu quase 40%.

Foram 9.129 novos postos de trabalho, com destaque para municípios como Russas, cujo saldo foi de 1.430 vagas; Iguatu, gerando 1.149 empregos e Sobral, com a criação de 711 colocações.
"O mercado de trabalho vem se expandindo em todas as áreas. Não apenas há o surgimento de uma geração mais preparada para o mercado, mas há também um movimento de chegada de novos profissionais altamente qualificados que optam por investir profissionalmente nessas áreas", destaca a economista Suely Chacon, doutora em Desenvolvimento Sustentável, e que coordena o mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável do Campus da UFC no Cariri.

Mudança qualitativa

Segundo ela, essa mudança qualitativa no perfil da população já atrai investimentos privados, a exemplo de grandes redes de supermercados, de shoppings centers, instituições de ensino, serviços especializados, saúde, entre outros, gerando mais postos de trabalho. "E a construção civil, extremamente aquecida, garante emprego para as pessoas ainda sem maior qualificação", emenda.

Geração de conhecimento

Um ponto a ser ressaltado, defende Chacon, é que estão sendo criados novos centros de geração de conhecimento de ponta no Interior. "O ensino superior, antes restrito à graduação, agora já desponta com programas de mestrado e centros de pesquisas, com pesquisadores qualificados e de renome nacional e internacional que optaram por produzir conhecimento voltado para o semiárido, por exemplo, que responde pela maior parte do Ceará. A expectativa é de que, em breve, esses centros se tornem também referência internacional", conclui a pesquisadora.

ANCHIETA DANTAS JÚNIOR
Repórter

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário