quinta-feira, 22 de julho de 2010

Revitalização do centro


Ao longo dos seus 99 anos de existência, Juazeiro do Norte é uma cidade com vocação comercial, e viveu durante muitos anos com predomínio da informalidade, que se traduziu com baixa arrecadação de impostos e desorganização de seu espaço físico. Diferentemente dos grandes grupos nacionais e internacionais que constroem rápido e com qualidade, os ambulantes esperam soluções do poder público.

Obras, como o Centro de Apoio aos Romeiros, traram organização e adequação do espaço público. Serão mais de 1.000 boxes, permitindo a fixação de ambulantes. A tendência poderá ser seguida com pátios para feiras livres e leis que protejam a circulação de pedestres.

O comércio foi descentralizados, centros de abastecimento foram construídos nos bairros, com destaque para: o Mercado do Pirajá, Mercado Téophilo Machado, Mercado Pio XII, Mercado Triângulo. O Mercado Central é um problema a ser resolvido, achamos que deveria ser extinto, como também a manipulação de produtos hotifrutigrangeiro. E no seu local edificado um terminal de ônibus para a integração de linhas urbanas e metropolitanas. Outros bairros como: Frei Damião, Betolândia, Socorro-Salgadinho e Pedrinhas deveriam ganhar polos comerciais locais.



No entanto o único terminal metropolitano da cidade, após tercerizado pela prefeitura foi transformado num centro comercial, onde o espaço de circulação e espera das pessoas cedeu espaço para atividades comerciais. Sem contrangimento algum a empresa vinculou na imprensa como positiva sua administração.



Até mesmo a bela Praça Padre Cícero foi tomada por estabelecimentos comerciais ridículos. Há a necessidade de revitalização do centro, e isto só se dará com amplas mudanças que valorizem o local para o turismo, atividades gastronômicas com higiene e requinte. Somos a favor da descentralização comercial, sugerimos que o bairro Centro mude de nome e passe a se chamar Bairro Padre Cícero. Que seja duplicada e elevada a condição de avenida a Rua Padre Cícero da Rua Leão XII à Avenida do Sebrae, que seja aberta uma avenida da Praça José Geraldo da Cruz seguindo pelas atuais Ruas São Domingos e da Glória até a Avenida Floro Bartolomeu, que seja também duplicada e prolongada a Rua Carlo Gomes até a Rua São Paulo.

Que sejam retirados os fios de energia e telefone, que apenas postes de iluminação circundem as ruas. Que haja calçadões, mais áreas verdes, que as mesas de restaurantes e lanchonetes ocupem espaços específicos ao ar livre, que ruas estreitas restrinjam-se ao trânsito de pessoas, que estacionamentos adequados liberem os meios fios das ruas para "alargamento" do fluxo de veículos.
Juazeiro não pode apenas crescer nas extremidades precisa de um centro digno, que exerça poder de convergência a todos que possam encontrar soluções locais nas proximidades de seus lares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário