terça-feira, 27 de julho de 2010

REGIÃO PRODUZ MORANGO DE QUALIDADE E DE SABOR INIGUALÁVEL

                                                      


Wilson Rodrigues

O Cariri tem boas condições para se transformar em um dos maiores produtores de morango do Nordeste. No Distrito do Caldas, em Barbalha, por exemplo, está sendo desenvolvido um projeto embrionário e pioneiro junto às famílias rurais, com apoio financeiro do Estado. “Por enquanto é uma ação restrita entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e a Associação de Moradores da localidade”, afirmou o agrônomo Antonio Vilário Oliveira Garcia, chefe do escritório da Ematerce no município barbalhense. Ele revela que o projeto está em fase de procedimentos tecnológicos e pesquisa de mercado, que viabiliza a exploração de forma econômica. Embora os indicadores ainda estejam indefinidos, Vilário informou que já é possível afirmar que a atividade é rentável e terá seu espaço no Cariri, região com solo e clima propícios.

A agente rural do distrito do Caldas, Lindicássia Nascimento, disse que há na comunidade um grupo de quatro famílias produtoras de morango, com um plantio de aproximadamente cinco mil pés, 100% orgânicos. Lindicássia disse que o plantio pode ser feito até em fundo de quintal, porque a planta não precisa de grandes espaços para se desenvolver e produzir. Conta a agente rural que tudo começou quando o morador da comunidade, José Atanaildo, por curiosidade, plantou algumas mudas e sentiu que a planta se adaptava muito bem na região, produzindo frutos de qualidade. Hoje, ele é tido como idealizador do projeto que ganhou a adesão da Ematerce.

Atanaildo disse que começou com cinco mudas e atualmente, possui um viveiro com 10 mil plantas e uma área plantada de mil metros quadrados, colhendo 1.500 frutos a cada dois meses. Ele distribui mudas para toda região e está disposto a aumentar a sua produção. Comparando o pé de morango ao alface, o agente revela que produz 700 gramas do fruto num período de 70 dias, entre o plantio e a colheita. “A grande vantagem é que o fruto do morango do Cariri chega a pesar 15 gramas sem agrotóxico”, garantiu o agricultor.

O morango tem fortes propriedades medicinais por conter grande quantidade de vitamina C. É bom para o fortalecimento dos ossos, evita má formação dos dentes, dar resistência aos tecidos, ótimo no combate a infecções e é um excelente cicatrizante. É bom para a pele, reumatismo, sistema nervoso alem de ser eficiente no combate a problemas no fígado, garganta e vias urinárias. A fruta misturada ao mel é um excelente remédio para os rins. O chá da folha do morango purifica o sangue e é também um excelente diurético
 
JC

Um comentário:

  1. Que maravilha.Nunca pensei que seria possível plantar morango no Ceará,e saber que é e de qualidade,é maravilhoso.Bom para o mercado local.

    ResponderExcluir