quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mensagem de congratulação - Juazeiro no ano do centenário



O Juanews inserido no contexto comemorativo do centenário de Juazeiro do Norte, lança nesta data nova fase analítica, sugestiva e informativa. Continuaremos divulgando ações empreendedoras, sugerindo mudanças e analisando nossa cidade em todos os contextos.

Nos seus 99 anos Juazeiro é um município diferenciado dos demais. Atraiu para si a cúpula da hierarquização urbana da região interestadual denominada centro nordestina, que engloba: Alto Sertão Paraibano, Noroeste Pernambucano, sul cearense e centro-sul piauiense. É a cidade pólo da Região Metropolitana do Cariri, composta atualmente por 9 municípios.
Juazeiro do Norte já gozou de maiores privilégios e maior prestígio político, chegando a ser representado em todos os cargos eletivos do estado. Entrou em período de decadência na década de 80, quando o então Governo das Mudanças lançou uma política de atração industrial com incentivos fiscais, não priorizando nossa região, com rigorosa política fiscal aos comerciantes, sacoleiros e os mais diversos viajantes desestabilizou nossa economia. Nesta época atacadistas fecharam suas portas, mudaram de estado, preferindo cidades como Petrolina, Serra Talhada, salgueiro-PE - Picos-PI e Cajazeiras e Sousa-PB. Houve um esvaziamento e perdas no cenário estadual. O fim dos trens de passageiros também foi sentido e corroborou cocomitante a isto.

Felizmente apesar de desassitido por Fortaleza e mesmo com elevados benefícios a outras regiões antes inexpressivas, a perseverança e exemplo de superação do seu povo fez com que Juazeiro encontra-se um novo caminho e aliado ao Turismo religioso constante, houve diversificação da economia com o surgimento de campi universitários, interesse de grupos nacionais e multinacionais varejistas (que estam formalizando nossa economia e aumentando arrecadação de impostos), atacadistas (que voltaram), industriais, dentre outros, que devolveram a nossa querida Juazeiro o status de fenômeno de progresso e interesse geral. Assim, a construção civil ressurgiu com tudo, a verticalização incipiente desabrochou. O trem voltou e pode ganhar em teu solo uma fábrica. Esperamos apenas o retorno do destaque político.

A cidade mantem-se como a cidade mais povoada e mais populosa do interior do estado, e caminha a passos largos atrás da melhora dos seus indicadores afim de que em muito breve possa retornar ao seu local de direito: O TOPO - e assim carregue suas vizinhas cornurbadas Crato e Barbalha, sua Região Metropolitana, todo O Cariri e por fim sua região de influência - pois é uma grande cidade num pequeno território que precisa ser organizado intermunicipalmente.

Enquanto outros municípios progressistas nordestinos numa visão e interesse de seus respectivos governos estaduais ganham equipamentos com capacidades ociosas, Juazeiro têm um aeroporto pequeno para seu movimento, e têm muitos investimentos de infraestrutura parados, ou nunca pensados, nem se quer se liga com todos seus apenas quatro vizinhos.

Há muito para se comemorar e também muito para se fazer. Mas Juazeiro do Norte chega a um ano de seu centenário forte, capaz, e com muito potencial a ser explorado e acrescido a riqueza deste pobre estado com ilhas de riqueza. Precisamos de consciência, de atitudes concretas, que possam ser revertidas para teu bem. Quiseram mudar teu nome para Juazeiro do Padre Cícero - uma redundância, um pleonasmo vicioso, uma tentativa de alguns aparecerem na mídia, às custas do teu santo que te batizou assim.

Parabéns Juazeiro do Norte! Feliz 99 anos! E atire a primeira pedra a cidade do interior que tenha chegado ao seu primeiro centenário como tu estais hoje, há algumas que nem com duzentos, ou trezentos anos alcançará sua singularidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário