segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VLT Cariri é finalista em prêmio nacional de sustentabilidade

O Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio GreenBest a partir de uma eleição promovida pela empresa Greenvana a qual reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes. O metrô foi inaugurado em dezembro de 2009 para percorrer os 14 Km entre Juazeiro e Crato.

Haverá dois vencedores em cada categoria: um escolhido através de votação popular e outro por votação do júri oficial formado pela Academia GreenBest, composta por especialistas em cada tema. Os votos passaram a ser computados a partir do último dia 17 de janeiro no site www.greenbest.com.br e todos podem votar. Os vencedores receberão o troféu GreenBest e diploma em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio deste ano.

O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior e é operado com Veículos Leves sobe Trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Cerca de 1.200 pessoas são transportadas por dia, mas a capacidade é para cinco mil passageiros diários. O custo da passagem é de R$ 1,00 e existe a promessa de integração com os ônibus que fazem o transporte urbano para ampliar a quantidade de passageiros. Recentemente, o programa "Cidades e Soluções" da Globonews exibiu matéria mostrando este símbolo de modernidade na série especial sobre ferrovias. No Cariri são duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formadas por dois carros equipados com ar condicionado e capacidade para transportar 330 passageiros por cada composição.

|Fonte: Miséria

Até pouco tempo as atividades do Metrô eram tidas como deficitárias, achamos que este projeto ainda pode dar a volta por cima, e realmente ter sustentabilidade econômica. Para tanto é preciso executar algumas medidas já conhecidas: integração com ônibus, expansão até Barbalha e Missão Velha, e desenvolvimento de centros aglutinadores de pessoas potenciamente usuários do VLT Cariri (exemplos: Juazeiro Open Mall, Escola Técnica Profissionalizante, estação Aeroporto, e projetos para a antiga Usina Zé Bezerra,...)

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