quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quimami - A bola da vez

Com a criação da RMC - Região Metropolitana do Cariri em 2.009 o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades idealizou vários projetos para diversas localidades dos municípios envolvidos.

Após o destaque a Juazeiro do Norte, Crato, e Barbalha - Triângulo Crajubar para uns, JuaBC para outros; observamos no município de Missão Velha as melhores oportunidades de investimentos públicos e privados de grande porte.

As duas principais obras que credenciam Missão Velha para este fim, são: a Transposição das Águas do Rio São Francisco e Ferrovia Transnordestina.

Com a fartura de recursos hídricos, o apoio logístico de uma ferrovia, e a proximidade ao Aeroporto de Juazeiro do Norte Missão Velha - mais precisamente o Distrito de Quimami - onde fica localizado o Marco Zero da Ferrovia Transnordestina é atualmente o berço de outros novos projetos, destacando-se o Distrito Industrial do Cariri e o Porto Seco - com um Terminal de Cargas

Leiam o texto abaixo extraído do site wikipedia:

Obras estruturantes

O município de Missão Velha integra a Região Metropolitana do Cariri, atualmente composta por nove municípios com destaque para Juazeiro do Norte. Estas duas cidades se comunicam apenas por via férrea e estradas carroçais. Há uma grande perspectiva de desenvolvimento com a construção da Ferrovia Trasnordestina e a Transposição das Águas do Rio São Francisco via Bacia do Rio Salgado. O Aeroporto Regional do Cariri é um importante equipamento localizado a leste do município de Juazeiro, possui acesso asfaltado até a sede deste município e luta-se atualmente por seu prolongamento em direção à cidade de Missão Velha, que permitiria um acesso rápido entre as duas cidades, alavancando o crescimento da área entre os dois municípios. O local também têm estudos favoráveis para a implantação de um Distrito Industrial, baseado na infra-estrutura disponível e em implantação. O Metrô do Cariri, obra inaugurada entre as estações Crato e Fátima, em Juazeiro do Norte, também pode ser prorrogado, aproveitando-se o leito natural do ramal ferroviário entre Juazeiro e Missão Velha, beneficiando localidades intermediárias, como: Pedrinhas, Sabiá, Arraial, etc… Por todos estes motivos Missão Velha precisa aproveitar o diminuto espaço territorial do município polo da região, Juazeiro do Norte, para crescer por contiguidade, a exemplo de Crato e Barbalha, cidades conurbadas com Juazeiro.

Por tudo isso achamos que a localidade de Quimami será a bola da vez no desenvolvimento da RMC, anotem e guardem pois o local poderá ser conhecido posteriormente assim como a Pajuçara em Maracanaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário