sábado, 1 de janeiro de 2011

Centro de Juazeiro carece de projetos revitalizantes que coibam esvaziamento


Restrição à construção de edifícios poderá esvaziar centro de Juazeiro (título cujo Juanews não concorda)

Centro de Juazeiro do Norte começa a perder investimentos destinados à construção de edifícios mais altos e modernos,devido à limitação imposta pelo PDDU (Plano Direto de Desenvolvimento Urbano) que autoriza apenas edificações com até 4 andares, revelou ontem o empresário Gilberto Sobreira, ao ser informado desta restrição pela Prefeitura,quando tentava aprovar a liberação de uma planta residencial com 11 pavimentos.

O empresário Gilberto Sobreira lamenta que posturas desta natureza estejam atrasando o desenvolvimento da cidade e disse ter feito apelo ao prefeito Manoel Santana (PT) para que o mesmo reveja e corrija o equívoco que começou na segunda administração do ex-prefeito Manoel Salviano (PSDB).

Sem a construção de edifícios residenciais,o centro de Juazeiro do Norte tende a perder condições de espaço misto e esvaziar-se à noite, permitindo a ação de vândalos e criminosos, a exemplo de capitais nordestinas como Fortaleza.

A restrição que barrou a implantação de edifícios mais altos no centro,nos últimos 20 anos, favoreceu grupos que detêm a posse de áreas em bairros como Lagoa Seca,Planalto e Triângulo, onde a indústria da construção civil pode se expandir livremente.

Fonte: Jornal da Manhã via Miséria

Achamos que o assunto merece cautela com relação ás suas críticas e pesquisar os reais motivos técnicos. A parte central de Juazeiro do Norte é antiga, constituída de ruas estreitas e de fluxo de veículos saturados. A verticalização impõe necessidades como infraestrutura urbana, prédios altos não irão reverter a marginalização dos bairros centrais, uma vez que as pessoas se isolam em seus respectivos condomínios. No tocante a ocupação mista, os atuais móveis residenciais do centro do tipo casa podem manter a ocupação à noite, e tentar manter velhos hábitos como rodas de cadeiras nas calçadas - apesar de reconhecermos que nossas calçadas são estreitas e dificultam esta tradição.

A construção de aranha-céus implica desde barreiras para correntes de vento - verdadeiros paredões capazes de criar temperaturas extremas na área central da cidade até a multiplicação dos  enúmeros problemas no nosso tráfego caótico.

Um comentário:

  1. Concordo que poderiam ser construídos edifícios mais altos em qualquer parte da cidade, pois eles deixam a cidade mais bonita, mas acho também que é a prefeitura, através da secretaria competente quem tem as condições necessárias para essas liberações. O Sr. Gilberto Sobreira tem terrenos em vários bairros de Juazeiro, dentre eles o Novo Juazeiro e o Tiradentes, ele pode construir esse edifício em outra parte da cidade que não o centro.

    Jeová Oliveira

    ResponderExcluir