quinta-feira, 7 de julho de 2011

Profecia: A URCA será Federalizada


Ato 1

Louve-se a transparência e sinceridade de Cid Gomes! Na sua primeira administração, ele anunciou que o Governo do Ceará não tinha cacife para bancar três universidades públicas estaduais (Uece, UVA, Urca). E iria pedir ao Governo Federal para assumir o ensino superior das universidades cearenses interioranas. E mais: a primeira a ser encampada deveria ser a Universidade Regional do Cariri–Urca.

Ato 2

Reeleito, o governador Cid Gomes vem a Crato e anuncia que o Ministério da Educação vai criar a Universidade Federal do Cariri. (Isso, claro, se a presidente Dilma conseguir equilibrar as finanças – superando a “herança maldita” que recebeu – e tiver sobras para novos investimentos na área da educação. O anúncio de Cid foi comemorado em Crato, cuja população acredita que a sede da futura universidade ficará nesta cidade.

Ato 3

(Redação ainda em andamento, sujeita a modificações) Dilma Rousseff cria a Universidade Federal do Cariri. Juazeiro do Norte, justificadamente, fica com a sede por dois motivos: é a cidade onde está localizado o maior campus da UFC (na 3ª fase de expansão, enquanto o de Ciências Agrárias, em Crato, sequer foi concluído) e o campus que detém o maior número de cursos em funcionamento. Meses depois, a Urca é encampada pela Universidade Federal do Cariri. Crato fica com o Campus do Pimenta como prêmio de consolação..

Fonte: Armando Rafael.

A criação poderia ser no próximo dia 22 de Julho, como presente da União ao aniversário do Centenário de  JN. Mas, pelo andar das coisas e avançar do tempo, não parece que será neste dia.

6 comentários:

  1. Tecnicamente a federalização direta é pouco provável. É mais provável que a Universidade Federal do Cariri seja desmembrada da UFC existindo lógico a possibilidade de posteriormente haver a incorporação da URCA.

    Mas, como ninguém sabe dos bastidores, de repente já há acordos entre Cid e Dilma.

    ResponderExcluir
  2. A URCA, tecnicamente, não pode ser incorporada assim. Não há previsão em lei. Ela teria que ser extinta e, nesse caso, teríamos que torcer para a união incorporá-la. Caso, é claro, o governo federal tenha dinheiro para tanto. Bem como para criar novas federais. Sinto que não cheira bem a intenção desse "aviso" de Cid. Alguém concorda comigo?

    Admiral
    Crato-CE

    ResponderExcluir
  3. Qual o problema do Crato é hegemonia ou aporte de investimentos? Se a Urca for mesmo federalizada, o Crato ganhar novos cursos e aumentar seu campus univesitario vai ser bom pra cidade. Mas acham que não

    Agora se ficar com a sede da federal e não acontecer mais nada aí acham que tá tudo certo.

    Não vão querer fazer mais nada em prol da tradição .

    Entendam: Crato quer ficar parado no tempo, o resto do Cariri não pode parar.

    No máximo o Crato perderá o curso de enfermagem caso se aglutine os cursos de saúde num Centro especializado em Barbalha.

    Mas já esta ganhando agronomia, e por ai vai...

    ResponderExcluir
  4. O reordenamento dos cursos universitarios das estaduais no Ceara poderia se dar com a simples fusão numa só universidade a UECE. Dai campus Sobral, Itaperi, Crato, JN, etc...

    Ele não mexe em Sobral, começa por aqui, e depois para, isso é o mais provavel...

    ResponderExcluir
  5. Essa discussão é pior que a do sexo dos anjos, bem como se eles utilizam algum método anticonceptivo...

    Vocês deveriam se prender a coisas realmente verossímeis.

    Admiral
    Crato-CE

    ResponderExcluir
  6. Ah, querendo ser otimista com este blog, acho que o comentário do sr.Juanews no fim da postagem deve ter sido ironia. Porque se realmente foi "de vera", eu tenho que dar muita risada.

    Admiral
    Crato-CE

    ResponderExcluir