domingo, 10 de julho de 2011

Fiasco da Gestão Municipal no Centenário (& em quase tudo)

Após anunciar as apresentações dos padres Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti como pontos culminantes das comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte, os promotores e organizadores da Prefeitura Municipal do Juazeiro foram surpreendidos com a desistência do primeiro e tiveram que apelar para as triviais bandas de forró, caindo na vala comum e repetindo o que foi feito no Juaforró antecipado e está sendo feito na Expo-Crato. Como disse o dramaturgo e escritor Ariano Suassuna, “Basta de tanta mediocridade!”.E nós, completamos: Chega de tanta enganação!? Nem isso a atual gestão municipal deu conta. Daí esperar uma obra marcante para o Centenário já seria demais...Juazeiro não merece isso que a Prefeitura faz!



Praticar a meritocracia é algo magnânimo; é distribuir louvores com quem realizam feitos e obras de interesse coletivo. Nas ações desenvolvidas até agora em beneficio das comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte, não há como desmerecer as atuações do Banco do Nordeste do Brasil e da Universidade Federal do Ceará. Nossa gratidão às duas importantes instituições!


As modalidades de ralo por onde escoam quantidades incalculáveis de dinheiro público no Brasil tem na publicidade o seu mais legítimo instrumento de forma escancarada monstahas de dinheiro são destinadas à promoção de qualquer obra realizada. Chegam ao cúmulo de colocar um sem número de placas anunciando a construção de 1.280 casas do programa “MINHA CASA MINHA VIDA” para serem sorteadas com mais de 10.000 famílias! Alguém pode calcular quantas casas mais poderiam ser construídas com essa grana? Bom, deixa pra lá! 
Pense num povo que trabalha é esse da "Revolução Democrática". Foi só eu dizer que as praças do paço municipal e a Padre Cícero estavam repletas de touceiras de capim que o governo municipal mandou raspar tudo. Disse-me Seu Jenicocó dos Cachos Anelados que tal empreitada se deu de madrugada, na sessão coruja, quando a SEMASP enviou algumas jumentinhas para comer o indesjável capim. No tempo de Raimundão a gente encontrava cavalo comendo a grama dos canteiros. Cavalo comendo grama nocanteiro, na atual gestão só vi na Praça Juvêncio Santana. 

Seja como for, as jumentinhas fizeram um bom trabalho; mas deixaram uma nesga de capim no quadrante setentrional esquerdo da nossa praça principal.E já perceberam que a quadrilha não drummondiana de Santana não usa mais o pomposo nome de "Revolução Democrática"? Até o próprio PT já se convenceu da farsa. Falando nisso, estão até bem comportados. Vixe! Tudo em nome do Centenárido.E por falar em Centenárido, o abraço à Praça Padre Cícero no dia1º de julho não aconteceu.Chegou perto, mas não vingou. Fui lá para conferir. Quando as pessoas se encontraram na Rua São Francisco, os fogos como prova da conclusão do feito foram lançados, mas, como constatei in loco, do lado oposto, na Rua do Cruzeiro, formou-se um espaço vazio. Ou seja, o abraço não aconteceu. Simbólico em uma administração onde nada de bom acontece.Já que estamos falando de praça em Centenárido, o povo de Juazeiro do Norte está estarrecido com a cagada de jacu da administração petista: pintaram os bancos das nossas praças de vermelho peba. Os da Padre Cícero estão da cor do partido: o encarnado da tinta com o branco da bosta dos pardais.Os ônibus da São Francisco também estão com a frente em vermelho.É onda rubro-peba. Coitado do peba

Triste do bicho que o outro engole.Padre Marcelo Rossi já confirmou que não virá para o dia 22. Mas seguindo a onda rubro-peba, dizem que ele será substituído pelo supermegahipermaxiultra-herói dos quadrinhos Morcego Vermelho que virá direto de Disney World para nos presentear com sua presença internacional. O que me leva a acreditar que também teremos a presença imortal de outro herói de HQ, o Fantasma, que virá com a sua centenária roupa vermelha de lycra para revelar sua verdadeira identidade aos patrícios ciceropolitanos.Mas o prefeito já twiitteriou que trará Ivete Sangalo como estrela máxima das comemorações centenárias. Panis et circensis. E obra boa que é bom nada. 

E a Praça do Marco Zero tá no zero, nota que professrores(as) e municipários da saúde dão ao governo neoliberal patronal do PT santanista.Mas Santana, bombardeado pela Greve do Centenário, desceu do seu pedestal carcomido e foi parar na casa da dirigente sindical Mazé (vixe!).Categoricamente ela afirmou que a decisão de parar a greve é da categoria e não dela. Pense num susto! Você abre a porta de sua casa e dá de cara com Santana. Ninguém merece. E ele teve a cara-de-pau de dizer que quer negociar com os professores oferecendo nada.Agora boa mesmo é essa da trupe do prefeito ir de pires na mão pedir esmolas ao empresariado local para a realização do Centenárido. E vai comendo, Raimundão II! P.S. Um abraço para nossa leitora e amiga Tereza Bezerra, pessoa que tanto respeito.

 Estive nesse finalzinho de junho,começo de julho no Juazeiro, aproveitando quatro dias, para visitar meu irmão Edilberto que sofreu um acidente doméstico.

Desembarquei no puxadinho do Aeroporto Orlando Bezerra e tive uma desagradável sensação de mau estar. Remontei meu tempo de Varig em JDO de 68 a 74 - quando fui transferido para Goiânia e tive novamente uma abissal surpresa: Nosso Aeroporto ( se é que se pode chamar aquilo de Terminal de Passageiros ),ficou pior! Um puxadinho de rara feiúra sob os auspícios da Infraero,que no meu tempo (fora de Juazeiro) era
manda chuva dos aeroportos brasileiros.  

E tem mais: tente tomar um simples café no restaurante meia boca que você, obrigatoriamente, vai ter que dar de cara com o Serviço de Embarque - que é uma vergonha generalizada! E os boxes das empresas? Parece mais um mercado público de terceira. Passageiros e funcionários se topando num vai-vem-vem de apertos que lembra muito bem a Casa de Mãe Joana... No restaurante ou lanchonete, pedí para comprar um maço de cigarros. A resposta foi curta e grossa: procure nas barracas em frente ao aeroporto, pois aqui é proibido a venda !!!!! Que estória é essa? Se o Papa Bento fumasse e desembarcasse aí, teria que procurar banquinhas de picado ????? Mas fiquei curioso em conhecer essa tal tabacaria em frente ao nosso monumental Aeroporto Orlando Bezerra. Vergonha visual. Barracas de ambulantes em frente ao Aeroporto Regional do Cariri. Que saudade! Sinceramente, meus amigos, fiquei com vergonha daquilo. 

Somos a maior cidade do interior cearense, a chamada capital da fé, o maior pólo de envergadura comercial e temos como cartão de visita o puxadinho do Aeroporto do Juazeiro. Não dá.Tive a infelicidade de andar em ruas como a Ernestina Sobreira, o centro cuidado pela Tia Nely e aí, o bicho pega. Ruas totalmente esquecidas pela municipalidade, com esgoto à céu aberto, fétidos caminhos de paralelepípedo e muito lixo amontoado pelos cantos, mostrando que a nossa saúde pública está uma desgraça completa. Tudo isso, infelizmente, está emoldurado inclusive nos bairros centrais como São Miguel, São Francisco e Salesianos.

Agora pergunto: como podemos festejar um centenário dessa forma? Tenho sã consciência que Juazeiro não merece esse quadro que aqui pinto com tintas negras. Dói-me a alma falar essas coisas, mas por outro lado, fico envergonhado de mostrar nossa terra a amigos daqui. Parece faltar vontade política de nossos homens públicos. É hora de exigir uma cidade limpa. É hora de exigir de Brasilia, ações pelo aeródromo de Juazeiro, pois pelo que consta, estamos acima de muitas cidades em movimentação de passageiros ( embarque/desembarque ) e a fatia que nos sobra é "o pão borolento".

*
João Sobreira Rocha é radialista em Goiânia-GO

Juanorte

        

3 comentários:

  1. juazeiro do norte já merecia um aeroporto moderno e todo completo, merecia mais rodovias e vias de melhores acessos, merecia uma festa digna de 100 anos e a presença de muitas bandas de diversos estilos musicais. esse prefeitinho o qual foi colocado pelo odorico paraguaçu dos tempos modernos esta desmanchando esse cidade destruindo sua história e denegrindo seu povo. vergonha de prefeito e mais ainda de seus vereadores, tenho de lamentar ver essa grande e importante cidade entregue as baratas petistas q até agora de nada fizeram e nada faram.

    ResponderExcluir
  2. povo de juazeiro cidadãos do cariri, pelo amor de Deus não votem no odorico paraguaçu do nordeste, vejam o q esse homem fez em ter colocado seu sucessor na prefeitura, tambem não votem no camaleão ou em outro bebado qualquer, votem diferente em gente q tenham compromissos e amor a esta terra.

    ResponderExcluir
  3. O pior é que entra eleição, sai eleição e o cardápio dos candidatos a prefeito são sempre os mesmos. Eu era "minino" nos anos 80 e eles eram os mesmos de hoje. É difícil a situação dos eleitores de Juazeiro, acho que a eleição desse seujeito do PT foi uma tentativa de mudar esse quadro, sair do mais do mesmo, e olha só onde fomos parar. As lideranças não se renovam, os deputados estaduais e federais só estão de olho nas tetas do governo, o governo do estado vive de tentar tornar Sobral maior e mais importante que Juazeiro. É pessoal, a situação é preta, ainda bem que Juazeiro tem tem seu povo trabalhador que leva essa cidade como a cara e a coragem, pois se dependesse de nossos políticos ainda estaríamos amarrando nossos burrinhos naqueles pés de juá de cem anos atrás...

    ResponderExcluir