segunda-feira, 4 de julho de 2011

EXPOCRATO DEVE MOVIMENTAR R$ 60 MILHÕES

O cheiro de gado, o apito do engenho, com o aroma da rapadura quente, o beiju, a tapioca e o bolo de puba, o leite mugido na porteira do curral, a conversa descontraída dos vaqueiros, como se estivessem no terreiro da fazenda, se misturam com a tecnologia de ponta dos estandes industriais instalados dentro do parque, ao som das mais modernas músicas de forró e axé de grandes nomes da música nacional.

São as imagens da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) que será aberta, no próximo domingo, dia 10, com uma estimativa de negócios em torno de R$ 60 milhões. O presidente do Grupo Gestor, Francisco Leitão, garante um aumento em torno de 30% na entrada de animais. Ele calcula a participação de 7 mil animais das mais diversas raças.

Este ano, a novidade é a presença do cavalo pônei, definido como um equino de baixa estatura, não devendo ultrapassar 1,50m, mas com as mesmas aptidões dos equinos maiores no que se refere à resistência, ao trabalho e lazer proporcionados ao homem. É basicamente um animal de montaria, saltando obstáculos em esportes hípicos e servindo para a tração. São muito utilizados na inicialização de crianças na lida com o cavalo.

"Essa vai ficar na história". Este é o apelo publicitário do certame que promete levar para o parque mais de 500 mil pessoas. São oito dias de muita festa, gente bonita, desfile e leilão de animais, comidas típicas, shows culturais e grandes atrações regionais e nacionais. A área reservada para os shows é de 420 mil m². Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pagantes. Na parte externa são instalados diversos estandes voltados para agronegócios e serviços; casa de farinha; engenho de cana-de-açúcar; Palco Eloi Teles, para apresentações folclóricas; um espaço da Universidade Regional do Cariri (Urca), para performance de bandas de MPB; agências bancárias, parques de diversões, floricultura, artesanato, além de barracas.

"Esta movimentação gera um aumento no volume de vendas em torno de 15%", comemora o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Geraldo Pinheiro. A movimentação comercial, segundo ele, começa já em junho, com a compra de material para construção. Em julho, os setores mais beneficiados são hotéis, restaurantes e lanchonetes. Dois meses antes do evento, todos os hotéis, pousadas e chalés dos clubes serranos da cidade já ficam reservados.

Hoje, em sua 60ª edição, a Expocrato está integrada ao calendário nacional de eventos agropecuários. Serão realizadas dez exposições nacionais com caprinos, ovinos e bovinos que participam das maiores feiras do País. Outro destaque é a transmissão ao vivo de três leilões, pelo Canal do Boi, para quem possui antena parabólica. Além da movimentação de investimentos no agronegócio, a exposição do Crato contribui para os investimentos não só na agricultura, mas também na área do turismo.

"O evento é para o Crato o que as romarias representam para Juazeiro do Norte", compara o vice-presidente da Federação dos Dirigentes Lojistas do Ceará, Geraldo Pinheiro Lima, acrescentando que a Expocrato revitaliza todos os setores comerciais do Crato. A movimentação começa um mês antes do certame, com um incremento no volume de vendas em torno de 15%. O cratense, segundo Geraldo, se prepara para receber os visitantes, pintando a casa, comprando móveis e enchendo a geladeira de alimentos.

É a festa do reencontro, quando centenas de cratenses que moram fora, retornam ao Crato para rever os familiares e amigos. A população da cidade, com 120 mil habitantes, é duplicada. O grupo gestor do evento estima que mais de 500 mil pessoas darão entrada no parque nos oito dias de festa.

Hoje, a Expocrato é uma das maiores do Brasil. Movimenta a economia da região trazendo emprego e renda para diversos setores da sociedade atraindo muitos turistas do País e até do exterior. É uma festa que abre espaço para todos. A exposição lidera a programação de férias na região. É a festa mais esperada do ano, por crianças, jovens e adultos. Talvez, nem mesmo os seus criadores, em seus mais ardorosos sonhos, tenham aspirado tanto sucesso nas festas da Exposição. Uma simples ideia que virou realidade.

É dentro deste clima de amor, paixão, alegria, saudade, reencontro, passado, presente e futuro que o Crato se prepara para promover mais uma Exposição Agropecuária, um acontecimento que ultrapassou as fronteiras do Estado.

O presidente da Associação dos Criadores do Crato, Ricardo Biscúcia, destaca o crescimento também no setor agropecuário e a contribuição que o certame tem dado para melhoria do rebanho regional. "Foi a Expocrato que trouxe para a região, há mais de 40 anos, o processo de inseminação artificial", lembra.

Ariovaldo Carvalho, que foi presidente da Comissão da Exposição em diversas oportunidades e único criador do Crato a ser premiado com o "Boi de Ouro", lembra que, em 1960, a Exposição foi promovida à categoria de Exposição Centro Nordestina, por unanimidade de votos, pelos dez secretários de Agricultura e Pecuária do Nordeste, inclusive com referendo de Minas Gerais, devido ao crescimento exorbitante.

Grandes nomes

Além da exposição de animais, o grande atrativo são as atrações artísticas. Por seus palcos já passaram grandes nomes da música popular brasileira, dentre eles Luiz Gonzaga e grandes nomes da música nacional. "Quem não tem saudade, dentre outros, do trio elétrico Asas da América que tocava músicas contagiantes ao redor do picadeiro, embalando muitos romances e alegrando multidões?", recorda Ariovaldo. Inicialmente, essas atrações se apresentavam na parte superior do parque e a entrada era gratuita. Com o crescimento da Exposição, a área de estandes e bares foi transferida para a parte inferior do parque, passando a ser pago pelo público e trazendo atrações nacionais.

Antônio Vicelmo
Repórter

Um comentário:

  1. Com informações da repórter Jaqueline Freitas, do Jornal do Cariri.


    O prefeito do Crato, Samuel Araripe, se reúne na próxima quarta-feira (6) com a sociedade civil organizada e lideranças do município para discutir sobre a possível mudança de local da Expocrato, evento que acontece anualmente no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Centro do município.

    A reunião que está sendo organizada pelo chefe do Executivo, tem o objetivo de ouvir a população para que ela decida se quer ou não a construção de outro parque para abrigar a Expocrato. A retirada do parque divide opiniões entre cratenses. Muitos temem que a mudança afaste milhares de turistas que comparecem todos os anos. Em 2011, o evento acontece de 10 a 17 deste mês.

    O governador Cid Gomes (PSB), externou o desejo de construir um novo parque de exposição no município, porém, a obra depende da aprovação da população.

    ResponderExcluir