quinta-feira, 7 de julho de 2011

Exemplo da Cidade-Mãe

Prefeitura de Crato expõe projeto da construção de avenidas que faz parte do projeto de ampliação do atual parque de exposições e consta no PRU - Plano de Requalificação Urbana do município.


Slide8


Durante a reunião ocorrida ontem ( 06 ) na Prefeitura municipal, o prefeito Samuel Araripe disse que vai reunir uma comissão e levar mais uma vez o seu projeto de construção de novas avenidas no Crato ao governador Cid Gomes. Samuel disse que a abertura dessas avenidas é essencial para desafogar o tráfego caótico do centro da cidade. A reunião durou cerca de 3 horas e contou com a participação de diversos segmentos da sociedade em torno da discussão da ampliação do atual parque de exposições, ou a criação de um outro parque em outro local da cidade. Haverão outras reuniões antes que o projeto seja entregue.

O prefeito disse ainda que conta com a sensibilidade do governador Cid Gomes, que com certeza não vai negar esse benefício ao Crato, quando estiver a par de todo o projeto. O prefeito frisou ainda que a construção das avenidas talvez seja até mais importante do que o do próprio parque de exposições, já que elas trariam inúmeros benefícios à população o ano todo. Uma das avenidas partiria do Grangeiro e Lameiro, passando pelo Parque de exposições, Vila Lobo, Estátua N.S de Fátima e seguindo "por dentro" até o Centro de convenções, o que criaria novos bairros na cidade entre as avenidas, desafogaria o tráfego que vai para o parque Grangeiro, Grangeiro e Lameiro vindo de juazeiro, além da valorização de espaços urbanos próximos às avenidas. Segundo Samuel Araripe, o Crato precisa se desenvolver para estas áreas que ficam entre o Grangeiro e a Vila lobo, e a reformulação da malha viária da cidade é a pedra fundamental para o cresciemnto do Crato nos próximos 20 ou 30 anos.

Novas avenidas precisam ser construídas no Crato a fim de desobstruir o trânsito do Centro da cidade, e criando novos bairros.

Na reunião, o projeto completo foi apresentado em Datashow

Slide6

A reunião durou cerca de 3 horas. Estes são apenas alguns slides das dezenas apresentadas, juntamente com a explanação de várias pessoas da administração.

Slide9

Aqui, uma visão de como ficaria o parque de exposições com as novas avenidas de entorno:

Slide13

Após a reunião, o prefeito Samuel Araripe convidou repórteres para mostrar alguns locais aonde seriam construídas as avenidas.

As avenidas criariam novos bairros na cidade, e valorizariam espaços.

Samuel Araripe diz que esse projeto das avenidas é um dos principais do seu governo, mas aplaude qualquer um que o encampar, mesmo que de oposição. Ao final, acrescentou: "Eu só gostaria que o governador Cid Gomes me escutasse e percebesse a grandiosidade e a importância que esse projeto tem para o desenvolvimento do Crato. Com certeza, ele não iria negar isso aos Cratenses".


Fonte: Blog do Crato

A Prefeitura de Crato elabora audacioso projeto que valoriza a integração com Juazeiro do Norte através de uma avenida que contorna do sul para o leste, permitindo um fluxo direto de bairros já existentes e futuros bairros com a Avenida Padre Cícero.

Achamos que esta avenida deverá nascer com muita valorização imobiliária e ser considerada um corredor de serviços em potencial. Parabéns ao Crato pela iniciativa. Fazemos votos que desperte nas demais cidades da RMC - principalmente Juazeiro do Norte, projetos semelhantes e complementares.

A futura via poderá cortar terrenos propícios para a edificação de grandes projetos como Campi universitários. 

Perguntar não ofende: tirando a Avenida do Contorno ou Anel Viário - não se decidiram ainda- qual outro projeto do Dr. Santana na abertura de avenidas?

3 comentários:

  1. Eu acho que o futuro centro financeiro e de serviços do Cariri está na avenida Padre Cicero, quem estiver mais próximo, largará na frente. Crato acerta em defender este projeto.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente sou a favor de um novo parque para o lado do Palmeiral ou então - em último caso - em terrenos localizados antes da antiga SULCEPA, hoje INCOPA, no Muriti de Baixo. Acredito que um plebiscito deve ser feito entre a população do Crato para decidir de uma vez por todas este assunto. E encerrar essa polêmcia chata. O meu voto, antecipo aqui, é pelo sim. Desde que seja próximo do centro da cidade

    ps: o governador não apresentou um único projeto nesse sentido. Assim as coisas não prosperam.

    Admiral
    Crato-CE

    ResponderExcluir
  3. Poderia haver uma junção das duas propostas: o governo do estado construiria o novo parque como quer Cid Gomes mas faria também as novas avenidas idealizadas por Samuel Araripe. A área imaginada pela prefeitura para a ampliação ficaria com a URCA e/ou UFCA. Mas um acordo é pouco provável, infelizmente.

    ResponderExcluir